domingo, 19 de fevereiro de 2012

Rosas - Enxertos e Borbulhas

Carolina Gurgel



Quando alguém pensa em borbulhas, vem logo a idéia de sapato apertado, catapora, verruga, que horror! Mas não é nada disso! Nossa borbulha ou gema é o embrião de uma linda rosa, que vai ganhar uma mãe emprestada, só que mais forte e saudável.
Se você é "Rosamaníaco", pense em ter qualquer rosa que você imaginar, no seu jardim! Se você ganhou um ramo de rosas no dia dos namorados, tão lindas que não dá nem para acreditar: olha aí sua borbulha chegando!
Pegue um galho bem verdinho e saudável e (aproveitando que estamos no outono, que é a época certa) corte um pedaço de uns 10 ou 15 cm. Corte fora as folhas, a flor, os espinhos, tudinho. Só tome cuidado com as borbulhas, nem encoste nelas!!!!!!

Mas onde estão e como são essas benditas borbulhas? Olhe bem, no lugar que sai do galho, um raminho de 5 folhas: no vão entre ele e o galho maior há um carocinho verde, que é o começo de um broto, onde ia aparecer uma nova rosa.
Achou? É isso aí, mesmo!!!
Agora, onde você plantou o cavalo, a mãe adotiva? Ele está forte e bem enraizado? Então pronto... Corte nele um T com um canivete bem afiado, e delicadamente abra as duas ponta que aparecerem. Ficará parecido com um zíper de calça, aberto.


Do galho da rosa bonita, corte um pedaço de uns 2 cm de comprimento, onde tenha uma borbulha bem "bebê de anúncio" - linda, saudável e redondinha - no meio. Corte mais fundo, pegando um pedaço do lenho (madeira) do galho, por segurança, para não haver o perigo de danificar a borbulha. Pois é, princesinhas são tão complicadas e sensíveis como as rainhas!
Continuando com as "frescuras", retire esse pedacinho de madeira delicadamente, sem encostar as mãos na parte de dentro do enxerto, aquela parte que vai ficar encostada no corte do cavalo. Coloque-o na parte aberta do T, com o carocinho para fora. Feche bem as abas do corte . Ufa!


Agora é só amarrar tudo muito bem. Faça uma atadura, como se fosse para a múmia do Ramsés II. Amarre com barbante de ráfia, ou tiras de pano encerado, ou fita colante plástica, passando várias vezes, na parte de cima e de baixo, deixando só o olhinho de fora. Se tudo der certo (e vai dar, com certeza), ele vai ficar verdinho uns 20 dias. Então, corte a cabeça do cavalo, coitado, logo acima do enxerto. Logo que o brotinho estiver com uns 8 cm, corte a cabeça dele também!
Sei que você vai se sentir parte da Revolução Francesa, começando a cantar "Allons enfants de la patrie...." ou então como a Rainha de Copas no sonho da Alice no País das Maravilhas, mas corte assim mesmo, uns 2 cm, pois assim ele vai se abrir em vários galhinhos, que vão dar lindas rosas, e a força vai voltar para as raízes.
Logo, logo, vários novos brotinhos vão aparecer, e as novas rosas também.
Se aparecerem raminhos no cavalo, corte fora! Eles só vão atrapalhar!!!!
É uma gracinha, aquela plantinha bem pequena com uma enorme e maravilhosa rosa na ponta!!!!!!
VIVA! Você conseguiu!!!!
Tem mais! Na próxima semana, vamos dar umas dicas de como podar roseiras, e depois voltaremos a plantá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário