Postado por Meison Almeida
O que faz o aeromodelo e qualquer avião sair do chão, são várias caracteristicas juntas, mas todos sabem que a parte mais importante dessas são as asas, portanto é muito importante entender o que elas fazem e quais suas possíveis caracteristicas.
De qualquer forma não acredito que os itens listados aqui sejam limitantes, pode ser que algum de vocês podem ter criado outros tipos de asas ou saibam de outras caracteristicas não listadas aqui, por isso, o que for aqui posto é para ser utilizado como base, mas não como limitação.
Vamos entender primeiro suas partes, são elas:
Perfil
O perfil é a forma da asa vista de lado, para ser bem claro e objetivo. Essa parte da asa, pode ter vários formatos, existem vários já especificos para várias necessidades, normalmente seguem um formato parecido a de uma gota (ou meia gota). Abaixo a imagem dá uma idéia melhor, além de explicar o porque suas caracteristicas dão sustentação.
A sustentação, para quem tem a curiosidade, é gerado por causa da pressão do ar. Uma forma de entender melhor o porque é, imagine que o perfil seja uma montanha o chão onde a montanha está é a parte de baixo e a montanha a parte de cima. Agora, imagine que o ar sejam vários homens que podem levanta-la e outros que vão impedi-la de ser levantada.
Para ver quem ganha (se levanta ou abaixa a montanha), vão a mesma quantidade de homens por baixo e por cima, porém como a parte de cima é mais longa, pois não é uma linha reta, os homens devem correr mais rápido para chegar ao mesmo tempo que os outros e por isso também ficam mais separados e por isso tem menos força (pressão) para empurrar a montanha para baixo, logo os de baixo tem mais força para levanta-la e por isso ela sobe.
Então é só pensar que se o ar tem que correr mais depressa (maior trajetória) de um lado de uma superficie, do que da outra que o dividirá, a pressão ficará menor.
Quis me alongar no item perfil, pois ao construir você poderá precisar utilizar esse conceito.
Planta Alar
Esta caracteristica é o formato ou desenho da asa vista de cima, o que vai permitir saber a resistencia do ar que ela irá provocar, a quantidade de peso que conseguirá carregar e a sustentação. É claro que essa caracteristica também dá muita valorização ao design.
Corda
A corda é a largura da asa, ou o comprimento do perfil, dependendo do formato da asa ela pode variar. A corda é a parte usada para calcular o c-g-e-como-ajusta-lo/”target=”_blank”title=”O que é CG e como ajusta-lo” >CG (centro de gravidade) do aeromodelo, muito importante, pois é o que vai garantir um vôo mais estável e muitas vezes dependendo da alteração, garante o vôo.
Envergadura
É a distancia entre as pontas da asa, o que dá o tamanho total da asa. Com isso se tem a idéia do tamanho do avião, quanto espaço é necessário para guarda-lo e transporta-lo, isso do lado prático, no lado do vôo em si, define as caracteristicas de vôo. Normalmente quanto maior a envergadura o vôo se identifica como mais lento e estável (caracteristica dos aviões comerciais e planadores por exemplo), quanto menor, mais rápido e instável o vôo (jatos e aviões de velocidade).
Para a próxima parte, iremos abordar as partes móveis de uma asa.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário