Comprou sua câmera toda linda e quando foi escolher o formato da imagem se deparou com essa palavra… RAW. Mas o que é RAW?
raw confi RAW, que isso?
O ficheiro RAW é um dos que gera mais controvérsias no mundo da fotografia. Há quem apoia totalmente e se rasga de elogios para o formato, como também há quem diga que é uma perda de tempo fotografar nesse ficheiro.
Para entender um pouco melhor, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do formato. Mas para começar devemos saber que o formato RAW não é considerado uma imagem. Raw é o formato de arquivo digital que contém todos os dados da imagem captada pelo sensor da câmera. Podemos dizer que esse formato é o formato original cru e é equivalente a um filme negativo, como na fotografia analógica. Esse formato captura a imagem sem modificação e faz uma representação sequencial dos pixels contidos nela. Com o RAW é possível obter melhor definição e um maior número de tons.
0015 RAW, que isso?
Acima, imagem em JPEG. Abaixo em RAW.
Porém com essas vantagens, os ficheiros acabam sendo bem maiores que os tirados em JPEG. Devido a alta qualidade, a gravação do formato RAW pode acabar se tornando lenta em algumas câmeras. Além claro, de consumir bem mais tempo na pós produção, por exigir conversão manual dos formatos.
Para converter o formato do RAW para um ficheiro de imagem padrão como JPEG ou TIFF, temos que utilizar um programa de conversão, como Adobe Lightroom, Adobe Camera RAW, Apple Aperture, entre outros, que pode ser escolhido de acordo com as preferências de cada um.
raw exemplo RAW, que isso?
Exemplo de um conversor de formato.
É sempre importante guardar o ficheiro original RAW, e ele nunca deve ser alterado durante sua edição. Após todas as modificações serem feitas, salve em um outro ficheiro, para que assim sempre tenha em mãos o arquivo original. Com ele você pode modificar sua imagem quantas vezes precisar sem que haja perda de qualidade.
002 auto correcao RAW, que isso?
Esquerda JPEG.
Direita RAW com auto correção.

Deixe seu comentário abaixo