quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Karate Shotokan - Gichin Funakoshi



Gichin Funakoshi

Gishin Funakoshi (船越 義珍) Funakoshi Gishin, (Okinawa, Shuri, 1868 – 1957) foi o fundador do estilo de Karatê Shotokan.
Nasceu na cidade de Shuri na ilha de Okinawa e foi o responsável pela difusão do karatê nas ilhas principais do arquipélago japonês e, posteriormente, para o Ocidente. Aos onze anos, iniciou seus estudos com Yasutsune Azato com quem aprendeu o estilo Shuri-te e com Anko "Yasutsune" Itosu, com quem aprendeu o estilo Naha-te. A mistura destas duas formas primitivas daria origem ao estilo hoje conhecido como Shotokan, e que é praticamente idêntico ao estilo Shorin-ryu. Sua biografia é chamada "Karatê-do"(Kara-mãos,tê-vazias,-do-caminho "O caminho das mãos vazias"): "o meu modo de vida". Em 26 de abril de 1957, faleceu Gichin Funakoshi.

________________________________

O karatê (em japonês 空手, karate, ou 空手道, karate-dō, "caminho das mãos vazias"), é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung-fu da China meridional). O karatê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de karatê é denominado "karateca" ou "karate-ka".
     O karatê é uma forma de budo (武道, caminho marcial), enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) além do mais as técnicas de projeções e imobilizações também são ensinadas aos graduados. O treino de karatê pode ser dividido em três partes principais: KihonKata e Kumite.
      * Kihon (基本, "fundamentos") é o estudo dos movimentos básicos utilizando a força do “ki”.
      * Kata (型, "forma", "padrão") é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos fortes e consecutivos.
      * Kumite (組手, "encontro de mãos") é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinado (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecido como Shiai-kumitê.__________________________________________
A FORÇA OCULTA DOS QUADRISNo karatê as técnicas de (kime-waza), a combinação dos movimentos da parte superior com a inferior formada pelos quadris em um giro que arremessa o braço ou a perna com força em direção ao adversário que sentirá o impacto e ficará admirado com a potência daquele golpe fulminante.
No karatê, todas as técnicas são feitas a partir dos quadris; bloqueios, socos e chutes não seriam certeiros e decisivos se não houvesse a rotatividade dos quadris.
Os movimentos devem ser rápidos, como se uma mola comprimida e derrepente se soltassem projeteis como o braço ou a perna em direção ao adversário. Quanto mais rápido o giro dos quadris mais forte e veloz será o golpe.
Quando se bloqueia a "mola" comprimida, ou seja, em uma posição semivoltada para frente, bloquear é como torcer a mola e um soco neste caso é como soltar a mola. Ex.: recuo de braço (hiki-te) - giro dos quadris (bloqueio) - rotação inversa dos quadris soco.
A importância dos quadris vai além, pois a força do ser não ser mostra fica oculta, ou seja, o individuo pode ser pequeno, grande, leve ou pesado no ponto de vista do karatê não vêem músculos ou acumulo de massa como grande vantagem, porque a maior vantagem está em dominar os quadris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário