quinta-feira, 29 de março de 2012

Garden Cub (Piper J-3 Cub)


Garden Cub (Piper J-3 Cub)

Ficha técnica

Comprimento:88cm
Envergadura:118cm, asa plano-convexa
Corda:22cm
Motor:GWS EPS100C-AS, GWSEPS350C-CS
Hélice:GWS 12x8, GWS 10x4,7
Bateria:9,6V 300mAh NiMh, 9,6V 750mAh NiMh, 9,6V 1100mAh NiMh
Peso:420g a 600g
Controles:Leme e profundor
Planta:Clique Aqui

História

Passando pela Aerobrás vi pendurado um Piper todo em balsa com motor IPS-DXA. Não resisti a comprar a planta, mas como estava com um lote de depron, decidi fazê-lo em depron 2mm.
Ficou pronto em 2 noites, e acabei testando no Pacaembu numa terça à noite. Tinha 70cm de comprimento, 92cm de envergadura e 17cm de corda. Usei motor EPS100C-CS com bateria de 300mAh NiMh, o que o deixou com 350g pronto para voar, muito para o tamanho do modelo.
Os primeiros vôos foram complicados, com tendência a estolar a asa na decolagem e entrar de parafuso indo direto para o chão. Somente após alguns acidentes descobri a causa e consegui pilotá-lo: como a hélice ficou muito grande em relação ao modelo, o torque na decolagem faz com que ele aderne para a esquerda. A tentativa de corrigir este adernamento com o leme superdimensionado faz a asa direita estolar perto do chão e com motor no máximo.
Passei então a lançá-lo e deixar voar torto até ganhar velocidade e altura, depois disto os comandos ficavam fáceis, e voa muito bem.
Apesar de gostar do Piper, o vôo não foi exatamente o que esperava, e depois da aposentadoria precoce comecei a procurar um substituto.
Nova versão de Piper, desta vez maior. Imprimi a planta em várias folhas e quando a montei parecia enorme, mas como já estava pronta, montei o modelo. Como a envergadura era grande, decidi fazê-la com perfil plano-convexo, para maior rigidez, já que o original previa asa undercamber.
Depois de pronto levei ao Pacaembu para um teste de vôo com motor EPS100C-AS (280 reduzido 3,77:1).
Após aliviar peso na cauda e diminuir o ângulo de incidência decolou do chão em poucos metros e teve um vôo muito lento e estável. Por ser muito lento, infelizmente sofria um pouco com vento e interferência.
Depois de sucessivos vôos decidi testar um motor 350 com uma bateria maior. A velocidade aumentou um pouco tornando o vôo possível mesmo com um pouco de vento.
Acabou sendo um modelo muito bom e durou muitos vôos, até sofrer uma queda sob um carro por causa de interferência, que o deixou ainda em condições de vôo, mas um pouco judiado.

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