Hoje vamos ao terceiro artigo da série “Como fotografar bem no escuro”, neste daremos destaque ao fator ISO. Mas se você perdeu os dois artigos anteriores seguem os links:
Bem nós já explicamos aqui no blog como funciona o ISO em uma câmera digital, se você não lembraClique Aqui para ler. ISO é a sensibilidade do filme (ou no caso da fotografia digital, do sensor) à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara. Se o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme, ou sensor, aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada. Isso quer dizer que em ambientes mais escuros, se você utilizar um ISO maior, pode diminuir o tempo de disparo.
Você certamente já se questionando por que as pessoas simplesmente não utilizam um ISO alto toda a vida? Já que ele tem resultados bastante expressivos nessa diminuição do tempo. O problema é que, para o sensor ficar mais sensível à absorção de luz, ele precisa abrir mão da sua qualidade máxima. Isto é, quanto maior o ISO, menor a qualidade da foto.
Exatamente a Ação gera Reação. Um ISO maior, apesar de permitir fotografar com pouca luz, gera um ruído extremamente perceptível e prejudica a nitidez dos detalhes, o que pode arruinar uma boa fotografia. Este ruído são registrados por pontos granulados, que são bem nítidos nas áreas mais escuras da foto, que ficam cheias de pontinhos, chamados de “grãos”. Veja a diferença na imagem a seguir:
iso pagina 2 3 Cópia Como fotografar bem no escuro? Parte 3   Configure o ISO
É possível posteriormente diminuir esse ruído causado pelo ISO muito alto, porém, ele não vai sumir completamente. Para que o ISO seja usado efetivamente, então, é preciso pesar e ver se vale a pena perder um pouco de qualidade. Normalmente, definindo o valor para esse parâmetro em 400 ou 800 é o suficiente para que a qualidade não seja totalmente comprometida e a foto não fique tremida.
As câmeras mais modernas possuem muito menos discrepância de qualidade para os diferentes valores de ISO, portanto você pode utilizar essa configuração sem peso na consciência. Sempre teste a sua câmera antes para não se decepcionar com o resultado posteriormente.

Deixe seu comentário abaixo