quinta-feira, 29 de março de 2012

Aeromodelismo para iniciantes – Parte V



bateria
Na última parte começamos a ver com mais detalhes os equipamentos necessários para o aeromodelismo, como há muitos detalhes a respeito tratamos somente da parte dotransmissor. Nessa quinta parte, veremos a parte de baterias, que é o item necessário para obter o “combustível” para os elétricos. Por enquanto irei abordar somente as partes do elétrico por ser mais simples e também por eu ter mais experiencia neles.
Quem não acompanhou os primeiros artigos pode segui-los aqui:

BATERIAS
Há atualmente uma infinidade de marcas, modelos e tipos de baterias, porém elas são limitadas a algumas caracteristicas, todas ligadas a energia, que no final é sua função. São 3 as caracteristicas procuradas e necessárias nas baterias:
Carga
A carga é a capacidade que a bateria tem de armazenar energia, ou seja, é como se fosse a capacidade de litros de um tanque de combustível. Em termos de energia ela é medida em mAh (mili-ampére), então caso a bateria seja de 1000 mAh quer dizer que ela tema a capacidade de prover 1000 mAh por hora para consumo. Ou seja, se o motor consome 1000 mAh, esta bateria o manterá ligado por 1 hora, se consumir 2000 mAh, se manterá por 30 minutos (metade de hora).
Esse é um item que quanto maior, também aumentará o tamanho da bateria, por isso o cuidado na escolha da bateria deve ser tomado. Pois, quanto maior, mais pesado e se seu aeromodelo for pequeno ele não irá voar com uma bateria pesada.
Descarga
Essa é o limite de quantidade de energia que pode ser usado, ou seja, fazendo novamente uma comparação, é como sendo a grossura da mangueira do tanque de combustível, quanto maior diametro, mais combustível passa ao mesmo tempo, essa é a descarga da bateria e caso esse item seja subdemsionado numa bateria, pode causar explosões, principalmente em uma bateria Lipo (que será explicada mais para frente).
Quanto mais forte o motor, mais ele exigirá uma descarga maior, quanto mais economico menos exigirá. A unidade fornecida nas baterias para identificar a descarga é marcada pelo simbolo C, nas baterias lipos é comum ver baterias de 10C até 40c. Uma forma de calcular qual a melhor bateria para seu motor, é multiplicando o fator de descarga (C) pelo de carga (mAh), esse número deve ser igual ou maior ao consumo do motor.
Por exemplo, um motor que consome 20A (ou seja, 20000mAh) se tivermos uma bateria de 10c e 1000mAh teria o resultado de 10A (ou 10000mAh), o que não seria suficiente, já uma bateria com 20c e 1000mAh, seria suficiente.
Tensão
A tensão é a voltagem de sua bateria, num paralelo como já estamos fazendo, seria a pressão do combustível no tanque, por exemplo, não adianta você colocar uma mangueira bem grossa se o combustível vai passar devagar pois tem pouca pressão. Isso define também o quanto o motor vai rodar, motores com mais cilindros exigem mais combustivel então eles tem que chegar rápido até o motor. Esse conceito é aplicável nos motores elétricos. Existem alguns que não precisam de muita tensão para rodar e outros que só funcionam com muita tensão.
Cada bateria tem sua singularidade, cada célula de bateria tem uma voltagem elas somadas são a tensão da bateria, por exemplo nas LIPOs cada célula tem cerca de 3,7 volts por célula, uma bateria com 3 células então teria cerca de 11 volts.
TEORIA DA ESCOLHA
Agora vou tentar explicar de uma forma bem aberta e genérica como deve-se escolher a bateria, minha ajuda aqui é tentar ajuda-los a lembrar em que itens pensar e ter uma idéia de como escolher.
Dados essas informações e caracteristicas das baterias, já é possível se ter uma idéia de quais caracteristicas são as mais determinantes. A maioria delas é definida pelo motor, mas podem variar bastante dependendo da aplicação que se dará. Uma das caracteristicas que não tem como fugir é a de Tensão (voltagem), o motor utilizado irá determinar a capacidade, muitos deles tem uma extensão aceitam de 2 células a 3 células por exemplo, mas se colocar 1 célula não vai dar o rendimento que você deseja e se colocar 4 células em pouco tempo o motor irá queimar e te deixar na mão, então como escolher esse item?
Basicamente é escolher entre velocidade, porém carga maior de peso (maior voltagem, mais células na bateria) ou melhor desempenho e menor velocidade (menor voltagem, menos células na bateria). A voltagem está ligada diretamente a velocidade do motor.
Logo a voltagem é escolhida falcimente, a parte da carga é a segunda na lista, ela também tem uma enorme responsabilidade em termos de tempo de vôo e também de peso da bateria. Esse item está mais associado a aplicação que você irá usar, porém deve-se tomar muito cuidado com o motor também, por isso é bom usar a calculadora para se ter uma melhor idéia do menor valor (combinando a descarga) na bateria, pois caso o motor consuma uma carga maior do que a bateria disponibiliza ela começará a esquentar, inchar e possivelmente explodir, então é bom tomar cuidado com isso. Pensando desse modo, quanto maior menor o risco, sim, pensando por ele lado sim, pode ser uma bateria de 5000mAh, mas imagine ela num aeromodelo pequeno de 80cm de envergadura, não será compativel por causa do tamanho e principalmente do peso.
A descarga em si é o item que mais pode ser variado, pois depende do comportamento que quer na sua aplicação, é claro que ele tem uma influencia quanto ao consumo do motor, mas isso sempre pode ser compensado pela carga.
Conectores
Os conectores das baterias, normalmente são dois, mas há diversas baterias que apresentam mais variações. Um sempre é para prover a energia, outro normalmente está ligado individualmente as células (e por isso os conectores podem variar de tamanho de bateria para bateria dependendo da quantidade de células) para permitir uma carga balanceada pelas células. A parte de cargas e carregadores abordarei mais para frente.
Quem tiver mais informações a acrescentar, por favor, sinta-se a vontade em contribuir.

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