Wankan
O Wankan é um kata originário da região de Tomari, ilha de Okinawa. O significado do seu nome é coroa do rei ou coroa imperial. Antigamente era chamado de Matsukaze e Wankwan e também há outras fontes que informam que esse kata era denominado de Shiofu e Hito. É o kata mais curto do Karate Shotokan e somente com um kiai. No início não fazia parte do grupo de kata introduzidos por Gichin Funakoshi Sensei no Japão. Geralmente aceita-se que o seu filho Yoshitaka Funakoshi tenha sido responsável pela inclusão, que por sua vez, desenvolveu o referido kata numa nova versão trabalhada e modernizada. No entanto, devido à sua dimensão afirma-se que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido pelo falecimento de Yoshitaka Funakoshi. Essa tese tem sido aceita e ganha importância e significado. Porque as versões atualmente em outros estilos das escolas de Okinawa são mais longas. Um kata sem dúvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas, e de muita simplicidade, pois é o menor kata na escola Shotokan.
Jiin
O Jiin é um kata originário da região de Tomari, ilha de Okinawa. Esse kata é praticado por várias escolas, como: Sanku Kai, Wado Ryu, Shotokan Ryu, etc. O significado do seu nome quer dizer amor e proteção. Um verdadeiro karateka deve ter amor pela vida, protegendo todos os seus semelhantes que assim precisarem. Um verdadeiro campeão da justiça e da verdade, pois essa é a maior glória que você pode ter. Defender o fraco e oprimido quando necessitar de ajuda, servindo a sociedade com o seu melhor como ser humano. Nisto está o espírito do Karate-Do. Esse kata, segundo a minha experiência, nos revela exatamente a essência do Karate-Do; o Karate começa e termina com a cortesia. Somente quando compreendermos isso é que podemos amar e proteger o próximo, pois isso é divino e vem do Criador de todas as coisas. Este kata segue o mesmo príncipio de Jion, sendo um kata de bases pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.
QUINTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2009
Meikyo
O meikyo é originário da região de Shuri, ilha de Okinawa. Esse kata é uma variante do Rohai Kata e é praticado por várias escolas, como: Shito Ryu, Shotokan Ryu, Wado Ryu e etc. O significado do seu nome quer dizer: espelho claro ou alma limpa. As técnicas básicas aprendidas na série de kata Heian voltam a ser aplicadas aqui para compor a maior parte deste kata suave e sereno. A característica predominante do Meikyo é o sankaku tobi no final do kata. Corretamente executada, essa difícil técnica capacita o karateka a transformar uma desvantagem em vantagem num único movimento rápido. Desnecessário dizer, ela exige o mais elevado nível de habilidade, e dominá-la pode ser um desafio mesmo para o praticante mais experiente e graduado.
Gojushiho Sho
O Gojushiho Sho é uma transformação de Gojushiho Dai e, como o Dai, o Sho é um kata também longo. A arma do Gojushiho Sho é a mão em espada, utilizada em bloqueios e estocadas para repelir ataques. Só é possível captar a essência característica desse kata quando ele é executado por um karateka experiente cuja técnica tenha alcançado maturidade.
Gojushiho Dai
O Gojushiho é um kata oriundo da região de Shuri, ilha de Okinawa. Esse kata deu origem a mais dois kata, Gojushiho Dai e Gojushiho Sho. O seu nome significa cinquenta e quatro passos e o seu antigo nome era Hotaku que significa pássaro carpinteiro. Na China esse kata era chamado de Hakutsuru (54 passos da pantera negra). Com secenta e dois movimentos, Gojushiho Dai é um dos kata mais longos. Um pouco mais longo do que no tempo em que era chamado apenas de Gojushiho (cinquenta e quatro passos). Entre as suas características distintivas estão várias técnicas suaves e fluentes, posturas como a do gato (neko ashi dachi) e de uma só perna, que exigem excelente equilíbrio, e seus movimentos giratórios. Há diversos bloqueios com o punho "cabeça de galo"e ataques com soco descendente. É necessário um alto nível de habilidade técnica para executar com eficácia este avançado kata. É possível que você já tenha visto esse kata sendo executado pelo Shihan Hirokazu Kanazawa. Com a denominação de Gojushiho Sho e não como Gojushiho Dai. Embora eu tenha respeito pelo Shihan Hirokazu Kanazawa, não concordo com a troca do nome de um pelo outro. Prefiro seguir a orientação do Mestre Gichin Funakoshi e seu aluno que continuou o seu trabalho de divulgar o Karate, mestre Masatoshi Nakayama. A explicação para essa troca não está na quantidade de seus passos, em que o Dai possui secenta e dois passos e o Sho secenta e cinco passos; mas na essência de cada um desses kata. O sentido de cada um deles só pode ser entendido quando se busca estudá-lo a fundo. Porém algumas associações de Karate adotaram o que o Shihan Hirokazu Kanazawa ensinou.
Nijushiho
O Nijushiho é originário da região de Tomari, ilha de Okinawa. Esse kata é uma variação do Niseishi Kata. O nome que identifica este kata - "vinte e quatro passos"- derivou originariamente do número de movimentos dos pés. A execussão desse kata só é correta quando os movimentos são suaves e fluem ininterruptamente de um para outro. Se a integração total das várias forças e da velocidade não for dominada completamente, a execussão se parecerá a uma dança. O bloqueio com o dorso da mão (haishu uke) aplicado neste kata segue um curso específico e usa certas partes do corpo de um modo que o diferência nitidamente de outros bloqueios com os quais não se deve confundí-lo, ou seja, o bloqueio em gancho com a mão em espada (kake shuto uke), bloqueio vertical com a mão em espada ( tate shuto uke), bloqueio com a mão em espada (shuto uke) e o bloqueio agarrando (tsukami uke) e assim por diante.
Sochin
Sochin é originário da região de Naha, ilha de Okinawa, o qual é praticado por várias escolas. No Sochin encontramos a grandeza, a força e o poder estável. A postura imóvel, de grande estabilidade (fudo dachi), é tão usada, que é geralmente conhecida como a postura do Sochin. No que se refere à defesa, a postura imóvel oferece uma base sólida para resistir a ataques desferidos pela frente, por trás ou pelos lados. As características do kata despontam melhor quando ele é executado lentamente, revelando assim uma certa reverência e poder. O ritmo relativamente lento significa que os músculos com frequência passam muito gradativamente de um estado de relaxamento total à tensão total. Alguns movimentos, porém, exigem produção instantânea de força múscular. Um dos benefícios do kata é que ele desenvolve um senso aguçado do momento oportuno, o que possibilita ataques repetidos sem dar tempo ao oponente para um contra-ataque. Essas extraordinárias técnicas podem favorecer muito as habilidades de Karate, ajudando a desenvolver a tranquilidade mental necessária para as artes marciais e para a própria vida.
QUARTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2009
Unsu
Unsu é um kata similar ao Unshu, o qual é originário da região de Tomari, ilha de Okinawa. Esse kata é também chamado de Unte por algumas escolas tradicionais de Okinawa. O mesmo também é executado pela escola Wado-ryu, estilo representado por José Grácio sensei em três corações-MG. Embora nem sempre se consiga ver, as nuvens passam por transformações incessantes. O mesmo ocorre com este kata que toma o seu nome -"Mãos de Nuvens" - desse fenômeno. Em reação aos movimentos do adversário, este kata contém saltos altos e baixos, deslizamentos, esquivas e provocações; ele também requer o uso de todas as partes do corpo como armas e, de modo especial, desenvolve leveza e rapidez, sentido do momento apropriado, ritmo e habilidades estratégicas. Uma das características singulares desse kata é a combinação que vai do bloqueio com o punho"cabeça de galo"(keito uke) ao contra-ataque com a mão em lança de um só dedo (ippon nukite). Outra é o uso hábil de chutes desferidos em várias direções. Mas para não parecer um espantalho tentando dançar, o karateka precisa primeiro dominar os kata básicos, especialmente a série Heian e os kata Kanku, Enpi e Jion.
DOMINGO, 22 DE FEVEREIRO DE 2009
Chinte
Acredita-se que o nome Chinte, escrito com caracteres chineses que significam "extraordinário" e " mãos", deriva das técnicas singulares do kata. O kata como um todo tem uma sequência de movimentos que começa com tranquilidade, torna-se vigorosa e termina na calma. Há muito a aprender com esse kata. Um ponto é o domínio da técnica de socar usando a força gerada pela pressão do pé de trás contra o chão. Depois de bloquear na postura imóvel, o joelho do pé de trás é levado à frente para assumir a postura avançada ( zenkutsu dachi ). Outro ponto é o tate ken, raramente visto nas técnicas básicas do Karate, embora seja comum nas artes marciais chinesas. Há também técnicas para atacar os olhos com a mão em ponta de lança de dois dedos (nihon nukite zuki). Essa é uma técnica de autodefesa eficaz para as mulheres que tem pouca força muscular. O último movimento exige a sensação de força na calma, de ondas se afastando calmamente depois de se arremessarem contra a praia.
SÁBADO, 21 DE FEVEREIRO DE 2009
Kanku Sho
O kanku Sho é originário da região de shuri, ilha de Okinawa, tal como o Kanku Dai. Antes de praticar o Kanku Sho, você deve dominar totalmente os fundamentos de Heian Yondan e ter assimilado perfeitamente todas as técnicas do Kanku Dai. A configuração das técnicas ofensivas e defensivas nos dois kata é praticamente a mesma, como também o são a velocidade e o vigor da rotação e as várias técnicas. A diferença está nos contra-ataques que usam o golpe com a mão em espada ou o chute para a frente depois de um bloqueio. No Kanku Dai, esses movimentos são desferidos principalmente no nível superior; no kanku Sho, principalmente no nível médio. Ao executar este kata, lembre-se de expressar três fatores: uso correto da força, velocidade das técnicas e a distensão e contração dos músculos. O karateka só dominará o Kanku Sho se compreender perfeitamente que o pulo e o giro baixo não são uma ação única.
Bassai Sho
O Bassai Sho tal como o Bassai Dai são oriundos da região de Shuri, ilha de Okinawa. O Bassai Sho deve ser praticado depois que você adquiriu domínio pleno do Bassai Dai. Os dois kata formam uma série; a diferença está em que o Bassai Dai mostra força e solenidade externas, ao passo que o Bassai Sho, na calma de suas técnicas, contém força interior. As características básicas do Bassai Sho são os movimentos em arco das mãos e dos pés e o uso da mão em espada, do dorso da mão e da boca de tigre. As técnicas aprendidas neste kata são defesas contra ataques com bastões. Com frequência, usa-se a palma com esse objetivo e a força é importante para cada bloqueio, especialmente contra bastões pesados. Os pulsos, os cotovelos e os joelhos devem ser flexíveis, mas as posições devem ser firmes. De importância especial são a correta aplicação da força e a velocidade apropriada ao executar as técnicas. Este kata é um bom meio para aprender a bloquear com força e contra-atacar com vigor depois de tensionar os músculos lentamente, de acordo com a respiração.
SEXTA-FEIRA, 9 DE JANEIRO DE 2009
Jion
O Jion é originário da região de Tomari, ilha de Okinawa. Encontramos o seu nome Jion em muitos documentos chineses antigos. Também é possível que alguma arte marcial chinesa tenha sido transmitida por pessoas ligadas a um templo chamado Jion. Esse kata contém em si a harmonia perfeita e seus movimentos calmos ocultam um espírito forte.
É apropriado para levar ao domínio dos movimentos giratórios e da mudança de direção, e não inclui nenhuma técnica particulamente difícil. Adotando várias posições encontradas em Heian e Tekki, pois é valiosíssimo para dominar tempos rápidos e lentos. Como também aprender os fundamentos dos movimentos simultâneos de braços e pernas, executados durante a mudança de direção.
Gankaku
O Gankaku é um kata originário da região de Tomari, ilha de Okinawa, muito antigo. Este kata era chamado de Chinto e seu nome atual,"Grou sobre a rocha ou a Garça pousada na pedra",deriva das posturas muito semelhantes da Garça ou do Grou. Porque a Garça ou o Grou, apoiados numa só perna, sobre a rocha, está prestes a lançar-se sobre o inimigo. Nessa posição, o praticante deve ter a sensação de inibir e subjugar os movimentos do adversário.
Tendo o yoko geri keage como seu núcleo especial, esse kata não se compara a nenhum outro. Ele é apropriado para o praticante dominar o equilíbrio enquanto se põe sobre uma perna só e simultaneamente contra-ataca com um chute lateral e com o dorso do punho. Esse kata é praticado por várias escolas como: Shito-ryu, Wado-ryu e Shorin-ryu. Alguns estilos como o Shotokan, o pratica sob outras denominações como Gankaku (nomeado pelo mestre Gichin Funakoshi).
Enpi
O Enpi foi criado na região de Tomari, ilha de Okinawa, originando-se do Kenpo. O nome anterior desse kata era Wanshu e o significado do nome Enpi"andorinha voadora", está no golpe ascendente no nível superior ( jodan age zuki) e no ato de saltar e golpear ao mesmo tempo em que o praticante agarra o oponente e o puxa. Todos esses movimentos sugerem o voo alto e baixo da andorinha. O nome Enpi também se aplica à inversão de direção, que é como voar. Esse é um kata leve e fácil, enérgico e perspicaz.
Num confronto com o adversário, ao ser agarrado pela mão, o praticante pode descobrir técnicas e aberturas, induzir o oponente a atacar, e pode ainda aprender com a mudança de táticas.
Hangetsu
Originário da região de Naha, ilha de Okinawa, esse kata no curso do seu desenvolvimento, inicialmente chamado Seishan, passou a ser conhecido como Hangetsu (meia lua). Devido aos movimentos semicirculares das mãos e dos pés, com os quais o kata é realizado.
São características desse kata as técnicas rápidas e lentas, os movimentos de mãos e pés coordenados com a respiração e o deslizamento dos pés são sempre úteis para que o karateka se insinue entre as pernas do oponente, atacando e pertubando o equilíbrio dele. Os movimentos com deslizamento dos pés no Hangetsu são mais eficazes para ataques de perto.
Jitte
Originário da região de Tomari, ilha de Okinawa, é praticado por diversas escolas de Karate, como: Shito-ryu, Wado-ryu, Shotokan etc. O seu nome quer dizer "dez mãos". Outros mestres alegam que a suas formas de yama gamae (postura da montanha) lembram as formas de um jitte ( arma suplementar de defesa usada pelos samurai). A ideia implícita na palavra Jitte é que o domínio desse kata deve capacitar o praticante a realizar a ação de dez homens. Ele ensina técnicas que permitem enfrentar ataques desferidos com armas, especialmente bastões.
Um bloqueio vigoroso exige o domínio completo de vários pontos importantes encontrados também no kata Heian Sandan, como o papel fundamental dos quadris na concentração da força. O kata Jitte ajuda a fortalecer os ossos e os tendões; também ajuda a compreender a importância de se manter certa tensão nas partes laterais do tórax. Como também saber controlar essa tensão, por exemplo, ao girar o tronco depois de bloquear, ao derrubar o oponente ou agarrar o adversário a força.
QUINTA-FEIRA, 8 DE JANEIRO DE 2009
kanku Dai
O Kanku Dai é um kata originário da região de Shuri, ilha de Okinawa, praticado pela escola Shotokan. O siginificado do seu nome quer dizer olhar para o céu. Esse é o kata cuja apresentação Gichin Funakoshi mais gostava de ver, pois era o seu kata preferido.
Era dito pelos antigos mestres que deste kata, sensei Itosu, criou os cinco kata da série Heian. O Kanku Dai é um dos kata mais longo do Karate e o seu nome atual deriva do primeiro e segundo movimentos, olhando para o céu. Seu nome anterior, Kushanku, deve a sua origem a Kung Siang Chun, membro de uma missão diplomática durante a dinastia Ming; e especialista em arte marcial chinesa. Esse kata está dividido em dois, a saber: Kanku Dai e Kanku Sho. Existem outros similares com seus nomes antigos, Kushanku Dai e Kushanku Sho, praticados por outras escolas como Shorin Ryu, Wado Ryu, Shito Ryu etc.
Com esse kata, o praticante aprende a se defender de uma variedade de ataques desferidos por diversos adversários, provenientes de quatro e até oito direções,pois ele é rico em variações.
Naturalmente, ele compreende técnicas de tempo rápido e lento, a dinâmica da força e a expansão e contração do corpo. Dele o praticante tem que dominar as mudanças de direção, o salto e queda.
QUARTA-FEIRA, 7 DE JANEIRO DE 2009
Bassai Dai
Bassai Dai é originário da região de Shuri, ilha de Okinawa, praticado pela maioria dos estilos, como: Wado-ryu, Shotokan, Shorin-ryu etc. Esse kata possui outras variações e denominações diferentes por se tratar de uma forma antiga e influênciada por muitos mestres da época, como: Matsumura no Passai; Tomari no Passai; Passai Dai; Bassai Dai; e Bassai Sho.
O kata Bassai recebe esse nome porque pressupõe o espírito e a força necessários para investir contra o inimigo. Ele precisa ser cheio de vitalidade, mas se não tiver uma dignidade imponente, suas características especiais não se manifestarão. Bassai é uma joia preciosa entre os kata Shotokan. Depois de aprender os fundamentos com os kata básicos, este deve ser dominado a todo custo. Aprenda a usar os opostos: tranqüilidade e agilidade, força e mudança, técnicas rápidas e lentas, leves e pesadas da força, pois do contrário o kata não será eficaz.
O seu significado quer dizer atravessar a fortaleza, destruir a fortaleza e entrar em uma fortaleza. Derrubando e superando os seus obstáculos, com golpes que pela sua potência têm em essência o poder hipotético de derrubar os muros da fortaleza do inmigo.
As suas técnicas representam repetidas mudanças de bloqueio com os braços, contendo técnicas de agarrar, puxar e pisar. Representando ainda vários movimentos onde o estudante troca as posições de desvantagem em vantagem. O Bassai Dai é um kata que materializa a força de vontade criando a força interior.
Aqui se segui o Bassai Dai em sua forma e depois o mesmo kata realizado em bunkai.
Aqui se segui o Bassai Dai em sua forma e depois o mesmo kata realizado em bunkai.
A série de kata Tekki
Tekki
A série originou-se também como a série Heian na região de Shuri, esta série também são kata básicos. No entanto, a execução desta série é indicada para estudantes avançados.
Nos kata Tekki, o estudante deve adquirir a dignidade e a força das técnicas do Karate e, mais que isso, deve-se dominar a dinâmica, a força propulsora que vem com a prática; com o propósito de fortalecer os quadris e as posturas.
Quanto ao significado há algumas traduções do seu nome com significados diferentes como cavaleiro de ferro ou andar a cavalo.
Tekki Shodan
A linha de atuação na série de kata Tekki é a linha reta, com os movimentos sendo executados para os lados. Se a postura de pés cruzados não estiver correta, a linha de atuação tende a inclinar-se para a frente. Portanto, o rítmo da mudança do peso do corpo e do alinhamento dos dedos de ambos os pés é importante. Qualquer que seja o movimento, a postura emkiba-dachi não deve ser alterada. E quando se executam técnicas para os lados, o corpo, dos quadris para baixo, tem que estar voltado para a frente. A posição é de quem monta a cavalo, logo é muito importante que seja forte e estável. A atitude do praticante deve ser de determinação e eficiência. Para as técnicas especiais de chute, como o chute ondulante (nami-gaeshi ou nami-ashi ), os quadris precisam estar bem posicionados.
Tekki Nidan
Com esse kata, domina-se a diferença entre o bloqueio agarrando do nível médio ( tsukami-uke ) e o bloqueio em gancho do tekki shodan ( kake shuto-uke ), pois é muito importante fazer uma distinção clara entre os dois bloqueios. O bloqueio para baixo e para o lado, com o dorso da mão para baixo ( gedan-uke ), pode ser muito fortalecido colocando-se a mão do outro braço apoiando o cotovelo do braço que bloqueia.
Tekki Sandan
O domínio da rápida regulagem do tempo é necessário para os bloqueios alternados ( gedan-barai e uchi-uke ). Domine a postura em kiba-dachi e dos pés cruzando quando estiver deslocando-se em kiba-dachi, sempre alinhando os dedos para não sair da linha de atuação (enbusen). Com este kata pode-se aprender os pontos chaves do bloqueio contínuo e alternado de nível intermediário. Não importa quão rápido seja o desempenho, a posição deve ser de força e firmeza, como nos outros kata tekki.
Agora veja a sequência de kata da série tekki, e mais adiante os mesmos kata sendo executados em bunkai.
Agora veja a sequência de kata da série tekki, e mais adiante os mesmos kata sendo executados em bunkai.
A série de kata Heian
A série de kata Heian é originária da região de Shuri, ilha de Okinawa, o significado do seu nome quer dizer" paz e tranquilidade". Esta série é também praticada por várias escolas de linhagem similar. O nome da série tem origem no Período Heian japonês, por volta de 794 a 1192. O Período Heian surge com a transferência da capital para Kioto, de modo que nasce um dos períodos de grande desenvolvimento artístico que dura até 1192.
Esta série foi desenvolvida pelo mestre Yasutsune Itosu, conhecido como punho sagrado, o qual foi mestre de Gichin Funakoshi. A título de curiosidade é importante saber que esta série quando foi criada, denominava-se Pinan. Como sabemos, o mestre Gichin Funakoshi, posteriormente mudou o nome de vários kata, os quais possuíam seus nomes em chinês. Como por exemplo o Kushanku, que é conhecido também por Kanku-Dai. Pela execução dos kata da série Heian é necessário dominar os princípios, fundamentos e habilidades indispensáveis ao karate. Portanto, a série Heian é o princípio para o domínio das técnicas básicas e posteriormente para a execução de kata mais avançados.
Heian Shodan
Heian Shodan compõe-se de técnicas básicas de bloqueio:gedan barai, jodan age uke, chudan shuto uke e a técnica de soco oi-zuki. As posturas empregadas são zenkutsu-dachi e kokutsu-dachi. Também inclui o método de contra-ataque kentsui tate mawashi-uchi quando o seu pulso é agarrado por um adversário. As coisas mais importantes a serem dominadas neste kata são a inversão de direção e o movimento das pernas. Como esse é o primeiro kata a ser aprendido, é importante treiná-lo em movimentos com os pés e seguindo a linha de atuação (enbusen). Atenção, é muito importante que você objetive o domínio da posição frontal e dorsal, enquanto se familiariza com os aspectos essenciais do soco oi-zuki.
Heian Nidan
As técnicas praticadas no Heian Nidan são o bloqueio (hidari haiwan ridari sokumen jodan yoko uke ( bloqueio do nível superior para o lado esquerdo com o lado de cima do antebraço), mae-geri keage ( chute frontal ascendente ) e o ataque simultâneo com yoko-geri keage e migi uraken jodan yoko mawashi-uchi ( golpe indireto horizontal no nível superior com o dorso do punho direito e chute lateral ascendente). Para que esse ataque simultâneo seja vigoroso e eficaz, o kamae no sétimo movimento tem que ser perfeito. Para realizar esse movimento sobreponha o punho direito sobre o punho esquerdo, forme um eixo com a perna de apoio, os quadris e a cabeça, ao mesmo tempo que você levanta o pé que chuta até o joelho da perna de apoio enquanto gira os quadris. É também importante o domínio perfeito da inversão de direções e a tomada da posição inversa ( gyaku hami)semivoltada para a frente, começando da mesma posição. Aqui empregamos hidari chudan uchi-uke, mae geri keage e gyaku zuki em um único movimento.
Heian Sandan
O Heian sandan consiste em bloqueios alternados, do nível médio para o inferior, (migi chudan uchi-uke e hidari gedan barai). bloqueio com o cotovelo (hidari enpi yoko-uchi), golpe com o dorso do punho ( migi uraken migi sokumen tate mawashi-uchi), chute triturador (fumikomi) e outras técnicas. São de especial importância: treinar na postura kiba dachi e dominar a técnica de deslocamento dos pés ( yori-ashi) no final do kata.
Heian Yondan
As técnicas no Heain Yondan são o bloqueio , ryo ken gedan juji uke, morote uke, kakiwake uke e chudan shuto-uke. E golpes com migi shuto soto mawashi-uchi, mae geri keage, uraken tate mawashi uchi, mae enpi uchi e hiza geri. Várias técnicas de bloqueio e arremate podem ser aprendidas com esse kata, por exemplo, saltar levemente a frente para um golpe semicircular vertical, com o dorso do punho, depois de ter realizado um mae geri keage ( chute frontal ascendente ). Para isso, é preciso que se tenha ótimo equilíbrio na postura kake-dachi ( posição de pés cruzados).
Heian Godan
Nesse kata, é usada uma postura especial do antebraço, a postura da água corrente ( mizu nagare). Este kata é usado para golpear. Não se esqueça de que o antebraço e o tórax devem ficar paralelos. É importante dominar o equílibrio, como ao assumir a postura de pernas cruzadas ( kake-dachi) ao aterrissar de um salto. No Heian Godan, as técnicas incluemmizu nagare, jodan juji-uke, gedan juji-uke, nagashi-uke, morote-uke, chudan osae-uke, chudan uchi-uke e kake shuto-uke. Enquanto que os golpes são oi-zuki, shuto gedan uchi komi e mikazuki-geri. As posturas usadas sãozenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi e kake-dachi.
Aqui se segui a série Heian.
Aqui se segui a série Heian.
Aqui temos a série Heian sendo praticada incluindo-se bunkai. E por último Yoshiharu Osaka com praticantes da JKA.
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