fotografar no escuro teatro Como fotografar bem no escuro? Parte 1Fotografar melhor em ambientes escuros é o sonho de muitas pessoas. Boas fotos no escuro ou em ambientes de baixa iluminação como a noite, pôr do sol ou ambientes fechados são sempre desafiadoras.
Já que fotografar é revelar a luz, tirar fotos no escuro soa um pouco irônico, e também nem sempre é tarefa simples, mesmo para profissionais. É praticamente impossível ter sempre iluminação ideal, na maior parte do tempo a iluminação é mais baixa do que o necessário e não se anda o tempo inteiro com um conjunto completo de luzes e rebatedores.
A primeira opção é utilizar o flash nessas situações, para combater o escuro do ambiente. Em alguns casos, não existe problema nenhum em se utilizar flash, porém, existem muitas ocasiões nas quais isso realmente não é indicado. Teatros e museus, por exemplo, proíbem o uso desse artifício, e a luz costuma ser bastante precária.
Dependendo das circunstâncias e principalmente da quantidade de luz no local, os recursos que um fotógrafo pode utilizar são muitos. Apoio e lentes são algumas das opções. Por isso vamos separar está série Como “fotografar bem no escuro?” em quatro partes, quatro artigos. Neste primeiro, além desta introdução vamos entender por que utilizar o flash é, muitas vezes, uma escolha errada.

Quando não usar Flash?

uso do flash Como fotografar bem no escuro? Parte 1Fora o uso em teatros e museus, que é realmente proibido, existe casos nos quais fotografar com flash pode deixar a foto mais escura, ou pode tirar a atmosfera que se pretendia dar ao retrato. Por exemplo, uma fotografia noturna de um local com neblina, sem flash, fica com um ar misterioso, mas com o flash, é apenas uma imagem noturna. Em retratos com vários elementos, o flash pode “chapar” o modelo na frente, escondendo o fundo.
Outro problema são as imagens de paisagem. Usar um flash para fotografar um prédio inteiro, por exemplo, ou mesmo uma paisagem no fundo, é simplesmente inviável. O flash só é bom para os casos em que o objeto principal está em primeiro plano e o fundo não importa, pois ele vai iluminar tudo o que estiver em primeiro plano e isso fará com que o fundo não apareça.
Parece contraditório isso, mas é só pensar que o alcance do flash, principalmente dos que são embutidos na câmera, é muito curto. Quando a câmera bate uma foto com flash, os controles de velocidade e abertura são definidos para um ambiente com muita luz, já que, teoricamente, o flash dá conta de iluminar tudo.

Tirar fotos com iluminação baixa

foto baixa iluminacao Como fotografar bem no escuro? Parte 1
O problema de não se utilizar o flash é o risco de tremer a imagem, já que o tempo de exposição é maior. Como já foi dito anteriormente, no artigo “Fatores para uma boa foto: Velocidade” a velocidade mínima do obturador para que a fotografia fique nítida é aproximadamente 1/60 de segundo, e muitas vezes é preciso baixar esse valor ainda mais. Existem algumas opções para contornar isso, e nós veremos três delas: Apoio, ISO e Lentes. Dicas que serão apresentadas nos próximos 3 artigos. Até a Próxima.

Deixe seu comentário abaixo