Frequentemente eu escuto : "meu cão não foi treinado em proteção , mas tenho certeza que se alguém me atacar ele me protegerá". Em 99% dos casos este é apenas um desejo do dono. Na realidade, a maioria dos cães, quando ameaçados, irão demonstrar evasão e fugir, deixando seus donos se defenderem por si mesmos.
A explicação reside no temperamento dos cães. Um bom cão de proteção é ensinado desde novo a agir de maneira apropriada quando ameaçado. Ele é ensinado que fugir não resolve o problema. Para ser bem sucedido o treinador necessita conhecer os drives que governam o temperamento do cão quando se trabalha proteção. São eles:
1. Drive de caça
2. Drive de defesa
3. Drive de luta
4. Drive de fuga
Sempre que você estiver observando um cão realizando um trabalho de mordida, você deve pensar " em que drive ele está e por que?". Se você observa um treinador experiente treinando um cão você deve se perguntar em que drive ele quer que o cão entre, e tentar perceber quando ele muda de um drive para o outro.
É importante frisar que os drives para proteção não são nem fruto de treinamento nem de uma raça específica. São, na verdade, fatores genéticos. Não é por que um cão é um rottweiler que ele pode ser treinado para proteção. Ele tem que possuir os drives adequados para realizar este trabalho.
O drive de caça, que se manifesta quando um cão persegue um gato, por exemplo, é um drive confortável para o cão. Ele não se sente estressado ou ameaçado neste drive. Um cabo de guerra é uma brincadeira, um jogo, para o cão. A postura do cão é alerta, com a cauda para cima, nenhum pelo eriçado nas costas quando ele executa a mordida, e ele não está rosnando ou mostrando os dentes.
Utiliza-se o drive de caça para ensinar a mecânica da mordida e da luta. Ensina-se o cão a ter uma mordida firme para que ele não perca a caça.
O drive de defesa é o drive no qual o cão entra para proteger a si próprio. Um cão jovem, quando trabalhado no drive de defesa, não se sente em uma zona confortável.
Apesar de ser uma característica genética, o drive de defesa só começa a aparecer quando o cão atinge a puberdade. Para alguns cães a puberdade chega por volta de 1 ano de vida. Este drive só estará totalmente desenvolvido quando o cão atingir a maturidade mental, por volta dos três anos de idade.
Texto original: Ed Frawley. — com Rotweiller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário