segunda-feira, 5 de março de 2012

A Laranjeira

* Ficha do pé de laranja
* dados botanicos
*descrição
* modo de cultivo
* plantio e adubação
* cuidados e manutenção

Ficha Técnica: Citrus sinensis Texto e fotos da Eng.Agr.Miriam Stumpf.



O pé de laranja
Nome Técnico:Citrus sinensis L. Osbeck
Nomes Populares :Laranjeira, laranja doce
Família : Família Rutaceae
Origem:Originária da Ásia

Descrição:É uma árvore de pequeno porte, em torno de 8,0 metros de altura, tronco de casca acinzentada, muito ramificada de copa densa com forma arredondada. As folhas são ovais, de textura coriácea, borda lisa, cor verde intenso, exalando perfume quando esmagadas.
As flores são pequenas, brancas, perfumadas, sendo polinizadas por abelhas, que produzem com elas um mel de excelente qualidade.
O fruto é globoso, mais arredondado conforme a variedade, de coloração verde a laranja e casca com óleo perfumado. A polpa é aquosa com cor amarela ou alaranjada conforme a variedade e estágio de maturação.
Frutifica praticamente ao longo do ano, mais intenso de abril a setembro.

Modo de Cultivo :Para plantar uma laranjeira com sucesso a época ideal é na estação mais chuvosa ou durante o inverno nos estados do sul do país.
O clima melhor para cultivo fica com temperaturas entre 23 e 32 ºC, mas a resistência ao frio depende da variedade. Regiões muito quentes, com temperaturas superiores a 32 ºC e com déficit hídrico não são adequadas para o cultivo desta planta, apesar de que a irrigação controlada poderá resolver um dos problemas.
A laranjeira conhecida como laranja-azeda, utilizada para o preparo de doces em calda e cristalizados é a variedade Citrus auranticum. Algumas variedades de possíveis cultivo são a Natal, Pera e Valência, para a Região Leste e Piralima, Seleta, Valência e Hamlin para o Sul.

Plantio e Adubação :A laranjeira se desenvolve bem em qualquer tipo de solo, mas os areno-argilosos têm melhor resposta. Devem ser profundos, não plantar em solos rasos, o pH é de 6,0 a 6,5.Se houver muita acidez corrigir com calcáreo na quantidade recomendada pela análise de solos.
Fazer a preparação da cova, maior que o torrão, adicionar areia no fundo, 5-10 litros de adubo animal curtido, 200 gramas de farinha de ossos e 200 gramas de adubo químico NPK fórmula 10-20-20, misturando com a terra para não queimar as raízes.
Não esquecer de regar.
Adubações de cobertura devem ser feitas no inverno ou no início das estações chuvosas, na projeção da copa. Utilizar adubo granulado 10-20-20 ou similar, misturado com húmus de minhoca em sulco, não esquecendo de regar depois.

Cuidados e manutenção :Os tratos culturais para a laranjeira são simples: corte dos ramos secos, não deixar frutos no chão e manter sem inços, colocando cobertura morta ao redor.
Manter rígida vigilância quanto à presença de formigas, pois a cochonilha é um dos principais problemas para as laranjeiras. Quando notar cochonilhas, aplique óleo de nim ou óleo mineral, ajudará a controlar a infestação, mas será preciso eliminar as formigas também.
Procure um agrônomo que indicará o defensivo melhor para a região.

---------

Como Plantar
Nossas mudas são entregues prontas para o plantio. Como não são feitas em sacos plásticos não é necessário cortar o fundo do torrão. As covas podem ser individuais na posição de plantio de cada muda, ou podem ser feitos sulcos ao longo das linhas de plantio. Com o terreno corrigido, não é preciso adubar o local de plantio. A adição de esterco curtido e até de adubos químicos nas covas, entretanto, pode ajudar no desenvolvimento inicial das mudas em solos não totalmente corrigidos. É importante consultar um especialista para se evitar enganos. Quantidades como 0,5 kg de superfosfato simples e 3 kg de cama de frango bem misturados por cova ou por metro linear de sulco são comuns. As mudas são plantadas na altura em que se encontram nos torrões. É importante não enterrar o colo da planta, que é a região de transição entre tronco e raiz. Traz-se solo destorroado para dentro da cova, ao redor do torrão e compacta-se muito bem com as pontas dos dedos das mãos, até na altura do solo original. É muito importante não entortar as raízes da muda durante o plantio. Para isto a firmeza do torrão e a embalagem biodegradável são de grande importância. Fazer uma coroa de terra em volta da muda para pelo menos 20 litros de água e enchê-la imediatamente após o plantio. Repetir a operação pelo menos 1 vez por semana caso não chova, até o início da brotação, quando então as irrigações podem ser mais espaçadas. Como não é preciso cortar o fundo do torrão das Mudas Citrolima, não há feridas frescas para a entrada do fungo da Gomose e, portanto, não é necessário aplicar fungicidas sistêmicos após o plantio.
Adubação
É essencial consultar um técnico para todos os tratos culturais no pomar. A tabela aqui apresentada para adubação de laranjeiras serve apenas como referência preliminar. Consideramos o uso de fórmulas do tipo 12-6-12, 15-5-15 ou 20-5-20. Para as quantidades, baseia-se apenas no conteúdo de nitrogênio. Por exemplo 100 g de N correspondem a 500 g da fórmula 20-5-20. As plantas recebem uma adubação básica de acordo com sua idade, de 50 g por ano de idade do pomar, até a quantidade fixa de 350 g de N a partir do 7º ano e, adicionalmente, uma adubação por caixa produzida ou a produzir correspondente a 100 g de N por caixa.
Nitrogênio
Anos de Idade do Pomar
g/planta
g/caixa
Número de aplicações
Primeiro
50
5
Segundo
100
4
Terceiro
150
100
3
Quarto
200
100
3
Quinto
250
100
3
Sexto
300
100
3
Sétimo ou mais
350
100
3
Assim, um pomar com 8 anos e 4 caixas por planta de laranjas poderia receber 350 g + 400 g = 750 g de Nitrogênio, ou 3,75 kg de 20-5-20. A quantidade é dividida pelo número de aplicações, que são feitas a intervalos regulares durante o período chuvoso do ano. No caso de porta-enxertos diferentes de limão cravo ou frutas precoces, tangerinas ou limões, pode-se usar fórmulas com mais Potássio do que Nitrogênio.
PRAGAS E DOENÇAS As principais pragas e doenças em citros que podem ser controladas através da aplicação de defensivos ou manejo ecológico são ácaro da leprose, ácaro da ferrugem, ácaro vermelho, ácaro branco, moscas das frutas, formigas cortadeiras, bicho furão, cochonilha pardinha, orthézia, psilídeos, cigarrinhas do amarelinho, pinta preta, verrugose, melanose, alternária e estrelinha. Procure um técnico para orientações específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário