terça-feira, 29 de outubro de 2013

Exposição em câmeras digitais



Conhecer o que é exposição é fundamental para que o dono de uma câmera digital consiga tirar fotos cada vez melhores.
A exposição significa controlar o total de luz que penetra na câmera digital. Ela é determinada por três elementos: a sensibilidade ISO do filme, a abertura do diafragma e a velocidade do obturador
O conceito de esposição é bem fácil de ser compreendido quando se entende como uma câmera digital tira fotos.
Como as câmeras tiram fotos
Todas as câmeras, independente do tipo, funcionam da mesma maneira. Elas abrem o obturador por um breve período de tempo e em um certo diâmetro, permitindo que a luz entre. A luz, então, interage com um receptor sensível (nas câmeras digitais o sensor ccd ou cmos, nas câmeras analógicas o filme fotográfico) e uma imagem é gravada. Em seguida o obturador fecha. A figura abaixo mostra esse processo.
A luz penetrando pelo obturador de uma câmera digital e interagindo com o chip sensor, cmos ou ccd
No funcionamento da câmera três elementos variam:
O resultado final da exposição é então o produto da velocidade do obturador x abertura do diafragma x sensibilidade do sensor. Esse resultado pode ser:
Foto sub-exposta
Foto com exposição normal
Foto super-exposta
Sub-exposição
Exposição padrão
Super-exposição
Existem muitos casos em que a sub-exposição ou a super-exposição apresentam melhores resultados que a exposição padrão. A sub-exposição pode ser usada, por exemplo, para enfatizar a solidez e o peso de objetos metálicos enquanto a super-exposição muitas vezes é utilizada para mostrar a pele de uma pessoa jovem.
É esse o motivo porque a fotografia tanto é uma ciência quanto uma arte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário