Ensinando a sentar
Coloca-se a mão esquerda sob o queixo do cão e levanta-se-o como se o fizesse olhar para cima, para nós.
Para olhar para cima, a posição mais confortável para o cão é sentada e o cão senta-se quase que instintivamente. Assim que ele assumir a posição "sentado" deverá ser sobejamente premiado.
Aos poucos diminuiremos essa ajuda, na medida em que formos percebendo que ele começa a sentar-se para receber o elogio.
Bem rapidamente, e até por interesse, o cão verá essa relação como uma brincadeira e ficará olhando para você como se estivesse esperando o próximo passo.
E a brincadeira é dar cinco ou seis passos e parar, olhando para o cão e esperando que ele se sente.
Se você mentalizar...: como é, não vai sentar? O que você está esperando para sentar? Senta vamos!
Ficará surpreso com a resposta.
Os cães têm uma percepção extra-sensorial tão intensa que fica um pouco difícil de acreditar e, aqueles que acreditam, não o revelam por não quererem se passar por loucos.
Entretanto, quando você pensa em sair com seu cão, quase que como por encanto, ele chega antes no lugar onde você guarda a coleira.
Seu cão fará sempre exatamente o que você espera dele. Se você achar que ele não vai fazer... ele não o fará. Dessa forma nós induzimos, mentalmente, o cão ao erro por estarmos sempre pensando negativamente: ... eu acho que ele não vai conseguir....
Espantosamente, se começarmos a confiar mais em nosso cão ele corresponderá imediatamente.
Bruno Tausz
Cinófilo e Etólogo - Rio de Janeiro - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário