Em Artigos, Inspiração, O que é? / Por Jéssica Oliveira
As lentes Tilt-shift são lentes utilizadas para controlar a profundidade de campo. Elas realizam dois tipos de movimento: a inclinação do plano óptico da objetiva, que é a rotação da lente (horizontalmente) realizada sem mover a câmera, chamada de tilt, e o movimento em paralelo da lente relativamente ao plano de imagem designado, também sem mover o corpo da máquina fotográfica, chamado de shift.
Na aplicação, o tilt é usado para controlar a orientação do plano de focagem, no caso a parte da imagem que aparece bem definida. Já o shift é usado para ajustar a posição do objeto na área da imagem sem precisar mover o corpo da câmera para cima ou para os lados, evitando assim a convergência de linhas paralelas.
Portando com essas lentes conseguimos obter dois resultados: o do desfoque local em algumas áreas específicas e o da correção de perspectiva.
Tilt-Shift para correção de perspectiva
Nesse caso a finalidade da lente é utilizada em grande volume na área da arquitetura, pois ela pode controlar a profundidade de campo sem alterar a abertura. Além de corrigir a perspectiva, evitando assim que as linhas dos objetos se converjam em um ponto, “afunilando” assim a imagem. Isso costuma acontecer, quando você está em um ângulo mais baixo que o objeto a ser fotografado. Com essa correção, temos a impressão de estar em frente ao objeto em questão. É possível fazer essa correção no pós-produção, porém o resultado não é o mesmo.
Para visualizar melhor como essa correção é feita, assista ao vídeo abaixo.
O vídeo está em inglês, porém acompanhando as imagens já dá para ver a diferença.
Tilt-Shift como “falsa miniatura”
Com o controle do desfoque local em algumas áreas específicas, podemos brincar com a profundidade de campo, com o qual é possível fazer com que lugares, objetos e pessoas reais se pareçam com miniaturas e maquetes.
Ao escolher ou tirar a foto para utilizar esse efeito, é preciso pensar em como seria uma foto real de uma maquete. Geralmente, elas são feitas de cima para baixo, e não no mesmo plano que os objetos, porém não são necessariamente fotografias aéreas.
O resultado é MUITO bacana, e se você não quiser comprar a lente, existem aplicativos e programas que conseguem reproduzir o efeito. Claro que o efeito não é dos mais perfeitos, mas dá para “quebrar-um-galho”.
O vídeo abaixo mostra o efeito Tilt-shift em uma corrida de Monster Truck agrupada em um vídeo time-lapse. Os carrinhos parecem feitos de brinquedo. Muito bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário