domingo, 24 de novembro de 2013

Seu coelho(a) começou a ficar agressivo(a)? Saiba sobre o Cio


O primeiro cio.
A fêmea com 4 meses e o macho com 5 meses, começam a estar sexualmente maduros.

Mudanças de comportamento.
Tornam-se mais agressivos na altura do cio, principalmente as fêmeas, nos machos, além de mais ariscos (mas menos do que as fêmeas).

Os machos começam marcar com urina, e às vezes com as fezes, o local em que habitam.
Nas fêmeas a marcação com urina é mais rara. Elas costumam esfregar seus queixos nas pessoas e em móveis para deixar seu “cheiro”.
 

Isso tudo é devido alteração hormonal que sua coelhinha passou após o primeiro cio.
A castração pode sim ser uma solução para o problema comportamental de sua coelha, e é recomendada quando não se tem pretensão de criação.

Com que idade os coelhos podem ser castrados?
Mais ou menos na idade em que o coelho atinge a idade de maturidade sexual.

Quantos dias a coelha fica no cio?
Cio mesmo de coelhas que seria aquele dura apenas 3 dias não mais que isso. Mas coelhas se reproduzem com tanta frequência pois elas possuem o que chamamos de cio induzido, se existe a presença do macho ela vai ovular e pode se reproduzir naquele momento mesmo. Por isso não precisa necessariamente estar nesses 2, 3 dias férteis do mês, qualquer momento com a presença do macho podem procriar.



Curiosidades

  • as coelhas estão em cio permanente, pelo que podem procriar a qualquer altura.
  • não existem sinais que provem com toda a certeza que a coelha está mais receptiva (contudo a vulva vermelha-arroxeada e inchada e o levantamento dos quadris podem ser bons indicadores)
  • as coelhas não devem estar juntas com machos a não ser quando estão ambos castrados/esterilizados ou no momento da cópula planeada
  • um coelho castrado ou uma fêmea podem induzir gravidez psicológica na coelha (ver post sobre os riscos da gravidez psicológica)
  • uma coelha pode voltar a emprenhar imediatamente a seguir ao parto, embora só o deva fazer após seis meses para que possa
  • a ovulação é induzida após a cópula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário