quinta-feira, 29 de março de 2012

Idéias para Primeiro Aeromodelo – Como começar



star-lite_058
No inicio da prática do hobby é um pouco dificil identificar o que é, e o que não é bom para começar e por isso muitas pessoas deixam para começar muito tarde, somente por não ter uma segurança maior do que realmente é suficiente para iniciar. Vou tentar nesse artigo ajudar nessa indecisão, mostrando algumas opções de experiencia própria para iniciar e algumas de experiencias de outros. Por isso vou focar no aeromodelismo elétrico que é o que tenho experiência.
Aqui só será recomendado alguns modelos e materiais necessários para iniciar, de forma nenhuma isso é uma regra, podem ser mudados alguns ou todos os itens citados, esse é para ser somente um guia. Lembrando que para iniciar é bom utilizar um simulador e seguir as dicas dadas nos artigos da série Aeromodelismo para Iniciantes:
Aeromodelos
Existem vários tipos de aeromodelos que podem ser usados para iniciar, isso vai depender do dinheiro que você quer e pode investir, se você é do tipo que constroi e monta bem as coisas e que tipo de vôo você acredita que é possível arriscar.
Shock-flyer
Shock Flyer - Extra
Os shock flyers são leves e por isso não exigem uma eletronica cara ou pesada, são faceis de reparar, somente tem um vôo mais agressivo e menos estabilizado, mas sabendo adaptar a planta consegue-se obter um diedro que ajudará a estabilizar mais o aeromodelo. Particularmente eu comecei com esse tipo de aeromodelo, mas para quem pode gastar um pouco mais, ou para quem tem uma habilidade melhor em construção é recomendavel outro modelo.
Vantagens:
  • Construidos facilmente;
  • Custo baixo de compra e manutenção;
  • Capacidade de efetuar manobras;
  • Elétronica de custo baixo;
Desvantagens:
  • Comandos grandes, o que deixa a resposta aos comandos mais agressiva (isso pode ser diminuido no projeto);
  • Capacidade de planar reduzida em comparação a outros tipos;
Opções:
1 – Construir o próprio modelo
Você irá precisar dos materiais para construção:
Depron, Fita adesiva, Cola (quente, epoxi, de isopor), estilete, material para lincagem (arame, fibra de vibro, etc), pedaço de madeira para o montante do motor.
Uma planta, a que recomendo está aqui.
2 – Comprar o kit para montar
Em algumas lojas na internet vendem o kit já cortado e as vezes entelado para montar, alguns só as peças de depron, outros já com todo o material para montar, de R$50,00 até R$200,00. Um bom exemplo é o da 3D Elétricos: http://www.3deletricos.com.br/aeromodelos/shock-flyer-extra-300-azul.html
3 – Comprar já montado
Outra opção é comprar um kit  e pedir para alguém montar (você pode ver no menu Construtores) e ou já comprar diretamente com alguma loja que já monte, isso irá incluir o preço da eletrônica do custo da montagem e do kit em si, por isso essa opção é mais cara.
Modelo Treinador
Slow Stick, Starlite e Piper J3 Cub nessa ordem
Esse são os modelos que unanimente são os mais recomendados para iniciar, pois são mais lentos e mais estáveis.
Vantagens:
  • Fáceis de pilotar;
  • Leves;
  • De custo baixo;
Desvantagens:
  • Um pouco mais complicado de concertar (se comparado ao shock-flyer);
  • Um pouco mais complicado de construir (se comparado ao shock-flyer);
Opções:
Como no shock flyer, temos as 3 opções: Construir, Montar o Kit e Comprar pronto.
Desses 3 é só escolher o que preferir e qual opção irá optar.
No caso de uma construção cito o exemplo do e-voo que tem até um tutorial para a construção do starlite: http://www.e-voo.com/tutoriais/starcessna/
Itens em comum
Alguns itens são comuns e independentes dos modelos e que serão utilizados para poder decolar, abaixo listo os mesmos com algumas opções:
Motor
Motor Brushless E-Max 2822
Inicialmente, um de empuxo de 500gr a 800gr já é mais que suficiente. Mas, lembre-se não é só essa informação que deve ser levada em consideração na hora de escolher um motor, você deve pensar na bateria, peso, rpm, tamanho de hélice e outras informações, mas para esses modelos temos as seguintes opções:
  • E-max 2822
  • Towerpro 2410HL-12T
Hélice
Hélice GWS
A hélice tem que ser compatível com o motor, então escolha a sua de acordo com a recomendação dos motores. Para os motores indicados podem ser hélices de 9×4.
Propsaver e Borrachas
Propsaver e borrachas
Esse item é opcional dependendo de como você quer instalar a hélice no seu motor, esse itens eu recomendo pois evita que as hélices sempre quebrem em impactos.
Speed
Speed da Hobbyking de 25a
Esse é um outro item que depende do motor escolhido, veja quanto de corrente (amperes) ele puxa em seu pico e escolha um pouco maior do que o mesmo. Por exemplo, o motor consome 18a no pico então, um speed de 18a já seria suficiente, mas se escolher um de 20a ou 25a pode garantir maior durabilidade do equipamento. Para esses motores um speed de 25 a 30a já seria uma boa escolha.
Bateria
Bateria 3s de 1000mah
A bateria é o coração, portanto ela é uma das partes mais pesadas, por isso deve escolher bem ela. Primeiro a tensão (volts), isso é denominado como células da bateria (1s, 2s, 3s e por ai vai) , cada célula a mais representa mais tensão da bateria. Normalmente os motores para esses modelos são entre 2s e 3s. Recomendaria uma 3s de 1000mah. A mais comumente usada é a bateria Lipo, de lithium, mas também estão sendo usadas mais recentemente as Life, um pouco mais caras, mas menos perigosas em sua manipulação. Eu recomendaria por enquanto um Lipo mesmo.
Carregador de Bateria
Carregador de baterias de vários tipos
O tipo de carregador que for escolhido determinará quanto tempo e como sua bateria sobreviverá. Então nesse item é bom não economizar tanto, escolha com critério, não precisa gastar muito. Mas escolha um de boa marca e que balanceie as células da bateria. Lembre-se também que o carregador tem um certo limite de que baterias pode carregar, inclusive de número de células.
Servos
Os servos são os motores que movem a superficie conforme os comandos dados notransmissor, eles são bem sensíveis em termo do comando, ou seja, quando você dá pouco comando ele mexe pouco também. Existe uma enormidade de tipos de servos, que suportam puxar de 1kg até 50kg ou mais. Os ideais para esses projetos elétricos são os conhecidos como Micro ou no máximo Mini, que variam de 10gr a 40gr, o que contribui para deixar o aeromodelo leve.
Transmissor e Receptor
Futaba 4YF
É o controle que envia os comandos para o aeromodelo. Já ouvi falar de muitas marcas e modelos, mas os que realmente usei e aprovei foram os Futabas, são mais caros, mas são mais confiáveis. No artigo Controle para Aeromodelismo , nele falo melhor sobre os transmissores e ajudará você a escolher o seu, abaixo recomendo os que usei.
  • Futaba 4YF (FM ou 2.4ghz): Esse tem 4 canais e programação simples, ótimo para iniciar se você quer gastar menos e não tem certeza que irá continuar no hobby é uma ótima opção;
  • Futaba 6EXP: Esse já é de 6 canais o que permite mais opções, tem controles digitais, opção de mixar e outras opções mais avançadas, para quem está disposto a gastar mais e comprar algo mais definitivo essa é uma boa opção;

Caso não saiba onde procurar, procure no menu Lojas do site há várias delas. Caso tenha alguma dúvida, por favor, pergunte. Ainda farei outros artigos explicando melhor cada um dos itens, para entender mais detalhadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário