quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TERMINOLOGIA USADA EM ADESTRAMENTO DE ALTO NÍVEL

No dia a dia do adestramento nos comunicamos usando vários termos técnicos que muitas vezes não são entendidos, ou pior, são mal entendidos. Não é raro encontrar pessoas falando em drive, dureza etc, sem noção de seu real significado. Com o intuito de esclarecer e dar o significado correto (aceito pela maioria dos usuários) a muitos termos usados corriqueiramente no adestramento de alto nível , listamos abaixo os principais termos e seus significados mais aceitos:

IMPULSO OU “DRIVE”:
O que motiva o cão a tomar certas ações. Tem um objetivo específico.
Duas categorias, de acordo com os objetivos do impulso:
1- Objetiva conseguir algo prazeroso, por exemplo, impulso sexual, impulso de caça, impulso por comida. Há satisfação quando o objetivo é alcançado - recompensa.
2- Evitar algo “perigoso” ou desagradável, por exemplo, impulso de defesa, impulso de fuga. Há tensão e stress durante a fase de impulso e relaxamento quando o objetivo é alcançado.

LIMIAR DE EXCITAÇÃO:
Alto – Demora a vir o impulso ou “entrar em drive”.
Baixo- Entra em drive rápido.

Obs: Em Shutzhund queremos :
Altos limiares de excitação para autodefesa, dor, fuga etc.
Baixos limiares de excitação para caça, luta etc.

**EXISTE CONFUSÃO FREQÜENTE ENTRE DUREZA E LIMIAR DE DOR**.

DUREZA:
Habilidade de experimentar coisas negativas como dor, correção verbal, acidentes, sem ser afetado significativamente no momento ou depois. – NÃO CONFUNDIR COM SENSIBILIDADE A DOR.
Sensibilidade- quão rápido o cão sente a dor.
Dureza: Como a dor influencia o cão. Desta forma o cão pode ser duro e sensível à dor ou vice versa.

NERVOS:
Tecnicamente: Fibras que transmitem impulsos das partes do corpo para o sistema nervoso central e volta com a resposta. No adestramento : Quanto o ambiente (stress) influencia o comportamento, o trabalho. O quanto o cão é influenciado por estímulos externos quando em “drive”, ou seja baixo limiar para o stress.
Ex. Nervos fortes: quando não percebe o figurante como uma ameaça facilmente.
A equação: quanto mais forte os nervos, melhor o cão para shutzhund, não necessariamente é verdadeira.

IMPULSO DE CAÇA:
na natureza, tem como objetivo, aquisição de comida (faro) ou da “caça”(luva).
Estímulo – movimentos rápidos erráticos e evasivos. / fome.
Envolve perseguição, captura, mordida, matar (puxar e chacoalhar) e carregar. Se exauri com o tempo.

IMPULSO DE DEFESA:
Pode ser defesa da caça, da prole, do território, autodefesa etc. Autodefesa – autopreservação
Estímulo: vem quando o cão percebe o perigo de que algo desagradável pode acontecer a ele.
Envolve: intimidar o oponente, enfrentá-lo ou fugir.
Objetivo deste impulso: fazer cessar a ameaça ou colocá-la a uma distância segura (que varia para cada cão) - 3 categorias:
Defesa ativa: o cão usa agressão física para atingir seu objetivo. É como se aplicassem a tática - “o ataque é a melhor defesa”.
Defesa passiva : Antes de morder, o cão mostra sinais tais como: olhar firme, rosnar, posicionamento seguro sem se afastar. Se o provocador continuar a avançar existirá a mordida.
Defesa evasiva: o cão mostra sinais parecidos com os da defesa passiva, mas se afasta, mantendo uma distância segura. Geralmente são cães fracos.
Provavelmente só morderão quando seu caminho for bloqueado e o provocador continuar avançando.
O impulso de defesa não se exaure.

IMPULSO DE LUTA:
Seria um impulso composto por outros. Existe porém, muita controvérsia sobre se este impulso realmente existe ou não e quais os impulsos que estariam envolvidos.É aceito pela maioria que ele existe e é um pacote que inclui principalmente caça (velocidade) e defesa (intensidade) bem como outros componentes como dominância e agressão social . Pode-se falar deste impulso como o gosto pela luta com o figurante. Muitos
concordam que não pode aparecer em um cão não preparado geneticamente para isto, possivelmente por ter que existir algo que amarre este pacote de drives. (o gosto pela luta!)

CORAGEM :
Termo antropomórfico . Ausência de medo. Comportamento de agir, enfrentando o “perigo”, mesmo tendo a possibilidade de fugir e ficar livre da ameaça . Em outras palavras, medida da tendência do cão de mostrar
comportamento de fuga. Quanto menor a tendência , mais “corajoso”.

AGRESSÃO DEVIDO A FRUSTRAÇÃO:
Agressão provinda de um estímulo não satisfeito (frustrado). Por exemplo, impulso de caça não satisfeito. Pode chegar a tal ponto, que o cão reaja agressivamente. O figurante pode aproveitar esta agressão, pois é
menos perigoso do que usar impulso de defesa (auto defesa). Obviamente a reação agressiva vai depender da intensidade do impulso/frustração.

AGRESSÃO SOCIAL:
É uma forma de agressão que não depende de ação específica para ser estimulada. É dirigida a membros da mesma espécie (incluindo humanos, pois são considerados membros da matilha pelos cães domésticos).

DOMINÂNCIA :
Tendência de mostrar superioridade ou status na matilha. Inclui : “subir” no figurante, “crescer” para impressionar, dominar físicamente pela força. É normalmente mais desenvolvido no macho do que em fêmeas. Pode estar combinado com agressão social, mas não necessariamente.Um cão dominante, com bom impulso de caça, pode ficar facilmente frustrado e se tornar agressivo quando ele não puder expressar seu poder para o adversário na luta pela caça.

Sergio de Oliveira - Presidente da SVCPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário