Se é isto que você pensa, então é altura de ver se essa vontade é muito grande, e se está preparado para começar.
Deve informar-se junto da Federação Portuguesa de Aeromodelismo ou outro orgão oficial local, junto de amigos ou conhecidos, dos locais próximos da área da sua residência onde se pratica a modalidade.
Início dos primeiros voos. Depois é altura de fazer uma visita durante um ou dois fins de semana, para acompanhar in loco o dia de um aeromodelista. Procure o responsável pelo grupo, e fale na sua intenção de se iniciar na modalidade. Ele certamente vai dar-lhe atenção, e possivelmente convidá-lo a fazer um voo em duplo comando, para você sentir o prazer de pilotar um aeromodelo. É mais díficil do que esperava, não é? Pois aqui é que reside o mistério desta espantosa modalidade.
Informe-se se vai necessitar de se filiar em algum clube, e como poderá fazer um seguro de responsabilidade civil.
Instrução. Método 1 só rádio. Aproveite para ver os procedimentos entre aeromodelistas. Controlo de frequências, gestão do espaço aéreo, procedimentos para descolar e aterrar, etc.
Acompanhe as conversas, pois certamente vai recolher informações úteis. Saiba quais são as marcas e modelos que predominam nos rádios, motores e aviões trainer. Informe-se junto do responsável do campo, qual é o conjunto que ele recomenda para a sua iniciação, pois certamente ele como instrutor estará mais familiarizado com alguns modelos de rádio, motores e modelos, o que irá facilitar a afinação do seu conjunto.
Vista geral do campo. Atenção, que o seu primeiro avião não vai ser aquele SPITFIRE lindo que você viu, mas sim um trainer, que é um modelo com características específicas para a iniciação e evolução, por serem de asa alta, lentos, leves, de fácil recuperação dos erros de pilotagem que irá cometer e fáceis de reparar em caso de pequenos toques. Só assim é que você um dia poderá vir a pilotar o tal Spitfire.
Já deu estes passos? Então chegou a hora da escolha e compra do material.
Nota muito importante
Hoje com a banalização da electrónica, surgem milhares de “brinquedos” nos supermercados, que são comprados por muitos pensados que estão a adquirir material para a prática de aeromodelismo. Nada mais errado, pois este material não é, nem poderá ser utilizado para a prática do verdadeiro aeromodelismo.
Muitos de nós pensam que voar um aeromodelo é a mesma coisa que voar um avião num simulador de um computador. NADA MAIS ERRADO. As semelhanças são poucas.
Tenho recebido muitos mails de pessoas que tentaram fazer os primeiros voos sózinhos, com MUITOS maus resultados. Procura sempre ajuda, pois não há nada pior que “partir” um modelo.
Nunca se esqueça.
Voar não é perigoso. Os acidentes é que são.
O número de descolagens, deve ser igual ao de aterragens.
Descolar é facultativo. Aterrar é obrigatório
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