quinta-feira, 1 de março de 2012

Outras lutas





KARATE:

No Japão existem muitas escolas de Karate que são declaradamente rivais umas das outras, são aproximadamente 37 estilos conhecidos, todos eles oriundos de famílias tradicionais, sabe-se porem que o nome Karate só foi instituído em 1910 quando Gichin Funakoshi aboliu o termo Okinawa-te que representava um método de alto-defesa criado a partir do Kung-fu Shorinji Su Kenpo que era praticado no sul da China. Originalmente a palavra caratê era escrita com os ideogramas 空手 ("mãos vazias") se referindo à dinastia chinesa Tang ou, por extensão, a mão chinesa, refletindo a influência chinesa nesse estilo de luta.O caratê é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa, nesse período as armas eram proibidas em todo território japonês, somente os samurais tinham autorização para utilizar armas brancas como espadas, sabres, facas, nunchaku e etc. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de Okinawa-te ("mão de Okinawa"). Os estilos de caratê de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, o Naha-te e o Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.Em [1820] Sokon Matsumura fundiu os três estilos e criou o estilo shorin (pronuncia japonesa para a palavra chinesa shaolin), que é também a pronúncia dos ideogramas 少林 ("pequeno" e "bosque"). O nome shorin foi dado posteriormente, por Choshin Chibana, ao estilo idealizado pelo mestre Mastumura. Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa que introduziu e popularizou o caratê nas ilhas principais do arquipélago japonês.O caratê de Funakoshi teve origem na versão de Itosu do estilo shorin-ryu de Matsumura que é comumente chamado de shorei-ryu. Posteriormente o estilo de Funakoshi foi chamado por outros de shotokan por seu apelido shoto; o kanji kan (館) significa prédio ou construção, portanto shotokan significa "Prédio de Shoto". O estilo shotokan foi popularizado no Japão e introduzido nas escolas secundárias antes da Segunda Guerra Mundial.Como muitas das artes marciais praticadas no Japão, o caratê fez a sua transição para o karate-do no início do século XX. O do em karatê-do significa caminho filosofico, palavra que é análoga ao familiar conceito de tao. Como foi adotado na moderna cultura japonesa, o caratê está imbuído de certos elementos do zen budismo, sendo que a prática do caratê algumas vezes é chamada de "zen (chan em chinês) em movimento". As aulas frequentemente começam e terminam com curtos períodos de meditação. Também a repetição de movimentos, como a executada no kata(forma ou kati em chinês), é consistente com a meditação zen pretendendo maximizar o autocontrole, a atenção, a força e velocidade, mesmo em condições adversas, aumento da concentração e transformação da energia ki em jing. A influência do zen nesta arte marcial depende muito da interpretação de cada instrutor.A modernização e sistematização do caratê no Japão também incluíram a adoção do uniforme branco (quimono ou karategi) e de faixas coloridas indicadoras do estágio alcançado pelo aluno, ambos criados e popularizados por [Jigoro Kano], fundador do [judô]. Fotos de antigos praticantes de caratê de Okinawa mostram os mestres em roupas do dia-a-dia. Durante a Segunda Guerra mundial, o caratê tornou-se popular na Coréia do Sul sob os nomes tangsudo ou kongsudo quando a pratica do taekwondo foi proibida pelos japoneses apos sua invasão. No entanto o caratê nunca chegou a ser considerado uma arte marcial por não ser utilizado como ferramenta em guerras para conquista de territórios ou conflitos étnicos. Hoje em dia o caratê é praticado apenas como esporte por jovens de todo mundo, pois consiste um excelente método para introduzir a ordem e a disciplina em escolas, desde o nível primário ate o ensino superior. No Japão existem outras artes com filosofia parecida mas que utilizam métodos diferentes como, o Iaidô, o kendo, ninjutsu, aikido, sumô e etc. Na China existe uma variedade maior de lutas que foram criadas ao longo de aproximadamente quatro mil anos, todas essas lutas atendem a necessidades dos lutadores que precisavam dominar vários estilos para se tornarem guerreiros, alguns estilos são voltados para a luta corpo a corpo com quedas e arremessos, outros estilos priorizam ataques a distancia utilizando armas curtas ou longas para eliminar seus adversários, outros estilos priorizam o uso de técnicas em campo aberto para vencer os adversários com armas de longo alcance como, lanças que podem ser arremessadas, arco e flechas, ou dardos venenosos, os estilos que não utilizam armas também são conhecidos como caratê chinês ou boxe chinês, tais estilos tem como ferramenta principal os ataques feitos com as mãos, pés, joelhos e cotovelos.Todas essas artes marciais criadas na china recebem o nome de kung-fu ou kenpo(em japones), porém kung-fu é um termo generico que faz alusão a toda e qualquer atividade que pode ser aprimorada com o tempo, como tocar violão, dançar, andar de bicicleta, escrever e etc. O verdadeiro nome da arte marcial chinesa é wushu que significa arte de guerra, por ser um país comunista e por ter vivido mais de cinco mil anos em estado sítio a China conquistou vários territorios como, a Manchúria e o Tibet.

AIKIDO:

Aikido ou aiquidô (em japonês 合気道, transl. aikidō), é uma arte marcial criada no Japão na década de 40 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei ("grande mestre") ou fundador (a expressão sensei quer dizer aquele que sabe). Ueshiba concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão. Seus sucessores principais no Aikido foram Kishomaru Ueshiba (1921 - 1999) e Moriteru Ueshiba (1951)O termo aikido é composto por três caracteres kanji:• Ai : harmonia 合• Ki : energia 気• Dô : caminho 道Em tradução livre, "caminho da harmonização das energias".O termo dô pode ser achado no judô ou no kendo, ou na arte da caligrafia (shodō) ou do arranjo de flores (kadô). O termo aiki refere-se ao princípio da luta de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço. Inspira-se no tao ou o todo ou o caminho, não se admitindo competição e onde o treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira).• No combate o aikido tem por costume nunca recuar.• Se o adversário puxa o aikidoca, este o empurra e logo o gira.• Se o adversário avança, o aikidoca o gira e tão logo o puxa.• Especializa-se em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios.Na sua teoria espiritual, parte fundamental da luta, o Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki, comum às práticas zen e à ioga. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke). Os conceitos filosóficos e marciais do Aikido tem origem no antigo templo Shaolin, os mestres organizaram cinco sistemas básicos de movimentação para que o lutador possa se orientar durante uma luta corporal, cada um deles faz referencia aos cinco elementos ou cinco movimentos chineses: Terra - está relacionado com a pura vontade de não se mover, sua representação é um quadrado, quem domina esse elemento consegue ficar imóvel e resistir a pressões externas, este elemento pode ser sintonizado quando o lutador volta os dedos dos pés em direção ao solo e em seguida abaixa seu centro de gravidade (Dan Tien ou Hara).Água - este elemento está relacionado a à fluidez dos movimentos, principalmente os movimentos para baixo e a capacidade de passar energia através do contato com o oponente, sua representação é um triangulo eqüilátero.Fogo – este elemento está relacionado a expansividade, sua força esta localizada entre o umbigo e o plexo solar, sua representação é um triangulo eqüilátero com o apsi voltado para baixo e sua manifestação é semelhante ao fogo produzido pela madeira, este elemento também está relacionado com o coração, fonte da vontade de cada individuo, o calor manifesto e utilizado em muitas manobras marciais provém do triplo aquecedor, meridiano que tem origem na ponta do dedo médio.Madeira – este elemento esta relacionado aos movimentos retilíneos, sua representação é uma figura oval, sua manifestação confere força física ao individuo, o elemento madeira representa também a figura humana e a sua harmonia com a natureza, a força deste elemento está localizada no plexo solar ou seja no osso esterno.Metal – este elemento esta ligado aos movimentos circulares, pois sua intensidade é capaz de gerar uma energia chamada gong que é utilizada para desviar ataques retilíneos, este elemento esta relacionado também ao lugar onde estamos, por exemplo; ao realizarmos uma forma (kata, kati ou tao lu) devemos retornar ao lugar de onde saímos, quando fazemos isso reiniciamos um ciclo perfeito que não tem fim. A representação deste elemento é um circulo que na Índia está ligado ao infinito ou eterno, por esta razão o éter é o nome dado ao metal na Índia, em outra tabela chinesa este elemento também é chamado de ar.Morihei Ueshiba teve vários alunos de onde surgiram outros clãs com idéias semelhantes e com uma base sólida de sua filosofia, com isso algumas escolas priorizam a harmonização de apenas três elementos, isso significa que os alunos devem aprender um sistema de cada vez para se tornarem completos em sua arte, no kung-fu esse é o requisito principal para que o aluno ou praticante se torne um mestre.

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