Postado por Meison Almeida
Para qualquer aeromodelo de rádio controlado que preveja um controle de direções mais variadas que não dependam só de motores (ou seja, o que mais se deseja alcançar) é necessário a utilização deservomotores ou somente servos. Os servos motores são mecanismos que transformam o comando enviado no transmissor para movimentos mecanicos que vão comandar as superfícies. Eles tem várias caracteristicas, opções, tamanhos e aplicações.
Os movimentos que os servos produzem são circulares porém limitados a (no padrão) 40 graus para cada lado. Esse movimento com os braços que são instalados nele acabam por criar o movimento de empurrar ou puxar, o que provoca os movimentos de aceleração (empurrando ou puxando o acelerador), ou subindo ou descendo o profundor, por exemplo. Vou abordar algumas caracteristicas para familiarizar, porém não há muito como errar quando se trata de servos de boas marcas em projetos menores.
Motor
Para gerar o movimento mecanico é necessário algo que converta energia em movimento, é claro que o motor é o mais indicado e assim como no caso dos elétricos ele tem das duas formas, com escova e sem escova, onde a segunda opção é mais cara, mas também com mais velocidade e durabilidade.
Circuito de Controle
Basicamente, existem dois tipos. O primeiro e mais antigo é o analógico, que não é muito comum, onde se usavam transistores que inclusive poderiam ser trocados. O outro tipo é o que usa a forma digital com circuitos eletronicos, para distribuir a energia de forma correto em conjunto com outros sistemas para verificar que direção, velocidade e tempo o motor deve funcionar. Existem alguns que podem ou devem até ser conjugados com processadores.
Sistema de Engrenagens
Elas são as responsáveis por converter a alta rotação e baixa força do motor em baixa velocidade e alta força. Quanto maior a relação de transmissão, maior a diferença entre esses itens. A força é necessária para movimentar as superficies de comando ou qualquer outro comando que se queira enquanto o aeromodelo está em vôo. Lembre-se que você pode por a mão para fora do carro com ele parado sem problema nenhum, mas quanto maior a velocidade dele, mais dificil manter no ela para fora sem ela ser arrastada para trás. Comumente é encontrado servos que tem força de 1kg a 20kg por cm e velocidades de giro entre 0,05s a 0,25s.
As engrenagens podem ser metálicas ou de plástico/sintéticas, essas dependem de cada função que queremos. As metálicas se desgastam com menos facilidade e são mais precisas, porém mais caras e normalmente mais pesadas também. É normalmente escolhido para modelos maiores as metálicas e para modelos menores as plásticas/sintéticas.
Potenciômetro
Ele está acoplado ao eixo de saida e é o responsável para definir em que posição o movimento está para produzir as correções necessárias para leva-lo a posição desejada quando enviado o comando do transmissor. Muitas vezes por desgaste ou sujeira percebesse um desequilibrio ou mal funcionamento, já que ele defini onde que o servo deve estar.
Caixa
É o que envolve todo o conjunto protegendo dos fatores externos, deve ser suficientemente rigida para suportar os grandes esforços mecanicos que podem ser produzidos. Normalmente quanto mais força tem, maior e mais pesado o conjunto todo será.
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