O que é C.G. e como ajusta-lo?
Postado por Meison Almeida
C.G. é Centro de Gravidade, ele existe em qualquer objeto, é o que define por onde a gravidade está exercendo sua principal força, ou seja, é o centro de equilibrio, pois a gravidade exercerá por igual a sua força nesse ponto.
Nos objetos mais comuns isso não é tão percebido, pois sempre a um outro objeto de apoio (chão, mesa, cadeira, etc) que ajuda a completar esse equilibrio. No caso dos aeromodelos, aviões e tudo que é sustentado o ar é o ponto de equilibrio, por isso não há nenhum ponto “fixo” de sustentação e por isso o C.G. nesses objetos voadores são mais importantes.
O C.G. em um avião sempre se localiza na asa principal que é sua fonte de sustentação, quando o aeromodelo é levantado por esse ponto o avião deverá continuar em equilibrio, ou seja, horizontalmente estável, um pouco de inclinação no bico é aceitada (até 5%).
O C.G. é variado dependendo do projeto em si, numa asa enflechada ele pode ficar mais para o meio do que para frente do que uma asa padrão. Por isso, se você tiver um modelo feito de uma planta, normalmente na planta é indicado a localização do C.G., como na figura abaixo.
COMO IDENTIFICAR
Para identificar se o C.G. está correto, é só apoiar com os dedos abaixo da asa do aeromodelo nesse ponto e verificar se ele fica nivelado, você pode utilizar os desdos, ou algum supor que de apoio na mesma dimensão que um dedo para a asa (lembrando-se que são os dois lados da asa, direito e esquerdo). A figura a seguir deve esclarecer um pouco isso.
Uma outra forma, que acredito ser mais precisa, é com um equipamento que faça o papel dos dedos, como feito Marcelo ao verificar seu Tucano:
Outra verificação de equilibrio que tem que ser vista, mas normalmente é esquecida (como bem lembrado pelo artigo:http://aeroescolinha.blogspot.com/2011/01/como-encontrar-o-cg-de-um-aeromodelo.html) é o equilibrio de rolagem, que verifica se “uma asa” está mais pesada que a outra, ou seja, o equilibrio do eixo da fuselagem, para verifica-lo basta fazer como na figura abaixo:
LEMBRETE: Todas essas verificações devem ser feitas com o equipamento pronto para vôo, ou seja, bateria, motor, servos, conexões, adesivos, trem de pouso, tudo.
COMO AJUSTAR
Para ajustar o C.G. é exatamente como uma balança daquelas de peso antigas, se um lado estiver mais pesado que o outro, ou você tira peso de um lado ou acrescenta no outro até obter o equilibrio.
Um conselho importante é, se sua aplicação é critica com peso, de preferencia (havendo a possibilidade) em retirar peso, ou posicionar melhor os pesos ao ajustar o C.G., ao invés de simplesmente acrescentar peso.
Ou seja, caso no seu teste de C.G., o bico do avião esteja muito para baixo, veja se consegue trazer, por exemplo, a bateria mais para trás tirando o peso da frente e jogando mais para trás e assim tentando equilibrar o C.G.
LEMBRETE: Isso não é uma regra, pois cada asa tem seu calculo, mas caso você não saiba onde é o C.G., uma boa referencia é usar os 30% da “largura”, ou seja, se a asa tiver, 20 centimetros de largura, o C.G. estará próximo dos primeiros 6 centimetros. Em outro artigo abordarei as formas de calcular o C.G. para diferentes asas.
Fontes:
Sites que contribuiram com conhecimento e imagens:
MARCELONOG do Fórum do E-Voo:
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