domingo, 26 de fevereiro de 2012

ROSAS DE PODA 101

ROSAS DE PODA 101 por Nanette Londeree, Consultoria rosarian
Parece haver um monte de mistério que envolve a poda rosa, bem como os lotes de "regras" a seguir a fim de fazê-lo corretamente. Se eu aprendi alguma coisa na última década centenas de poda de rosas, é que as rosas são muito perdoador. Se você cortar muito alto, muito baixo, em um botão dentro de frente para ao invés de um para o exterior um, no longo prazo, isso realmente não vai fazer muita diferença. Se o crescimento resultante não crescer na moda ou direção que você deseja, cortá-lo novamente para corrigi-lo. Quando você percebe que não há muito que se pode fazer errado, faz todo o trabalho muito mais fácil.
Algumas lições aprendidas por este rosarian (da maneira mais difícil):
1. Não podar rosas velhas (uma vez bloomers) neste momento. As flores sobre as rosas velhas são produzidos sobre o crescimento atual. Se você podá-las agora, você está podando suas flores de primavera de distância!
2. Não podar rosas recém-plantadas - eles precisam para se estabelecer antes de remover qualquer crescimento (com excepção da madeira morta).
3. Podar as rosas de primeiro ano (aqueles que têm crescido por uma temporada) levemente. Eles podem não ter desenvolvido uma série de crescimento superior a primeira temporada, e precisa de todos os seus bastões para continuar a prosperar.
Agora, para algumas dicas de poda gerais:
1. Invista em um bom par de tesouras e mantê-los lubrificados, ajustados e muito forte! Não use bigorna tipo tesoura porque ferir a casca. Se você usar loppers, certifique-se que eles também são do tipo pass-through. Uma serra pequena poda é uma necessidade para grandes e bastões para entrar em lugares que não podem ser alcançados com tesouras ou loppers.
2. Usar boas, fortes, luvas duráveis. Eles devem ser resistentes, mas flexíveis. Também é benéfico o uso de luvas com luvas que cobrem o antebraço. Usar vestuário de acabamento duro, como jeans e usar mangas compridas.
3. Retire todas as folhas de arbustos recém-podados; doenças tendem a transitar no inverno em folhas verdes velhos deixados no mato. Uma vez que a poda é feita, é um excelente momento para fazer um spray dormente, o que irá reduzir a insetos e doenças na próxima temporada.
4. Preste atenção onde você está colocando suas mãos. As rosas não furar você, você ficar se sobre as rosas! Pruners experientes raramente ficam gravemente arranhada, mas é uma boa idéia para verificar para ver se você teve um tétano disparado nos últimos 10 anos.
5. Comece na parte inferior da mata, mas olhar para o alto antes de cortar. Não deixe que as "decisões" sobre o que cortar torná-lo tenso ou atrasá-lo.
6. A cana tende a crescer na direção do botão superior está apontando - corte para um broto fora em arbustos verticais e uma gema dentro em arbustos alastrando. Corte cerca de 1/4 "de distância da raiz, se cortar mais perto, o hygrowth novo pode se romper. Se corte mais longo, um stub unsightly permanecerá.
7. Cortar a madeira saudável bom. Pith descoloridos (interior de cana) pode indicar geada ou danos da doença, e enquanto tal uma cana pode desabrochar, ela geralmente morrem de volta no verão. Na melhor das hipóteses, é um quadro ruim para o crescimento futuro.
8. Remover cerca de um terço a metade do volume da planta, deixando bastões saudáveis, eo centro da planta abrir.
9. Bastões grandes pode ser cortado facilmente com tesoura afiada se eles são dobradas ligeiramente afastados das arestas de corte das tesouras.
10. Não se preocupe se o corte de cana sangra, não há nenhuma evidência para mostrar que é prejudicial para ambos rosas ou videiras. Não é necessário para selar cortes.







Quanto você poda vai depender se você apresenta rosas ou não. Se você fizer exposição, o mais significativo da poda, os menores, flores maiores que você irá produzir. Se você está crescendo para o jardim, deixe como muitos bastões saudáveis ​​quanto possível (4-6, a cada dois a três metros de altura), removendo os bastões de interiores para promover a boa circulação de ar.



Floribundas PODA

Estes podem ser podada de forma semelhante ao chás híbridos e grandifloras, no entanto, eles são geralmente podadas um pouco menor, uma vez que eles são geralmente plantas mais pequenas. Eles tendem a ter muitas canas mais laterais no interior da planta que deve ser removido para promover a circulação do ar.



Se você é um expositor, poda de miniaturas é semelhante aos chás híbridos em uma escala menor. Deseja reduzir significativamente a quantidade de crescimento, remover todo o crescimento, morto não produtivo ou twiggy, e abrir o centro da planta. Se você está crescendo minis para a cor do jardim, que pode ser cortado, em seguida, remova o crescimento interior.



Alpinistas PODA

Para os alpinistas repita floração, podar enquanto planta está dormente. Remova todo o crescimento, mortos não-produtivo ou twiggy. Forma da planta ou reduzir para controle de tamanho. Podar laterais apenas provenientes da cana-de-principal, e deixar três a cinco olhos em cada um. Manter bastões principais em uma posição horizontal, a fim de maximizar a flor.



ROSAS DE PODA ANTIGAS JARDIM (albas e Bourbons, centifolias e gallicas, etc) e espécies
Para as rosas que florescem apenas uma vez, não poda neste momento; podar imediatamente após a floração. Em caso de dúvida sobre poda rosas velhas do jardim, a melhor política é não fazer nada. Rosas velhas do jardim não precisa ou gosta do tipo de poda curta que é benéfico para as rosas modernas. Podar direito após a floração terminar. Remover madeira velha, morta ou improdutivo. É muitas vezes benéfico para reduzir a planta por cada estação de um terço (mais antiga de madeira), a fim de estimular o crescimento novo.



Ramblers PODA
Podar após a floração primavera e só para moldar ou manter o tamanho no controle. Você pode remover qualquer madeira morta ou improdutivas, assim moldar a planta se necessário. Mantenha bastões principais horizontal, a fim de estimular o crescimento; apoiá-los em uma parede, árvore ou muro. A dobra de bastões estimula a formação de ramos laterais ou esporas floridas ao longo de toda a cana, aumentando consideravelmente o número de flores produzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário