Pontos Vitais
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Publicado por Edson Ribeiro
Todo o instrutor deveria ser capaz de separar a fantasia da realidade e advertir os alunos que um ataque a um ponto vital tem mais probabilidade de atingir o objetivo esperado, mas que também estivessem prontos para a eventualidade de o adversário estar “anestesiado” por adrenalina ou sob o efeito de alucinógenos ou alcool… o que vai determinar sua maior ou menor resistência aos ataques que efetuamos..
Infelizmente – não é bem isso que vemos nas escolas. Os pontos vitas passam a ser mitos e alguns “mestres” citam um ou dois para justificar o seu status quo.
Todo instrutor que se aventura pelo ensino dos pontos vitais geralmente cai num erro extremamente básico: a falta de vivência real na aplicação de técnicas aos pontos ensinados.
E é bom que assim o seja, caso contrário andariam todos à porrada constantemente e isso afasta-se das fronteiras do Dô 道(Caminho, Via).
Sou a favor do ensino de pontos vitais para todos os Yûdansha (faixas-pretas) e acredito que um shodan deveria saber 3 pontos vitais (1 jôdan + 1 chûdan + 1 gedan); um 2º Dan deveria saber 6 (2+2+2), um 3º Dan deveria saber 9 (3+3+3) e assim por diante.
Mesmo que não representem 100% de certeza de Ikken Issatsu 一拳一殺 (“Um ataque, uma morte”) aumenta a precisão e efetividade do futuro instrutor.
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