Wankan

Jiin

QUINTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2009
Meikyo

Gojushiho Sho

Gojushiho Dai

Nijushiho

Sochin

QUARTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2009
Unsu

DOMINGO, 22 DE FEVEREIRO DE 2009
Chinte

SÁBADO, 21 DE FEVEREIRO DE 2009
Kanku Sho

Bassai Sho

O Bassai Sho tal como o Bassai Dai são oriundos da região de Shuri, ilha de Okinawa. O Bassai Sho deve ser praticado depois que você adquiriu domínio pleno do Bassai Dai. Os dois kata formam uma série; a diferença está em que o Bassai Dai mostra força e solenidade externas, ao passo que o Bassai Sho, na calma de suas técnicas, contém força interior. As características básicas do Bassai Sho são os movimentos em arco das mãos e dos pés e o uso da mão em espada, do dorso da mão e da boca de tigre. As técnicas aprendidas neste kata são defesas contra ataques com bastões. Com frequência, usa-se a palma com esse objetivo e a força é importante para cada bloqueio, especialmente contra bastões pesados. Os pulsos, os cotovelos e os joelhos devem ser flexíveis, mas as posições devem ser firmes. De importância especial são a correta aplicação da força e a velocidade apropriada ao executar as técnicas. Este kata é um bom meio para aprender a bloquear com força e contra-atacar com vigor depois de tensionar os músculos lentamente, de acordo com a respiração.
SEXTA-FEIRA, 9 DE JANEIRO DE 2009
Jion

É apropriado para levar ao domínio dos movimentos giratórios e da mudança de direção, e não inclui nenhuma técnica particulamente difícil. Adotando várias posições encontradas em Heian e Tekki, pois é valiosíssimo para dominar tempos rápidos e lentos. Como também aprender os fundamentos dos movimentos simultâneos de braços e pernas, executados durante a mudança de direção.
Gankaku

Tendo o yoko geri keage como seu núcleo especial, esse kata não se compara a nenhum outro. Ele é apropriado para o praticante dominar o equilíbrio enquanto se põe sobre uma perna só e simultaneamente contra-ataca com um chute lateral e com o dorso do punho. Esse kata é praticado por várias escolas como: Shito-ryu, Wado-ryu e Shorin-ryu. Alguns estilos como o Shotokan, o pratica sob outras denominações como Gankaku (nomeado pelo mestre Gichin Funakoshi).
Enpi

Num confronto com o adversário, ao ser agarrado pela mão, o praticante pode descobrir técnicas e aberturas, induzir o oponente a atacar, e pode ainda aprender com a mudança de táticas.
Hangetsu

São características desse kata as técnicas rápidas e lentas, os movimentos de mãos e pés coordenados com a respiração e o deslizamento dos pés são sempre úteis para que o karateka se insinue entre as pernas do oponente, atacando e pertubando o equilíbrio dele. Os movimentos com deslizamento dos pés no Hangetsu são mais eficazes para ataques de perto.
Jitte

Um bloqueio vigoroso exige o domínio completo de vários pontos importantes encontrados também no kata Heian Sandan, como o papel fundamental dos quadris na concentração da força. O kata Jitte ajuda a fortalecer os ossos e os tendões; também ajuda a compreender a importância de se manter certa tensão nas partes laterais do tórax. Como também saber controlar essa tensão, por exemplo, ao girar o tronco depois de bloquear, ao derrubar o oponente ou agarrar o adversário a força.
QUINTA-FEIRA, 8 DE JANEIRO DE 2009
kanku Dai

Era dito pelos antigos mestres que deste kata, sensei Itosu, criou os cinco kata da série Heian. O Kanku Dai é um dos kata mais longo do Karate e o seu nome atual deriva do primeiro e segundo movimentos, olhando para o céu. Seu nome anterior, Kushanku, deve a sua origem a Kung Siang Chun, membro de uma missão diplomática durante a dinastia Ming; e especialista em arte marcial chinesa. Esse kata está dividido em dois, a saber: Kanku Dai e Kanku Sho. Existem outros similares com seus nomes antigos, Kushanku Dai e Kushanku Sho, praticados por outras escolas como Shorin Ryu, Wado Ryu, Shito Ryu etc.
Com esse kata, o praticante aprende a se defender de uma variedade de ataques desferidos por diversos adversários, provenientes de quatro e até oito direções,pois ele é rico em variações.
Naturalmente, ele compreende técnicas de tempo rápido e lento, a dinâmica da força e a expansão e contração do corpo. Dele o praticante tem que dominar as mudanças de direção, o salto e queda.
QUARTA-FEIRA, 7 DE JANEIRO DE 2009
Bassai Dai

O kata Bassai recebe esse nome porque pressupõe o espírito e a força necessários para investir contra o inimigo. Ele precisa ser cheio de vitalidade, mas se não tiver uma dignidade imponente, suas características especiais não se manifestarão. Bassai é uma joia preciosa entre os kata Shotokan. Depois de aprender os fundamentos com os kata básicos, este deve ser dominado a todo custo. Aprenda a usar os opostos: tranqüilidade e agilidade, força e mudança, técnicas rápidas e lentas, leves e pesadas da força, pois do contrário o kata não será eficaz.
O seu significado quer dizer atravessar a fortaleza, destruir a fortaleza e entrar em uma fortaleza. Derrubando e superando os seus obstáculos, com golpes que pela sua potência têm em essência o poder hipotético de derrubar os muros da fortaleza do inmigo.
As suas técnicas representam repetidas mudanças de bloqueio com os braços, contendo técnicas de agarrar, puxar e pisar. Representando ainda vários movimentos onde o estudante troca as posições de desvantagem em vantagem. O Bassai Dai é um kata que materializa a força de vontade criando a força interior.
Aqui se segui o Bassai Dai em sua forma e depois o mesmo kata realizado em bunkai.
Aqui se segui o Bassai Dai em sua forma e depois o mesmo kata realizado em bunkai.
A série de kata Tekki

Tekki
A série originou-se também como a série Heian na região de Shuri, esta série também são kata básicos. No entanto, a execução desta série é indicada para estudantes avançados.
Nos kata Tekki, o estudante deve adquirir a dignidade e a força das técnicas do Karate e, mais que isso, deve-se dominar a dinâmica, a força propulsora que vem com a prática; com o propósito de fortalecer os quadris e as posturas.
Quanto ao significado há algumas traduções do seu nome com significados diferentes como cavaleiro de ferro ou andar a cavalo.
Tekki Shodan
A linha de atuação na série de kata Tekki é a linha reta, com os movimentos sendo executados para os lados. Se a postura de pés cruzados não estiver correta, a linha de atuação tende a inclinar-se para a frente. Portanto, o rítmo da mudança do peso do corpo e do alinhamento dos dedos de ambos os pés é importante. Qualquer que seja o movimento, a postura emkiba-dachi não deve ser alterada. E quando se executam técnicas para os lados, o corpo, dos quadris para baixo, tem que estar voltado para a frente. A posição é de quem monta a cavalo, logo é muito importante que seja forte e estável. A atitude do praticante deve ser de determinação e eficiência. Para as técnicas especiais de chute, como o chute ondulante (nami-gaeshi ou nami-ashi ), os quadris precisam estar bem posicionados.
Tekki Nidan
Com esse kata, domina-se a diferença entre o bloqueio agarrando do nível médio ( tsukami-uke ) e o bloqueio em gancho do tekki shodan ( kake shuto-uke ), pois é muito importante fazer uma distinção clara entre os dois bloqueios. O bloqueio para baixo e para o lado, com o dorso da mão para baixo ( gedan-uke ), pode ser muito fortalecido colocando-se a mão do outro braço apoiando o cotovelo do braço que bloqueia.
Tekki Sandan
O domínio da rápida regulagem do tempo é necessário para os bloqueios alternados ( gedan-barai e uchi-uke ). Domine a postura em kiba-dachi e dos pés cruzando quando estiver deslocando-se em kiba-dachi, sempre alinhando os dedos para não sair da linha de atuação (enbusen). Com este kata pode-se aprender os pontos chaves do bloqueio contínuo e alternado de nível intermediário. Não importa quão rápido seja o desempenho, a posição deve ser de força e firmeza, como nos outros kata tekki.
Agora veja a sequência de kata da série tekki, e mais adiante os mesmos kata sendo executados em bunkai.
Agora veja a sequência de kata da série tekki, e mais adiante os mesmos kata sendo executados em bunkai.
A série de kata Heian
A série de kata Heian é originária da região de Shuri, ilha de Okinawa, o significado do seu nome quer dizer" paz e tranquilidade". Esta série é também praticada por várias escolas de linhagem similar. O nome da série tem origem no Período Heian japonês, por volta de 794 a 1192. O Período Heian surge com a transferência da capital para Kioto, de modo que nasce um dos períodos de grande desenvolvimento artístico que dura até 1192.
Esta série foi desenvolvida pelo mestre Yasutsune Itosu, conhecido como punho sagrado, o qual foi mestre de Gichin Funakoshi. A título de curiosidade é importante saber que esta série quando foi criada, denominava-se Pinan. Como sabemos, o mestre Gichin Funakoshi, posteriormente mudou o nome de vários kata, os quais possuíam seus nomes em chinês. Como por exemplo o Kushanku, que é conhecido também por Kanku-Dai. Pela execução dos kata da série Heian é necessário dominar os princípios, fundamentos e habilidades indispensáveis ao karate. Portanto, a série Heian é o princípio para o domínio das técnicas básicas e posteriormente para a execução de kata mais avançados.
Heian Shodan
Heian Shodan compõe-se de técnicas básicas de bloqueio:gedan barai, jodan age uke, chudan shuto uke e a técnica de soco oi-zuki. As posturas empregadas são zenkutsu-dachi e kokutsu-dachi. Também inclui o método de contra-ataque kentsui tate mawashi-uchi quando o seu pulso é agarrado por um adversário. As coisas mais importantes a serem dominadas neste kata são a inversão de direção e o movimento das pernas. Como esse é o primeiro kata a ser aprendido, é importante treiná-lo em movimentos com os pés e seguindo a linha de atuação (enbusen). Atenção, é muito importante que você objetive o domínio da posição frontal e dorsal, enquanto se familiariza com os aspectos essenciais do soco oi-zuki.
Heian Nidan
As técnicas praticadas no Heian Nidan são o bloqueio (hidari haiwan ridari sokumen jodan yoko uke ( bloqueio do nível superior para o lado esquerdo com o lado de cima do antebraço), mae-geri keage ( chute frontal ascendente ) e o ataque simultâneo com yoko-geri keage e migi uraken jodan yoko mawashi-uchi ( golpe indireto horizontal no nível superior com o dorso do punho direito e chute lateral ascendente). Para que esse ataque simultâneo seja vigoroso e eficaz, o kamae no sétimo movimento tem que ser perfeito. Para realizar esse movimento sobreponha o punho direito sobre o punho esquerdo, forme um eixo com a perna de apoio, os quadris e a cabeça, ao mesmo tempo que você levanta o pé que chuta até o joelho da perna de apoio enquanto gira os quadris. É também importante o domínio perfeito da inversão de direções e a tomada da posição inversa ( gyaku hami)semivoltada para a frente, começando da mesma posição. Aqui empregamos hidari chudan uchi-uke, mae geri keage e gyaku zuki em um único movimento.
Heian Sandan
O Heian sandan consiste em bloqueios alternados, do nível médio para o inferior, (migi chudan uchi-uke e hidari gedan barai). bloqueio com o cotovelo (hidari enpi yoko-uchi), golpe com o dorso do punho ( migi uraken migi sokumen tate mawashi-uchi), chute triturador (fumikomi) e outras técnicas. São de especial importância: treinar na postura kiba dachi e dominar a técnica de deslocamento dos pés ( yori-ashi) no final do kata.
Heian Yondan
As técnicas no Heain Yondan são o bloqueio , ryo ken gedan juji uke, morote uke, kakiwake uke e chudan shuto-uke. E golpes com migi shuto soto mawashi-uchi, mae geri keage, uraken tate mawashi uchi, mae enpi uchi e hiza geri. Várias técnicas de bloqueio e arremate podem ser aprendidas com esse kata, por exemplo, saltar levemente a frente para um golpe semicircular vertical, com o dorso do punho, depois de ter realizado um mae geri keage ( chute frontal ascendente ). Para isso, é preciso que se tenha ótimo equilíbrio na postura kake-dachi ( posição de pés cruzados).
Heian Godan
Nesse kata, é usada uma postura especial do antebraço, a postura da água corrente ( mizu nagare). Este kata é usado para golpear. Não se esqueça de que o antebraço e o tórax devem ficar paralelos. É importante dominar o equílibrio, como ao assumir a postura de pernas cruzadas ( kake-dachi) ao aterrissar de um salto. No Heian Godan, as técnicas incluemmizu nagare, jodan juji-uke, gedan juji-uke, nagashi-uke, morote-uke, chudan osae-uke, chudan uchi-uke e kake shuto-uke. Enquanto que os golpes são oi-zuki, shuto gedan uchi komi e mikazuki-geri. As posturas usadas sãozenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi e kake-dachi.
Aqui se segui a série Heian.
Aqui se segui a série Heian.
Aqui temos a série Heian sendo praticada incluindo-se bunkai. E por último Yoshiharu Osaka com praticantes da JKA.
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