quinta-feira, 29 de março de 2012

Servomotores ou Servos


Postado por Meison Almeida

servo
Para qualquer aeromodelo de rádio controlado que preveja um controle de direções mais variadas que não dependam só de motores (ou seja, o que mais se deseja alcançar) é necessário a utilização deservomotores ou somente servos. Os servos motores são mecanismos que transformam o comando enviado no transmissor para movimentos mecanicos que vão comandar as superfícies. Eles tem várias caracteristicas, opções, tamanhos e aplicações.
Os movimentos que os servos produzem são circulares porém limitados a (no padrão) 40 graus para cada lado. Esse movimento com os braços que são instalados nele acabam por criar o movimento de empurrar ou puxar, o que provoca os movimentos de aceleração (empurrando ou puxando o acelerador), ou subindo ou descendo o profundor, por exemplo. Vou abordar algumas caracteristicas para familiarizar, porém não há muito como errar quando se trata de servos de boas marcas em projetos menores.
Motor
Para gerar o movimento mecanico é necessário algo que converta energia em movimento, é claro que o motor é o mais indicado e assim como no caso dos elétricos ele tem das duas formas, com escova e sem escova, onde a segunda opção é mais cara, mas também com mais velocidade e durabilidade.
Circuito de Controle
Basicamente, existem dois tipos. O primeiro e mais antigo é o analógico, que não é muito comum, onde se usavam transistores que inclusive poderiam ser trocados. O outro tipo é o que usa a forma digital com circuitos eletronicos, para distribuir a energia de forma correto em conjunto com outros sistemas para verificar que direção, velocidade e tempo o motor deve funcionar. Existem alguns que podem ou devem até ser conjugados com processadores.
Sistema de Engrenagens
Elas são as responsáveis por converter a alta rotação e baixa força do motor em baixa velocidade e alta força. Quanto maior a relação de transmissão, maior a diferença entre esses itens. A força é necessária para movimentar as superficies de comando ou qualquer outro comando que se queira enquanto o aeromodelo está em vôo. Lembre-se que você pode por a mão para fora do carro com ele parado sem problema nenhum, mas quanto maior a velocidade dele, mais dificil manter no ela para fora sem ela ser arrastada para trás. Comumente é encontrado servos que tem força de 1kg a 20kg por cm e velocidades de giro entre 0,05s a 0,25s.
As engrenagens podem ser metálicas ou de plástico/sintéticas, essas dependem de cada função que queremos. As metálicas se desgastam com menos facilidade e são mais precisas, porém mais caras e normalmente mais pesadas também. É normalmente escolhido para modelos maiores as metálicas e para modelos menores as plásticas/sintéticas.
Potenciômetro
Ele está acoplado ao eixo de saida e é o responsável para definir em que posição o movimento está para produzir as correções necessárias para leva-lo a posição desejada quando enviado o comando do transmissor. Muitas vezes por desgaste ou sujeira percebesse um desequilibrio ou mal funcionamento, já que ele defini onde que o servo deve estar.
Caixa
É o que envolve todo o conjunto protegendo dos fatores externos, deve ser suficientemente rigida para suportar os grandes esforços mecanicos que podem ser produzidos. Normalmente quanto mais força tem, maior e mais pesado o conjunto todo será.

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