domingo, 19 de fevereiro de 2012

Luz!

Carolina Gurgel

Moro num país tropical
abençoado por Deus...

Passei, alguns anos atrás, quinze dias no norte dos Estados Unidos, no inverno. Uma luz cinzenta era filtrada, por entre as nuvens também cinzentas, das dez ou onze horas da manhã até as quatro da tarde, no máximo! Luz, não, uma claridade cinzenta, empurrada pelo vento gelado que soprava os termômetros para menos dez. Viva o Brasil!

Um dia, depois de ler um livro inteiro, assistir horas de "A Feiticeira" na TV, e um pouco enlouquecida pela falta total do que fazer resolvi, devidamente paramentada (com botas, capa, protetor de orelhas e todo o resto) dar uma volta, andar a pé, coisa para nós tão comum!
Imagine! Cinco minutos e um solícito guarda pára seu carrão ao meu lado :


- Problemas com seu carro?
- Não, muito obrigada.
- Então o que aconteceu, o que você acha que está fazendo?
- Caminhando!
- Lady, ninguém anda a pé com esse tempo e esse vento!
- Mister, se não for contra a lei, dá licença, mas eu vou andar um pouco!


E lá deixei o pobre coçando a cabeça, a imaginar por que, naquela cidade tão escondida, foi ele dar de cara bem com a única turista maluca da vizinhança.


Num lugar assim, fazer uma planta crescer dentro de casa é realmente um problema sério!


Mas, ultimamente, com a vida nos "apertamentos" modernos, cercados de outros prédios por todos os lados, o problema anda aparecendo mesmo no nosso tão iluminado país!


Apesar de cada planta ser diferente, ter suas necessidades específicas, vamos a algumas dicas:


* Em tese, quanto mais colorida e principalmente mais florida, mais luz direta a planta precisa.
* Uma folhagem muito colorida vai perder suas cores, desbotar, se tiver falta de luz, apesar de não morrer.
* Se você é desses que precisa ligar a TV para saber pelo "Jornal da Manhã" que tempo está fazendo lá fora, esqueça as flores, ou faça um rodízio com elas. Talvez você tenha um cantinho ensolarado, no qual nem reparou ainda!


Se você tem pelo menos uma janela que ilumine uma parte da sua sala, por algumas horas por dia, você pode ter plantas que são pouco exigentes em matéria de luz, sem deixarem de ser muito bonitas e decorativas: filodendros, de vários formatos e tamanhos, dracenas, também, de várias cores e modelos, schefleras, e a famosa zamioculca ou zz, para os íntimos, que pode viver até a quatro metros de um foco de luz.



Não deixe sua planta assim... Existe ainda a possibilidade de se colocar luz artificial, mas se o seu amor pelo verde e pela natureza é tão grande, será que não dá para mudar para uma casinha com jardim, ou pelo menos um apartamento mais ensolarado?


Se você tiver uma janela, varanda, terracinho, ou algo, enfim, que seja virado para o nascente ou norte, onde o sol bata por várias horas, aí então é possível ter a maioria das plantas e mesmo flores que a sua imaginação pedir.

...nem assim!

Mas cuidado, pois pode ter um efeito contrário!
Um vasinho colocado atrás de um vidro por várias horas no sol deste verão, e pronto: churrasquinho vegetal para o almoço!


Antes de achar que eu estou maluca e cada hora falo uma coisa, lembre-se de que estamos falando de luz, luminosidade, e não de sol e calor. Muitas plantas, mesmo as orquídeas, não suportam o sol direto! E aí? Não pode escuro e nem sol, que é que elas querem, afinal? LUZ! Quanto? Vai depender de cada planta!


Inclusive, há muitas flores - quase a maioria - que pede sol direto!

Muito complicado? Não, é como você dizer que cozinhar é complicado! Cada comida, uma receita, não é?


Cada planta tem também sua receita, e por isso, antes de ir ao Garden ou ao Ceasa e se apaixonar por aquele lindo vaso de flores, ou aquela palmeira toda retorcida, que você nunca viu antes, pense onde você vai colocá-lo, pergunte as manias dessa planta em especial, ou pesquise no dicionário do Garden, e assim você tem a certeza de que não vai se chatear mais tarde!


Veja também:
ABC das plantas, em que Carolina Gurgel faz um apanhado geral do que as plantas precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário