Dicas de Aeromodelismo |
Regulagem de motor:
Os motores mais modernos tem duas agulhas de regulagem: a maior serve para regulagem da alta rotação (aceleração) e a outra agulha (embutida) para regulagem da baixa (marcha lenta).
Tanto a agulha de alta como a de baixa devem ser reguladas com um máximo de 1/4 de volta por vez, até que se tenha chegado no ponto exato, pois as regulagens são muito sensíveis. Recomenda-se o uso de velas, N.o 3 ou 8 para motores normais (que não sejam de competição).
Combustíveis mais usados:
Em situações normais de uso, recomenda-se combustível com até 15% de nitrometano. A finalidade do nitro é oxigenar o motor, fazendo com que o motor não atinja uma temperatura muito elevada.
Também deve-se observar o teor de óleo nos motores dois tempos. Não se recomenda a utilização de combustível com menos de 16% de óleo.
Regulagem dos comandos:
Todo avião deve ter uma prévia regulagem antes do seu primeiro vôo. Isso deve ser feito assim: No transmissor temos os botões de regulagem fina dos comandos ; estes devem estar no centro , verificamos se todas as áreas moveis do avião também estão no centro. Caso isto não ocorra, devemos regular no avião pelo link. Este procedimento permite que se tenha regulagem disponível em vôo.
Carga das baterias:
Carregar sempre antes de voar no mínimo 10 horas e, no máximo, 15 horas. Mantenha suas pilhas sempre carregadas mesmo que não esteja usando o equipamento. No caso de não utilizar o equipamento por um período prolongado, carregar a cada 15 dias.
Para obter uma longa duração do "pack" de baterias NiCd, siga as instruções do fabricante quanto aos ciclos de carga.
Manutenção do equipamento:
É muito importante a limpeza do equipamento. No caso do transmissor limpar com pincel, removendo o pó que se acumula Depois pode-se passar um pano levementeumedecido em água sem deixar que penetre dentro do transmissor.
O avião pode ser limpo com detergente neutro, que remove melhor a gordura. O motor também pode ser limpo com detergente, porém só a parte externa.
Proteção do equipamento:
Dentro do avião o receptor e a bateria devem estar envolvidos em espuma e soltos, assim evitamos que absorvam vibrações e, em caso de queda, não sofram danos.
No caso dos servos deve-se usar a mesa (suporte) que vem junto com o rádio, porque ela é projetada para se quebrar em caso de impacto, preservando assim os servos.
Os montantes para motores mais utilizados são os de nylon porque protegem mais o motor em caso de queda.
Hélices:
Para cada conjunto modêlo/motor temos uma hélice especifica. Quando a compramos, normalmente esta não vem balanceada, portanto temos que balanceá-la. A importância do balanceamento é muito grande pois elimina parte da vibração, não danificando o equipamento e melhorando o desempenho do motor.
Uma hélice desbalanceada diminui a vida útil do motor, comprometendo os rolamentos.
Você pode comprar o balanceador nas lojas do ramo e fazer você mesmo um trabalho caprichado.
Checar o equipamento:
Sempre que usar seu equipamento é muito importante que se verifiquem os parafusos, fios, engates plásticos e mangueiras de combustível, pois sua segurança e de seus amigos vale esse tempinho.
Bons vôos
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Dicas de Helicóptero |
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