quinta-feira, 29 de março de 2012
DICAS PARA INICIANTES EM AEROMODELOS ELÉTRICOS
por Andrei Gibis.
COMO ESCOLHER ? 3 ou 4 CANAIS?
É bom salientar que existem ainda duvidas sobre o que pode ser mais conveniente para os
iniciantes : 3 canais (leme, elevador e acelerador) ou 4 canais( os três anteriores e mais o aleron).
Com certeza o 3 canais é mais simples e isto o torna bem adequado para os primeiros estágios de
aprendizado. Os que defendem os 4 canais dizem que é melhor já começar com os alerons.
Eu acho que os aeromodelistas mais experientes pensam que os modelos 3 canais já é um
desafio grande para os iniciantes e os mais jovens. Eu digo isto porque iniciei no aeromodelismo
quando era adolescente com um modelo de 3 canais, e, naquela época, achava que começar com 4
canais era demais! Mas cada um pode escolher conforme sua preferencia.
A ESCOLHA DO MODELO: Um ARF ou um kit ou ainda montar a partir da planta?
Vem em seguida uma nova escolha: um ARF/ARTF(quase pronto para voar) ou um modelo
tradicional de kit, que vai exigir um tempo de montagem. Pode-se até construir um da planta, o que
é mais difícil e demorado. Um kit para montar pode ser uma boa opção se você gosta de montagens
e não tem muita pressa de começar a voar. Deve-se notar que a satisfação de construir o próprio
avião é bem maior do juntar as peças de um ARF.
A grande vantagem do ARFT é que podem ser montados mais rapidamente, o que leva você
logo para voar. Também o envolvimento emocional com um ARF é menor e no caso de quebra ou
lenha , você não vai perder todo o seu tempo investido na construção e pode ser mais barato.
Cada um pode fazer a sua escolha pessoal e vai tem um bom começo nos voos elétricos.
Pode também decidir comprar dois modelos : um ARTF para você começar a voar logo e um kit
para depois que você já estiver mais habilitado, vai tem um novo avião para curtir. Você pode
também tentar comprar um modelo usado, de segunda mão. Isto pode ser mais barato e mais rápido,
principalmente se você conseguir todos os acessórios para voar já. Porem um modelo de segunda
mão pode ter alguns problemas em potencial. Por isto ao comprar um de segunda mão peça a
orientação de alguém experiente.
Depois de conversar bastante sobre os tipos de modelos, vamos falar em frente e discutir
alguns sistemas de motores.
MOTORES E ESCs(Controladores eletrônicos de velocidade).
Nos dias de hoje motores sem escovas com adequados
controladores eletrônicos de velocidade (ESC) tem preços
acessíveis, e estas escolhas são as primeiras que o modelistas
vai ter que fazer. Comparados com motores elétricos
convencionais(de escovas ou carvão) os motores sem escovas
são mais eficientes, mais leves, não exigem manutenção(não
gasta o carvão) e em geral tem os mesmos preços. Se você
ainda tem algum motor de escovas, mais antigo, daqueles de
alguns motoplanadores você poderá usar este motor no inicio.BATERIAS : Nos dias de hoje o que se usa para modelos elétricos fica entre as baterias de
Polimeros de Lítio(LiPo) ou baterias de Nickel Metal Hidreto(NiMH). As baterias LiPo são
preferidas por serem mais leves. Mas por diversos motivos, principalmentee com relação a
segurança, as baterias de LiPo devem serutilizadass e manuseadas com maior cuidado. Por este
motivo este tipo de bateria pode não ser o mais adequado para
principiantes. Porém com as devidas precauções e estando bem
informados os iniciantes podem usar as baterias LiPo sem
problemas. As baterias de LiPo exigem carregadores especiais
que fazem o equilíbrio(balanço) entres as baterias LiPo de um
pack (isto é obrigatório). Também recomendo que qualquer um
que use estas baterias vejam as minhas dicas sobre o assunto
em Gibbs Guide to LiPo batteries (Deixa eu fazer meu
comercial!!!).
Se vou é iniciante e quer começar já com as baterias LiPo
recomendo que comece usando as pequenas, de menor
capacidade e tamanho, que sofrem menos danos no caso de
quedas do avião e também oferecem menores riscos de incêndio. Se você estiver aprendendo com
um instrutor veterano estas observações tem menos importância, mas sempre é bom te-las em
mente.
Para evitar as baterias LiPo a melhor alternativa são as de NiMH (Nickel MetalHidreto).
Elas são um pouco mais pesadas, mas toleram muito mais erros na hora da recarga e não pegam
fogo. O seu maior peso pode ate ser interessante para alguns modelos de nariz curto, como aviões
antigos, onde iria ser necessário um contrapeso na frente. Estas baterias também não exigem um
carregador/balanceador que é caro e complicado; suportam bem impactos diversos de qualquer tipo.
Existe ainda uma terceira opção viável que são as baterias 123. Estas baterias são um tipo
especial de baterias de lítio. Elas são tão leves como as de LiPo, muito robustas e não tem risco
grande de incendiar-se. Mas as baterias 123 são volumosas, mais difíceis de serem compradas e só
existem em um tamanho.
Lembre-se: segurança em primeiro lugar sempre! Isto é o mais importante. Usando qualquer
tipo de bateria use sempre conectores adequados para evitar curto circuitos e use sempre com
cuidado.
COMBINAÇÃO MOTOR & BATERIA.
Em geral os motores sem escovas usam baterias tipo LiPo, apesar de não ser obrigatório.
Estes mesmos motores podem ser usados com baterias tipo NiMH. Também pode se usar uma
bateria tipo LiPo com motores de escovas. Porem nos dois casos é preciso usar um ESC (regulador
de velocidade) apropriado para cada bateria usada.
HELICES: Um fator muito importante no voo elétrico são as hélices. O seu modelo deve ter uma
hélice apropriada para ele e a experiencia em motores a combustão não ajuda quase nada nestes
casos. A hélice deve ser bem ajustada ao modelo e aos sistema de propulsão, com um diâmetro e
passo adequados. Se a hélice for mal dimensionada para
menor, o modelo não vai ter potencia suficiente para
manter o voo; se for para maior o modelo fica com
potencia demais e logo o motor e o ESC vão estar
danificados.
Durante o treinamento a hélice é muitas vezes lançada
contra o solo, nas aterrissagens menos perfeitas. Se a
hélice for rígida, facilmente se quebra, sendo uma má ideia
para principiantes. Usar uma hélice flexível é uma escolha
melhor. A perda de eficiência de um hélice flexível não
significa muito em um modelo de treinamento e isto pode
ser ignorado. Tenha certeza que suas hélices sãobalanceadas. Hélices desbalanceadas produzem uma vibração grande , causando perda de potencia e
até mesmo pode danificar o equipamento.
USANDO UM CARREGADOR RÁPIDO.
Quando você for iniciar os voos elétricos você fica tentado a comprar um carregador para
suas necessidades imediatas. Porém pode valer a pena gastar um pouco mais e comprar um
carregador que vai atender as suas necessidades futuras. Existe uma grande variedade de
carregadores com microprocessador, que podem fazer recarga em vários tipos de baterias e com
preços bem atrativos. Estes carregadores vem com instruções bem claras e fáceis e podem ser uma
ótima escolha. Eu recomendo que você considere o manual de instruções com todo o cuidado. Não
é nada bom tem um carregador cheio de recursos e não ter um bom manual que ensine como usar
estes recursos. Este problema acontece com frequência.
EQUIPAMENTOS DE RADIOCONTROLE:
Se você já tem bastante certeza de que gosta de
RC, você deve considerar a possibilidade de aprender a programar
um transmissor computadorizado, em vez de ficar sempre usando
um radio simples de 4 ou 6 canais. Estes rádios simples (sem
programação) servem para uma grande variedade de modelos e
podem servir muito bem. Tenha certeza que os servos que você tem
são adequados para seu modelo; para muitos modelos de
treinamento, servos comuns (standard) são adequados. Os modelos
menores e mais leves exigem miniservos.
Tradução
RCBiscaia
py5bs@hotmail.com
2010 Curitiba Pr.
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