Postado por Meison Almeida
O aeromodelismo é um hobby fascinante para muitas pessoas, mesmo depois de inventada a forma de voar isso sempre facinou muitas pessoas. O aeromodelismo tras um pouco disso para um cotidiano mais fácil, mesmo para quem acha que não tem dinheiro ou condições, é possível construir um aeromodelo, ainda mais se há habilidade em manusear alguns dos materiais usados na construção dessas pequenas máquinas de voar.
É claro que não é minha intenção distrinchar todos os possíveis materiais utilizados, mas abordar a maioria dos materiais base para a construção.
Nessa primeira parte vamos falar sobre madeiras.
Madeira balsa
Esse tipo de madeira parece ter sido desenvolvido só para o aeromodelismo, pois tem várias caracteristicas ideais para a construção e o voo. Ele é muito simples de manipular e sua relação de resistencia/peso. Sua mecanica pode ser bem diferente de tábua para tábua dependendo da forma que foi cortada. Por essas caracteristicas ela é facilmente encontrada em lojas de aeromodelismo em várias formas, tamanhos e padrões, de varetas a tábuas de várias espessuras e tamanhos.
Pinho
O pinho é mais utilizado para pequenas aplicações no aeromodelo, afim de garantir a estrutura, normalmente utilizado em forma de ripas, pois tem maior rigidez que a balsa. Por ser mais rigido, também é utilizado na fuselagem e para garantir um formato mais realista de aeromodelos escala.
Faia
A faia é uma madeira ainda mais rigida e no aeromodelismo é muito usada para ser o suporte de motores a combustão ou então para o trem de pouso. Era mais utilizada antigamente, agora com os novos materiais que melhoraram a resistencia/peso, está sendo menos usada, pois há materiais tão resistentes e que não pesam tanto.
Compensado
Essa é utilizada por poucos, pois é uma madeira mais difundida no mercado para outros usos e por isso não há preocupações com peso e por isso seu uso pode comprometer o voo, por isso deve ser usada com bastante cuidado.
Resumindo, os tipos mais usados atualmente são a Balsa e o Pinho, lembrando que tendo conhecimento das areas e sabendo manusear todos esses materiais, pode-se conseguir ótimos resultados sem a utilização da Balsa e o pinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário