Manutenção
Softail: Limpeza do filtro de ar
O enxame de libélulas que enfrentamos na viagem de moto pela Patagônia (
Expedição Patagônia), além de nos limitar a visibilidade por conta das viseiras sujas, transformou nossas motos em cemitério de insetos:
(Insetos na estrada - Ruta 3 - Patagônia - Argentina - Viagem de moto pela América do Sul - Moto Expedição Patagônia)
Como não poderia deixar de ser, colecionamos algumas libélulas pelo filtro de ar. Com o auxílio da poeira e pedras das estradas de Rípio, deixaram o filtro em estado de calamidade:
O manual recomenda inspeção e limpeza a cada 8kkm, e foi uma das primeiras coisas que fizemos ao chegar na garagem.
Abaixo um vídeo rápido com o procedimento de limpeza do filtro de ar K&N:
(Como limpar filtro de ar K&N - Harley Davidson FX FXST Softail)
Estrada pede Garagem. Garagem pede Estrada.
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Softail: Troca do filtro de combustível
Essa última viagem de moto pelo Patagônia (Expedição Patagônia) fez com que a Ruanita bebesse gasolina no gargalo 3 vezes:
(Ruanita bebendo Gasolina "premium" no gargalo - Moto Expedição Patagonia - Ruta 8 - Uruguai)
Sem stress, a quilometragem acumulada do filtro de combustível pedia troca urgente. Mãos a obra!
Como estou treinando edição de vídeos e tentando organizar um canal no youtube, dessa vez troquei as fotos por uma filmagem. O procedimento pode ser assistido aqui:
Filtro de gasolina trocado e moto rodando mais solta. Ruanita merece!
Depois da estrada, a garagem. Depois da garagem, a estrada!
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Sportster: Óleo da suspensão dianteira progressive suspension
Carnaval terminou, quer dizer que o ano está começando. Então: Feliz óleo novo!
2015 com a suspensão dianteira preparada para os desafios diários do asfalto lunar do Hell de Janeiro. Chave de boca 1.3/8" para tirar a tampa da bengala:
(Retirando parafuso da tampa da suspensão dianteira - Harley Davidson Sportster 883 low - Como trocar o óleo da bengala)
Esse procedimento serve também para troca das molas dianteiras por molas progressivas. Como já tenho instaladas molas da Progressive Suspension, só troco o óleo.
Cuidado, a moto deve estar elevada e a roda dianteira não tocar o chão, ou seja, com a suspensão totalmente descomprimida. A tensão da mola pode jogar a tampa longe e há risco de acidente. Aqui o trabalho ficou facilitado pois o guidão clipon não atrapalha o serviço. Caso fosse o original, deveria retirar o riser + guidão para poder retirar as partes e limpar o sistema (Sportster: Instalando guidão clipon).
Tampas, calços e arruelas:
(Como trocar a mola da suspensão dianteira - Harley Davidson Sportster 883 low - Trocando óleo da bengala)
Com uma chave phillips, retira-se o dreno o o óleo velho é totalmente drenado:
(Drenando óleo da suspensão dianteira - Harley Davidson Sportster 883 low - Óleo da bengala)
Vez da mola sair:
(Como trocar a mola da suspensão dianteira - Harley Davidson Sportster 883 low - Trocando óleo da bengala)
Todos os componentes são limpos e reinstalados, dreno fechado, e 364ml de óleo hidráulico de suspensão 20w entram:
(Quantidade de óleo da suspensão dianteira - Harley Davidson Sportster 883 low - Óleo da bengala)
Essa quantidade é para Sportster Low. Para outros modelos, consulte o manual. Para fechar a tampa vai a grande dica: com a mão!
(Fechando a tampa da suspensão dianteira - Harley Davidson Sportster 883 low - Trocando óleo da bengala)
Isso mesmo, o jeito mais simples. Esqueça ferramentas ou ajuda de outras pessoas (já vi 3 pessoas ao mesmo tempo para fechar essa tampa rs) Faça a marcação de onde as roscas da tampa e do cano se encontram, apoie a tampa na mão e gire com firmeza enquanto pressiona pra baixo.
Depois só fechar com a chave a partir pro abraço. Gostou? Repita o procedimento a cada 30kkm se usa a moto em cidade e 40kkm se utiliza em estradas.
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Softail: Pneu Michelin Commander II e inspeção da correia
Esse ano não tive tempo para retornar o projeto Darkside (pneu de carro em moto) que dei início ano passado e foi pausado por problemas com a câmara de ar. Sendo assim, vou continuar com o pneu Commander II da Michelin que até agora se mostrou o de maior durabilidade dentro os de tamanho 200/55-r17: 16.000km
Pneu novo na Ruanita (dicas antigas
Softail: Troca do pneu traseiro 200/50-r17 Maxxis):
(Trocando o pneu traseiro Harley Davidson Softail FX - Inspeção da correia dentada)
Uma conversa que surgiu na página do RoadGarage no Facebook (você não pode me xingar por aqui? Xingue por lá RoadGarage), o amigo Fernando perguntou se tirar os protetores da correia facilitaria o trabalho de retirar a roda.
Na verdade esse é o grande momento de inspecionar dente por dente a correia dentada, procurando por furos ou rachaduras. E sem os protetores fica mais fácil.
Outra dica que facilita o processo é inverter o eixo da roda traseira, para retirar a roda sem precisar retirar a ponteira do escapamento. (veja foto)
Pneus e correia ok! Bora pegar estrada!!
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Softail: Vazamento no coletor do escape
Todo ano troco o escapamento, substituindo o Vance Hines pelo Screaming Eagle Street Legal, mais silencioso para longas viagens. (Mais dicas aqui:
Touring: Troca do escapamento e aqui: Sportster - Trocando o escapamento)
Dessa vez, notei um rastro escuro de carbono do lado esquerdo da boca do escapamento do cilindro:
(Instalação do cone de torque - Junta do escapamento - Rastro de carbono - Vazamento no coletor do escapamento)
Assim como outros desgastes de molas, arruelas, o-rings e juntas postados recentemente, o anel metálico de retenção do coletor do escapamento também abriu o bico:
(Kit de juntas para escapamento Harley Davidson Twin Cam e Evolution - Substituindo o anel de retenção do coletor do escape)
Enferrujado, torto e mais largo que o necessário, faço aqui a mea-culpa em repetidamente reutilizá-lo. Dessa vez será aposentado aproveitando mais um dos kits que mantenho no "estoque".
Utilizei o novo anel do kit paralelo "Genuine Gaskets". Perfeito encaixe:
(Retirando escapamento - Substituindo o anel de retenção metálico do coletor do escape - Harley Davidson Twin Cam Softail FX)
Aproveitei e troquei as porcas enferrujadas do prisioneiro, por essa com travas:
(Porca com trava rosca fina 1/2" do prisioneiro do coletor do escapamento do cilindro traseiro motor Harley Davidson Twin Cam)
O torque aqui não é muito alto, e para não perder porcas por ai, essa trava deve ajudar.
Um vazamento como esse gera perda de potência e aumento do consumo, o que dificultaria nossa viagem. Agora posso ir tranquilo!
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Softail: Troca do filtro de óleo
Depois de drenar o óleo (Softail: Troca de óleo do motor), retiramos o filtro utilizando a chave específica para filtro de óleo com drive 3/8". (Encontra-se na maioria dos sites americanos de peças paralelas para HDs)
Para instalar o novo, basta olear a junta e rosquear o filtro até ocorrer o contato. Depois desse ponto, girar de 1/2 volta a 3/4 de volta com a mão. Não é necessário ferramenta para instalação do filtro, pois o torque é baixo.
(Trocando filtro de óleo 5 Micron SuperPremium5 Oil Filter 63798-99A Harley Davidson Softail FX Standart FXST)
O filtro de óleo do motor Twin Cam tem elemento filtrante de 5micron (Cromado PN 63798-99A), devido aos tensores de nilon(?) presentes nas correntes do comando. Não utilize filtros da Sportster, já que são 30micron.
Aproveite e troque também:
Como trocar o óleo da primária/embreagem: Softail: Troca do óleo da primária e ajustes da Embreagem
Como trocar o óleo do câmbio/transmissão: Softail: Troca de óleo da transmissão
Óleos trocados, Patagônia ai vamos nós!
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Softail: Trocando óleo da suspensão dianteira
Exatamente 39kkm atrás troquei o óleo da bengala. Hora de repetir o procedimento, com uma chave de boca de 1.3/8" retirei a tampa da suspensão dianteira:
(Chave de boca 1.3/8 polegadas para abrir a tampa da suspensão dianteira Harley Davidson Softail FX FXST 2008)
A preferência pela chave de boca aqui é por conta do guidão. Com o soquete eu teria que tirar o seca suvaco para encaixar a chave. Como na Softail a tampa da suspensão não libera a mola, temos condições de realizar o serviço sem mexer no guidão.
Inspecionei as gaxetas e estavam íntegras.
(Parafuso e gaxeta da tampa da suspensão dianteira - Tampa da bengala Harley Davidson Softail FX FXST 2008)
Depois de retirar a tampa, hora de retirar o parafuso do dreno, um philips traiçoeiro. A dica aqui é usar uma chave de impacto ou contar com a ajuda do alicate de pressão:
(Parafuso dreno da bengala - Como drenar o óleo da suspensão dianteira - Harley Davidson Softail FX FXST 2008)
O manual diz para trocar os 370ml de óleo hidráulico em cada bengala no intervalo de 80kkm. Eu acho muito, considerando o severo uso da suspensão por conta das condições das nossas estradas. Sendo assim, estou trocando com a metade da quilometragem. E saiu bem negro:
(Como trocar o óleo da suspensão dianteira - Drenando o óleo da bengala - Harley Davidson Softail FX FXST 2008)
Feche o dreno apenas com a chave philips. Para completar com óleo novo, novamente sem tirar o guidão, um funil ajuda:
Óleo bom é óleo novo!
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Softail: Trava do acelerador
Chegando em Santiago (Viagem Ar/Ch), minha trava do punho, vulgarmente conhecida como borboleta do acelerador, resolveu abandonar o navio e pulou da moto. Desde então se passaram 2 anos sem a bendita trava. Num momento de distração ao lema Fuck The Factory, liguei pra Harley Rio e por incrível que pareça eles tinham a peça, ao custo de R$ 21,00
Obvio, pedi desconto, acabei pagando R$19,00. rs Tá ótimo, já cobriu o o-ring (Softail: Vazamento na tampa do tanque de óleo) Fico feliz em saber que há um pingo de esperança para os proprietários da marca...
No kit vem a borboleta, uma mola e uma trava. Trava? Caiu a ficha do motivo da borboleta ter caído. A trava abriu, e claro, devia estar dentro do manicoto ainda.
Não é que estava lá escondida atrás do cabo do retorno?
(Kit do parafuso do Acelerador - Borboleta trava do punho - Harley Davidson Softail FXST)
Com uma chave T25 e T27 abri o manicoto, tirei a trava antiga, coloquei a borboleta e a trava nova, besuntei de graxa e fechei. Para ficar perfeito, ajustei o descanso do punho para a melhor posição:
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Softail: Vazamento na tampa do tanque de óleo
Mais um problema de "junta" na Softail. Tampa do tanque do óleo estava vazando:
(Vazamento de óleo na tampa do tanque de óleo - Harley Davidson Softail FXST)
A tampa original tem 3 anéis de borracha, e os 3 estavam chatos. Fui numa loja de gaxetas e pedi uma que coubesse na tampa.
Vazamento solucionado com um oring (2 reais), que foi inserido na extremidade superior:
Dizem que Harley não vaza óleo, marca território. Mais uma do mundo encantado HD.
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Softail: Engraxando a caixa de direção
Quando o Comandante Lobo (amigo que também gosta de meter a mão na graxa) me passou a Ruanita, a caixa de direção já estava muito bem engraxada.
Pois bem, o manual fala para engraxar o canote da direção a cada 16kkm com graxa especial Harley, o que eu acho um exagero. Deixei passar 60kkm, e mandei graxa azul pra dentro da graxeira:
(Engraxando canote dos rolamentos da caixa de direção - Harley Davidson Softail FX 1600 TC96 )
A medida que a graxa nova entra, a velha vai saindo pelas extremidades. Interessante utilizar graxas de cores diferentes, para observar a mudança de coloração (dica do Alex). Saiu até pela tranca da direção.
Depois tive que tirar o farol e o acabamento da mesa para limpar toda aquela merda:
Mãos sujas, trabalho limpo.
Para os que compraram moto zero, recomendo engraxarem o quanto antes, já que de costume vem com os rolamentos da caixa de direção secos de fábrica.
Materia do: https://sites.google.com/site/filipecp85/manutencao
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