O que é profundidade de campo?
Profundidade de campo (Depth of field em inglês, ou simplesmente DOF) é a relação entre o objeto focado e tudo o que está ao redor. Trocando em miúdos, o DOF define o quanto uma imagem está focada em relação às outras imagens e/ou a uma cena.
Participe da Promoção de Aniversário do DetonaShop e concorra a uma CÂMERA!
Levando o conceito para a prática, profundidade de campo tem relação direta com o foco, com anitidez de uma fotografia. Se você quer que uma imagem tenha alta profundidade de campo, basta se afastar do objeto/cena, fechar um pouco a lente e manter o zoom aberto.
Vale o cálculo: mais DOF = mais foco em toda a imagem. Um bom exemplo são as fotografias de paisagens.
Ao contrário disto, se você quer que uma fotografia tenha baixa profundidade de campo, basta manter odiafragma da lente aberto (f/1.8 e f/2.8), se aproximar do objeto que deseja e manter o zoom fechado (quanto mais perto, melhor para deixar o fundo desfocado). Aqui, vale também o ‘cálculo’: menos DOF = menos foco no fundo da imagem.
Para reforçar ainda mais o conceito, lembre-se que o DOF é construído considerando a abertura de lente, distância focal e a proximidade entre o fotógrafo e o objeto. Quanto mais aberta a lente estiver, mais profundidade de campo terá a foto. Grande zoom (distância focal) significa que menor profundidade de campo a imagem terá. O mesmo vale para a distância entre você e o objeto, mais desfocada a imagemficará.
Para que serve o DOF em fotos
Importante para dar a nitidez necessária ao objeto, cena ou modelo, o DOF também é a dica para quem quer fazer fotos com uma pitada de arte. O desfoque ou bokeh, se tornou uma marca interessante para produzir composições sofisticadas. Não à toa, o Photoshop implementou recurso com o mesmo efeito para gerar em fotos ‘prontas’ no editor da Adobe.
Retratos, por exemplo, se saem bem ao ter o efeito aplicado. Este ‘efeito’ depende da abertura da lente e a distância entre a câmera, e o objeto nítido. Lentes claras garantem menos profundidade de campo na foto. Por isso, imagens tiradas com lentes de abertura f/2 ou f/2.8 ficam com o fundo mais desfocado.
O resultado dessa abertura é o fundo fora de foco. Quanto mais a lente estiver fechada, f/3.5; f/5.6, maisprofundidade de campo (mais foco) a foto terá.
Câmeras compactas nem sempre garantem bons resultados de DOF pela falta de um sistema manual decontrole de luz e de um sensor bem menor. Na maioria dos modelos, não é possível fazer ajustes nadiafragma (que corresponde à abertura da câmera).
Mas há câmeras, as superzoom e DSLR, em que o usuário tem a liberdade para fazer ajustes de luz: exposição, ISO e abertura (diafragma).
Foco em primeiro plano e outras dicas para fazer bons retratos
Cada vez mais modernas e automáticas, as cameras fotográficas, vem oferecendo cada vez mais qualidade na hora de fazer fotografias.
Um retrato (que virou um dos tipos de fotografia) pode ou não representar uma pessoa, justamente pela mau uso da câmera, do olhar do fotógrafo e do cenário em que a imagem é feita. Confira cinco dicas básicas de como caprichar nas suas fotos.
Dica 1
Saiba utilizar o flash
É importante descartar o estigma de que o flash é utilizado apenas em ambientes de pouca luminosidade. Ele também pode ser utilizado em ambientes externos e durante o dia para eliminar sombras causadas pela luz do sol. Caso tenha dúvidas e até adquirir certa sensibilidade, faça testes, tire a fotografia com e sem oflash para ver qual fica com melhor qualidade.
Dica 2
Foco certo é determinante
Sabe o que é uma imagem desfocada? É aquela que os elementos aparecem borrados ou tremidos. Algumas câmeras têm foco automático, você mira a lente em uma pessoa e espera que o sistema dacâmera faça o foco.
Mas para fotografias de retrato, a dica é focar o “modelo”, a sua área do rosto mais expressiva. O focopode ser nos olhos (regra para fotografia de retratos) ou em outra parte do rosto em que mais chama a atenção.
Mas se você gosta de clicar usando o controle manual, a dica é abrir o diafragma (use F2.8 ou menor) para que o objeto principal seja privilegiado com foco. Da mesma forma que os olhos humanos, as câmerasnão conseguem manter todos os elementos da cena em foco. Por isso, é importante guardar a regra geral: quanto mais fechado estive o diafragma (F2.8 é uma boa abertura), maior será a profundidade de campo, tendo grande parte do que foi retratado em foco nítido.
Dica 3
Ambientes claros
Fotografar em ambientes escuros muitas vezes é um problema, as fotos saem tremidas e desfocadas. Prefira cenários claros para fazer retratos. Fuja das fotografias granuladas.
Dica 4
Enquadramento
Tenha paciência e enquadre bem sua imagem, com o tempo e prática isso se tornará quase automático. Utilize a regra dos terços, mas ouse em posições novas que priorizem o rosto do fotografado. Um bom enquadramento é fundamento básico para evitar que se corte pés, cabeça, braços, etc.
Siga-as e não tenha preguiça de editar suas imagens quando necessário, assim como as câmeras estão cada vez mais fáceis de manusear, uma infinidade de softwares também podem ajudar na produção.
Para quem está aprendendo, a dica é sempre uma: tentar. Faça tentativas sem medo da imagem ficar feia, sem graça. E se ficar, use o delete da sua câmera e recomece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário