quarta-feira, 21 de março de 2012

Monte o seu aeromodelo

Monte o seu aeromodelo

Em conversa com o INEMA, Clair Ebersol González deu inúmeras dicas de como proceder para aprender a confeccionar aeromodelos. Saiba o que é preciso e conheça mais sobre esse artesão das miniaturas.

Para construir um modelo

Na fabricação de seus modelos, González utiliza a madeira balsa, madeira cedro, madeira caixeta, e Depron além de colas para madeira e colas de alto impacto. Os grandes aviões como o B-17, Hercules, B-52, Tigercat e outros são montados com uma combinação especial de Depron e madeira balsa, visando maior leveza e alta resistência. Além disso, como material básico, usa lixas, lixadeiras motorizadas, mini plaina motorizada, Estiletes, serras manual, Serra de bancada (para aviões gigantes), furadeiras grandes com base, furadeiras pequenas sem fio, dremel de 30000rpm ou mais, grampos grandes, alfinetes.

A quem se interessa em aprender a construir as miniaturas, González aconselha a começar por um planador de lançamento manual, com cerca de 40cm de ponta a ponta de asa. Sem rádio ou qualquer problema estrutural - para montar, só o rasgo por onde passa a asa e em alguns modelos - voa muito bem, em qualquer lugar e é simples e barato. Após concluí-lo com êxito, já pode passar a um modelo rádio-controlado simples, como o Titewad ou VCC perfilado como o Tamanco. É sempre bom e ele recomenda em seu livro "Rádio Controle Primário e Avançado" ter um conhecido veterano em aeromodelismo para buscar as dicas necessárias.

Na teoria, qualquer pessoa pode mandar um aeromodelo. Na prática, é preciso ter paciência, dedicação e amor por aquilo que faz. Tendo estas qualidades, aprender a confeccioná-los não é difícil. González mesmo, através de uma planta ou montando qualquer kit comprado pode ajudar aos interessados ou é possível encontrar dicas e imagens em revistas especializadas.

No seu aprendizado, há mais de 36 anos atrás, o montador não fez qualquer curso. Sabia o básico, que também está dito em meu livro. "No caso de um modelo Rádio/Controlado mantenha-o à frente e a sua direita sempre. Quando o Stick estiver para trás o modelo sobe, se estiver para frente, desce, mas se você se perder, solte o stick que o modelo, se ainda em boa altura de 20 a 30m pelo menos, voltará ao vôo horizontal."

O material para construir um aeromodelo pode ser adquirido em qualquer loja especializada. De acordo com González, em Porto Alegre, existem algumas. Ou, ele mesmo pode fornecer, basta que entrem em contato com o montador através de sua loja/site: http://www.aeromodelos-casadabalsa.com

Agora, lembra González, o principal para quem for ingressar no aeromodelismo, é saber: "o aeromodelismo não é um brinquedo, mas sim um esporte e como tal oferece riscos ao operador e aos espectadores. Por isso tem que ser pilotado com responsabilidade." Uma aeronave como o F7F com 2,4 metros de envergadura ou um B-17 com mais de 3 metros pesam mais de 16kg em média, prontos para voar. Um B-52 pode chegar a mais de 130kg.

Assim, ele exige de seus clientes que assumam os riscos de operação destas naves, tenham postura profissional e responsável, pois cabe a eles operar de modo seguro estes modelos gigantes.

Equipe INEMA

Fonte: Clair Ebersol González
Cidade: São Leopoldo-RS-Brasil
Fotos: Clair Ebersol González
Publicado: Michele Wesner Fernandes
Date: 21/02/2006 <%insert_data_here%>


.

.

.

.

.

.

.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário