Controle para Aeromodelos (Radios, Transmissores)
O controle de aeromodelos, ou para os mais experientes e que já participam da prática a mais tempo, osTransmissores ou Rádios que são os nomes corretos, são uma parte fundamental para o aeromodelista. Para quem está no inicio desse hobby/esporte, considere ler a série de artigosAeromodelismo para Iniciantes, pode ser que ela tire algumas dúvidas que você já tenha.
Para iniciar, melhor começar com o básico, com os mais simples, que é a base para todos os outros rádios. Existe a parte teórica que ajuda bastante a escolha dos melhores rádios além de entender algumas regras básica.
TRANSMISSÃO
O conceito mais básico de um transmissor é transmitir, é claro, então existem alguns formatos:
- AM: É a modulação mais usada por vários tipos de brinquedos, telefones e outros tipos de aparelhos eletronicos, por isso não é muito bom utiliza-lo, a probabilidade de interferencia é muito grande fora a dificuldade de encontrar receptores para ele.
- FM: É o padrão mais utilizado por aeromodelistas, assim como os rádios FMs existem as frequencias na qual cada radio transmite (isso é definido pelos conhecidos cristais que vão informar ao transmissor e ao receptor qual frequencia usar). Foi definido a faixa de 72Mhz e dividido em 50 canais pulando de 20hz começando em 72.010hz. O que gera essa tabela:
Canal | Freq. | Canal | Freq. | Canal | Freq. | Canal | Freq. | Canal | Freq. |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11 | 72.010 | 21 | 72.210 | 31 | 72.410 | 41 | 72.610 | 51 | 72.810 |
12 | 72.030 | 22 | 72.230 | 32 | 72.430 | 42 | 72.630 | 52 | 72.830 |
13 | 72.050 | 23 | 72.250 | 33 | 72.450 | 43 | 72.650 | 53 | 72.850 |
14 | 72.070 | 24 | 72.270 | 34 | 72.470 | 44 | 72.670 | 54 | 72.870 |
15 | 72.090 | 25 | 72.290 | 35 | 72.490 | 45 | 72.690 | 55 | 72.890 |
16 | 72.110 | 26 | 72.310 | 36 | 72.510 | 46 | 72.710 | 56 | 72.910 |
17 | 72.130 | 27 | 72.330 | 37 | 72.530 | 47 | 72.730 | 57 | 72.930 |
18 | 72.150 | 28 | 72.350 | 38 | 72.550 | 48 | 72.750 | 58 | 72.950 |
19 | 72.170 | 29 | 72.370 | 39 | 72.570 | 49 | 72.770 | 59 | 72.970 |
20 | 72.190 | 30 | 72.390 | 40 | 72.590 | 50 | 72.790 | 60 | 72.990 |
- Por espectro: Esta é a tecnologia mais recente que evita e muito as interferencias, pois cria um canal de comunicação única entre receptor e transmissor. O que facilita a vida do aeromodelista, pois não precisa se preocupar de estar no mesmo canal (frequencia) de outro aeromodelista na pista.
Tendo isso em mente, dá para saber que deve se escolher entre o FM ou o Por Espectro (também conhecido como 2.4Ghz). O FM tem a vantagem de ser mais comum e por isso mais barato, mas tem a parte negativa de sempre ter que verificar se alguém está usando o mesmo canal (frequencia) que você. Já o 2.4Ghz é exatamente o inverso.
COMANDOS
Aqui já entramos na prática em si, pois é com os comandos que interagimos com o aeromodelo, cada comando possível é chamado de Canal (não confunda com os canais de frequencia), por isso já deve ter ouvido falar de kits, aeromodelos, helimodelos, ou qualquer outro produto desse tipo que anuncie, 3 canais, 4 canais e por ai vai. Isso quer dizer quantos comandos você pode realizar.
Por exemplo, virar para esquerda ou para direita é um comando, veja só mesmo sendo dois lados é somente um comando. Subir ou descer é outro comando, rotacionar no próprio eixo para esquerda ou direita é outro e por ai vai dependendo da capacidade do modelo e do transmissor, e é claro da necessidade.
Por padrão são 4 comandos de sensibilidade (o que indica que há varios graus por isso pode-se definir direita e esquerda, por exemplo e em várias intensidades) e os outros canais são somento do tipo “Liga e Desliga”.
Sabe os sticks que você está acostumado a ver no seu controle de carrinho? Então são esses que são os de sensibilidade e além de poder ir para cima e para baixo podem ir para um lado e para o outro (ambos os sticks). Isso permite que cada stick tenha capacidade para 2 canais. É claro que em um rádio de menos de 4 canais, algum stick pode estar travado para toda essa capacidade.
Em geral existem dois tipos de Radios, os conhecidos como Modo 1 e Modo 2.
O modo 1 nada mais é do que o stick que controla a velocidade (para cima e para baixo) ficar parado aonde deixamos e não volta para a posição neutra no lado direito. E o Modo 2 é do lado esquerdo (padrão adotado no Brasil).
Padrão mais utilizado de controle
O padrão aqui no Brasil como dito é o Modo 2 o que já indica que o stick esquerdo, o movimento para cima e para baixo controla a velocidade do motor. Então ficaria dessa forma:
1. Stick Esquerdo
- Movimento Vertical: Aceleração (Speed, canal 3 do receptor)
- Movimento Horizontal: Leme (Servo, canal 4 do receptor)
2. Stick Direito
- Movimento Vertical: Profundor (Servo, canal 2 do receptor)
- Movimento Horizontal: Ailerons (Servo, canal 1 do receptor)
Boas referencias para aprender um pouco mais sempre são válidas, muito do que coloquei aqui vieram dos seguintes sites:
E-voo
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O objetivo dessa série de artigos é informar a quem tem interesse em entrar nesse hobby, tudo que vai precisar e tudo o que pode esperar.
Antes de mais nada, temos que entender o que é necessário para entrar no aeromodelismo. No inicio, é quando todos passam pela prova de fogo se realmente querem participar ou não, pois como não possuem o equipamento e nem a experiencia necessária acabam gastando mais e muitas vezes se chateando e desistindo do esporte. Por isso, prestem atenção a essas dicas.
1 . Espaço para praticar (pistas)
Esse é o item fundamental, não adianta você achar que qualquer lugar sem fio pode ser usado para o aeromodelismo, para você praticar e principalmente iniciar, você precisa de um espaço ideal para isso, porque a falta disso pode gerar acidentes no aeromodelo (prejuizo para você) ou pior acidente com pessoas que frequentem o local também, podendo causar sérios ferimentos, por isso aeromodelo não é considerado brinquedo, pois deve ser levado a sério.
Então o primeiro passo a se dar é procurar lugares onde você poderia praticar o esporte, se não há um clube de aeromodelismo com a pista, você pode procurar algum lugar afastado onde não haja pessoas, que não tenha arvores ou fios e que não haja tráfego aéreo. Lembre-se, normalmente um clube de aeromodelismo cobra pela associação e uma mensalidade para manter tudo em ordem e também fornecer estrutura, energia e outros recursos que facilitam todas as suas necessidades relativas ao hobby.
2 . Escolha de Estilo e Equipamentos
Como estilo, atualmente existem 4 vertentes:
- Voo livre: Que tem como caracteristica, nenhum controle elétrico ou mecanico por isso o “livre”
- VCC: Voo Circular Controlado, tem como caracteristica o controle somente do profundor (subir ou descer) tendo um cabo fixado ao aeromodelo e por isso obrigando um trajeto sempre circular, essa modalidade foi a que iniciou tudo, mas agora está menos utilizado.
- A combustão: Na verdade essa categoria é uma sub-categoria do Controlado por Radio, que permite o controle de todos os comandos de um aeromodelo. Porém o motor é a combustão, alguns a gasolina outros (mais comum) de uma mistura conhecida como glow, como é um estilo que tem motorização mais aproximada da real, permite uma variedade e simulação da realidade mais aproximada que a real, porém exige-se mais acessórios e manutenções além de ser mais caro.
- Elétrico: Assim como o a combustão é uma vertende do Controlado por Rádio, que permite uma liberdade maior, a tecnologia em si é mais recente e vem sendo evoluida a cada ano, permitindo uma aproximação cada vez maior da categoria a combustão que praticamente não tem limites de potencia. A vantagem do elétrico é praticamente a ausencia de manutenção e o custo mais barato. Eu particularmente, conheço mais dessa categoria, pois optei por ela, por dois motivos: falta de espaço apropriado para o a combustão e por não ter habilidades manuais para fazer toda manutenção necessária.
Os equipamentos, por experiencia própria, não podem ser comprados sem pesquisar e avaliar a procedencia deles. Sim, eu acabei comprando pelo preço chamativo, um aeromodelo que nunca voou. Se você não tiver nenhum conhecido que já seja aeromodelista, o melhor a fazer deve ser encontrar seu Transmissor. O transmissor é o controle e diferentemente dos controles de carrinhos de controle remoto esse tem um mecanismo bem mais avançado o qual permite uma distancia muito maior além de um comando sensível (que é realmente onde precisa de treino, que os aeromodelistas costumam chamar de pegar “dedo”).
Mais para frente abordarei os possíveis transmissores, mas com um transmissor, você poderá comandar vários aeromodelos diferentes, por isso no inicio o investimento é mais caro. Com ele você pode também comprar um cabo de interface com o PC, isso é uma alternativa muito boa para treinar (sem gastar enquanto você quebra virtualmente somente) e além disso se diverte. É claro, que sem sombra de dúvidas não chega nem perto de voar de verdade, porém não se desespere você chega lá.
Em relação ao aeromodelo em si, as opiniões se dividem muito, entre montar o seu próprio modelo logo no começo e comprar um kit pronto, particularmente eu acho que depende de seu conhecimento sobre aerodinamica e funcionamento de aviões e principalmente sua habilidade de realizar trabalhos manuais, por isso eu optei inicialmente por kits já prontos.
Existem vários tipos de kits para comprar, as opções mais comuns são:
- RTF (Read To Fly): Pronto para voar, ou seja, a não ser por em alguns casos, pequenas montagens o aeromodelo já vem completo para voar (inclusive o transmissor, bateria, carregador)
- ARF (Almost Read To Fly): Quase pronto para voar, o aeromodelo em si vem completo, faltando alguns componentes dependendo de cada kit, como transmissor, motor, speed, etc.
- KIT: Somente a estrutura do modelo (fuselagem, asa e comandos), em alguns casos vem o motor.
3 . Treinamento
Procure um instrutor ou pelo menos baixe um simulador, um que conheço é o FMS, esse é gratuito, não tem efeitos graficos ótimos, mas é um ótimo simulador para treinamento. No site superdownloads é possível baixar, clique aqui para isso.
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Aeromodelismo para iniciantes – Parte II
Postado por Meison Almeida
Depois de algum tempo, disponibilizo a segunda parte da série Aeromodelismo para iniciantes, para quem não leu a primeira parte leia aqui:
Aeromodelismo para iniciantes – Parte I
Aerodinamica dos comandos
Uma coisa fundamental para um bom começo é não tentar começar pilotando logo de vez, é necessário se preparar antes. Uma das coisas mais comuns é tentar logo pilotar e isso pode fazer você perder seu aeromodelo e perder sua vontade pelo aeromodelismo. Tendo isso em mente, vamos ao tópico.
Antes de começar é importante saber o que cada comando dado irá provocar no aeromodelo. Não precisamos entrar aqui no mérito da fisica ou da aerodinamica, mas é importante saber qual são as reações de cada comando.
Os comandos mais básicos de um aeromodelo são, o controle de velocidade, ailerons, profundor e leme. Vou abordar cada um deles aqui.
Controle de Velocidade
Aqui no Brasil, onde optamos pelo Mode 2, é o primeiro stick do controle (lado esquerdo) na movimentação vertical (para quem quiser saber mais veja o artigo sobre rádios). Ele é responsável pela velocidade do aeromodelo, é isso que vai dar a sustentação ao modelo. Existe para cada modelo uma velocidade minima para continuar com a sustentação, ou seja para continuar voando. Esse stick em questão é o único que fica parado aonde você deixou, ao invés de voltar ao meio, permitindo que você deixe a velocidade constante até que você queira mudar.
Ailerons
Os ailerons são os comandos que ficam na asa principal, ficam normalmente posicionados na ponta das asas, mas podem ocupar ela toda ou só o meio. Eles devem ser contrários, ou seja, quando o comando da asa esquerda sobe, o da direita desce. Isso vai provocar a rotação do avião em seu próprio eixo conforme figura abaixo.
Esse movimento é utilizado para estabilizar o aeromodelo horizontalmente, ou para fazer curvas e manobras. Abaixo outra ilustração para observar os comandos como serão realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.
O aileron para cima provoca a passagem do ar em direção diferente fazendo com que a pressão em cima seja maior, fazendo com que essa parte vá para baixo. Ou seja, quando o aileron da asa esquerda estiver para cima, o da direita estará para baixo e o aeromodelo irá rodar para esquerda.
Os ailerons neutros são a única posição em que nos dois lados permanecem iguais (pelo menos devem permanecer, senão não irá funcionar corretamente). Isso faz com que o aeromodelo continue estável se estiver horizontal irá permanecer assim, se estiver inclinado da mesma forma ficará inclinado (a não ser que haja outras forças mudando-o, por exemplo o vento).
Os ailerons para baixo, fazem o contrário dos para cima, ou seja, caso o aileron da esquerda estiver para baixo ele irá rodar para a direita (ou seja, a asa esquerda irá subir, fazendo a direita descer).
Profundor
O profundor é o comando que fica normalmente na cauda, mas em alguns casos está na parte frontal do aeromodelo, nesses casos é comum chama-lo de canard. O movimento desse comando provoca a inclinação da cauda para cima ou para baixo.
Esse movimento é utilizado para estabilizar o aeromodelo verticalmente, ou para faze-lo subir e descer e fazer algumas manobras. Abaixo outra ilustração para observar os comandos como serão realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.
Quando o comando do profundor fica para cima como na figura ao lado, ele promove a cauda para baixo fazendo o bico ir para cima, ou seja é o comando de fazer o aeromodelo subir. Esse comando é atribuido a movimentação vertical do stick direito do controle. O movimento para baixo do stick faz o profundor ir para cima.
Nessa posição o aeromodelo continua em sua trajetória em linha reta, esse movimento é provocado deixando o stick direito em seu movimento vertical na posição neutra (central).
Quando o comando do profundor fica para baixo como na figura ao lado, ele promove a cauda para cima fazendo o bico ir para baixo, ou seja é o comando de fazer o aeromodelo descer. Esse comando é atribuido a movimentação vertical do stick direito do controle. O movimento para cima do stick faz o profundor ir para baixo.
Leme
O leme tem o mesmo funcionamento que o famoso leme conhecido na navegação, ele promove a movimentação lateral da cauda do aeromodelo, fazendo com que a cauda do aeromodelo vá para os lados fazendo o modelo mudar sua direção.
Esse movimento é utilizado para mudar a direção do aeromodelo, alguns os utilizam para realizar curvas, porém a maioria utiliza o mesmo para manobras como torque roll, voo de faca e para o pouso e taxiamento.
Quando o leme está virado para direita faz com que a cauda do aeromodelo vá para esquerda e o bico vai para direita, ou seja, o aeromodelo vai para direita.
Quando o leme está neutro, faz com que o aeromodelo fique em uma posição estável sem mudar sua direção.
Quando o leme está virado para esquerda faz com que a cuada do aeromodelo vá para a direita e o bico vai para esquerda, ou seja, o aeromodelo vai para esquerda.
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