quarta-feira, 21 de março de 2012

Como fazer um Extra-300s passo-a-passo

Como fazer um Extra-300s passo-a-passo.

Aqui os primeiros passos! Como não sei proceder numa construção sem a planta, tive que desenhar todo esquema do Mauri, gerei um PDF e logo vou postar, mas só depois que meu aero voar e achar que o projeto está livre de correções no desenho ... Grande abraço Mauri, deseja-me sorte!


Aqui os primeiros passos, usei nesta fase Depron 4mm.

Como disse, redesenhei o esquema do Mauri, plotei num A0 e de lá fui me orientando, da forma que fiz, vai ajudar a muitos construtores do forúm, não vou postar a planta agora, só depois do voo inaugural!


Estou me adaptando ao Depron e como eu desenho minhas próprias plantas, apliquei alguns princípios em um modelo T27 mas isto é história para um próximo tópico! Tenho também um shock-flyer extra 330 que é uma fera no Torque Roll, faz muito sucesso onde voa, logo vou postar umas dicas de montagem que peguei com o pessoal da pista de Cajamar ...


Mais para frente falarei da minha asa. Perfilada será, com nervuras ou buscarei outro recurso mas desenhei na planta assim pois pelo que me conheço assim acabará sendo a asa deste meu novo aero.

... ... ...



Aqui uma imagem baixa de como ficou a planta número 1 deste aero, a número 2 desenha praticamente os "encapes": da fuzelagem o nariz, cauda, asas e os detalhes da minha sugestão para o Trem de pouso etc...



Neste desenho acima mostro que meu extra terá uma "carga-alar" um pouco diferente da do Mauri, não que isto vá fazer muita diferença. Na minha opinião precisava aumentar o curso dos aileróns, assim aumenta a velocidade de curvas.
Neste modelo vou esconher toda eletrônica e motor depois de pronto, para isto vou ter que contar com a ajuda dos amigos aqui do forúm! Mas o previsto para este é o trem de pouso e hélice em fibra de carbono, assim como o través da asa.
Estas "pequenas" mudanças na asa não serão feitas com o intúito de corrigir, mas sim de testar como este modelo irá reagir com um curso maior no ailerón. Qualquer sugestão estou aguardando as dicas! Sobre os "encapes", perguntado pelo leosusse :
Para calcular, não teve muito segredo, abraçei a estrutura com uma folha sufite, rabisquei os limites, abri a folha, cortei no formato e usei para cortar no depron, sem muito segredo, depois disto é que medi e desenhei sertinho na planta 2, para ajudar os próximos construtores!
Sobre dobrar e envolver o depron na estrutura, conheço eu duas formas (provavelmente o Mauri fez assim!) Eu parti para a mais difícil que é pelo calor - a outra vou desenhar no esquema abaixo rapidinho pra ver se ajuda, e no mais pode ser útil em outros modelos que vc venha a fazer, o Tucano que fiz usei esta e ficou show de bola...

uma das formas é esta: (provavelmente deve conhecer)

Esta é uma ilustraçãozinha tosca, desculpe qualquer erro de português, fiz correndo só pra dar uma explicaçãozinha básica ... Espero ter ajudado!
Visitando outros Posts dos colegas encontrei o do Zé Paulo, fazendo um bulldog cheio de cuvas, notei que ele usava uma régua circular escolar, achei legal, bem mais seguro do que riscar com estilete! Ilustrei pra explicar:

Segue aí uma amostra de uso das ranhuras no Depron! Não era o momento de postar esta imagem, mas tem relação com a ilustração acima, serve como referencia!
Bom abaixo, a minha tarefa de hoje, vou lixar e melhorar o "emcape" do nariz (lixando). Em seguida fazer o encape da cauda, estabilizador vertical, horizontal e se o sono deixar, leme e profundor!
Segue o início de montagem da "parte traseira da fuselagem!!!" (bom assim? rsrs)


Nela note que já tem ajustes para fazer no desenho da planta!


Eis que surge nosso vertical stab!



a cova cortada vai contribuir para a rigidez e alinhamento por isto esta peça ganha uma área para ser desenhada!

Abaixo mais algumas anotações na planta!

Mais uma pecinha que surgiu como necessidade, claro que fiz um gabarito (racunho) para desenha-la, anotei medidas e esta não vai faltar!




O classico chanfrado do depron, acredito que todos aqui já conhecem, mas é bom sempre relembrar! Dobradiças de nylon só agregam peso neste tipo de modelo, mas até aí, vai de cada um! Eu estou usando assim!


fitinha adesiva temporária

Beleza, douje-pramanhã! vai ter aí mais fotos ....



Vou fazer o "encape" da CAUDA! o Sono não deixou antes de ontém e ontém não pude mexer... hoje tenho que mostrar serviço rsrs



Como disse, a planta final vai ter também desenhadinho os emcapes. Somente alguns "calhaus" que não precisarei desenhar, falamos mais a frente!



Os alfinetinhos ajudam pacas!





Porque Calhau? porque entre o meu projeto e outro esta peça pode sofrer alguns milímetros dependendo da mão do construtor! Mas é uma área fácil de calcular o encaixe de uma tira de depron, deve se aproximar de 18x1,5 cm ... ao colar, claro, pela área ser pequena fica um chanfrado, mas uma lixa usada com carinho dará um resultado interessante e bonito de se ver!





as fotos contam ...



Vou pela manhã em duas lojas especializadas em Moema (sem $$$ sem Merchandising Walter e Cleber rsrsrs) - - - Vou comprar alguns suprimentos, tubos de carbono e balsa para preparar a simetria do profundor, pois não farei neste aero como o do nosso amigo Mauri, logo mais passo as fotos! E vamos à asa: - parei em frente a todos materiais para começar a asa, pensei: será que com nervuras é mesmo a melhor solução??(2) e se agregar muito peso? outra forma seria um corte perfilado em um p3 (3). Mas não tenho cortador, nem minha "oficina-sala" rsrs tem espaço para um, então o "mundo perfeito" fica de lado!
Uma outra opção muito bem sucedida que vi no youTube (1): um montante não sei se balsa ou cedrinho, corre a asa na vertical com dois "calços" horizontais, da corda à ponta, claro, na corda começa em uma altura (de frente) e na ponta termina em outra! tenho que decidir isto rápido entre nervuras e a opção que citei por último!
Conto com a opião e experiência dos amigos do forum, ilustrei rápidinho as opções abaixo:

Nesta opção, meio neutra pois nunca fiz uma asa assim! Dei meus toques no desenho sugerindo um bordo de ataque em p3 ou balsa lixado ... sei lá meu ....

Este são os planos pela planta que desenhei inicialmente, corre até um reforço, tubo em fibra de carbono na asa mas acho que o processo de colagem e reforço pode resultar em uma asa pesada para um acrobático, mas estou quase optando por ela escolher um motor e ESC com amperagem bem forte ... ai ai ... kra .... vai meus dobrões nesta rsrrs ...

Aqui, meu sonho, se eu encontrar alguém que faça, quem sabe ...


Comprei (pacote com 30) - mais pra dizer que tenho! Vou optar pela fita nas partes móveis, mas se subir muita bandeira a favor deste, porque não experimentar???

Olá! - na realidade, fiz um teste no depron e se bem aplicadinho, as dobradiças ficam com até com 2 e meio mílimetros, vai muito de instalar com carinho e cuidado!

Mas ainda gostaria da opinião de quem usa ou usou!!! Em termos de durabilidade será que é bom?

OPA! Por votação, está decidido os próximos passos do projeto! Por isto gosto deste fórum rsrsrs, a asa será a opção número (1), esta:

E as dobradiças das áreas móveis, ficou escolhido a fita adesiva Blenderm da 3M!

Novamente, pra quem está se familiarizando, o funcionamento:

Olá pessoal, comprei duas placas de isopor, uma p2 e uma p3, vou arriscar a fazer a asa perfilada com o cortador, comprei o dimmer, tenho um arco de alúminio, não sei se serve! tenho uns fios de aço de violão que também, não sei se serve! Se alguém souber ou já fez a experiência, me dá um oi ok?? Se meu cortador esta noite funcionar, vou criar um novo tópico com ele e de como perfilei a asa. Na foto estão aí minhas "cobaias" tremendo de medo aguardando a hora do "corte" .... bom, vou agora trabalhar nas asas, vou narrar minha experiência em fotos ok? Se for desastroso, volto ao ítem 1 de opção de asa!!! Desejam-me sorte Galera!!!!



Escolhi esta técnica A, dica de nosso amigo Mauri ... falta alguns materiais mara meu cortador, mas estes dias de festas difícil achar o comercio aberto para compras ...


Esta é uma outra técnica, com gabaritos. Falta na ilustração a forma de fazer a outra face do perfilado criando assim a simetria, mas como vou usar a opção A, não vou ilustrar agora, breve assim que minhas experiências derem certo em termos de cortes de asa,



Bom galera, segue a foto do cortador! Mais uma mudança de planos: tive que optar pelo corte do perfil das asas usando gabarito e cortador, e não pelo fio esticado como usou o Mauri, a decisão se deu por falta de temperatura suficiente no fio para o corte, assim como na forma A. Uma pena! -Assim que comprar um transformador mais potente, farei minhas asas com o fio esticado, parece ser bem mais eficiente! ...
Agora vamos lá .... retomando o projeto .... vamos às asas!!



Acima os gabaritos para o deslisamento do cortador de ISOPOR, tive que descontar os milímetros do depron de cobertura em cada perfil, para que o resultado do corte sirva como "miolo" da asa ...



Preparando para o primeiro corte desta asa ... AQUI, na realidade foi a segunda e bem-sucedida experiência, a primeira, posso dizer que minha asa ficou parecendo uma releitura de asa-aerofólio na visão cubista de Pablo Picasso RSRS ...
Meu saldo de tentativas mail-sucedidas foi bem menor do que imaginei!! Errei apenas em uma, consegui fazer as duas e o montante central com um ótimo aproveitamento do isopor, logo os próximos passos serão: aliviar o peso, reforçar com fibra de vidro, unir ao montante, fazer a caverna de passagem dos cabos dos servos, cobrir com depron, fazer os aileróns, dobradiças, acabamento ... ainda será uma longa novela!! rs Mas como diz o ditado, de grão em grão a galinha enche o papo! rsrs



Aqui alguns passos ...



Mais alguns passos ...








Feito o miolo da asa em isopor, cobri com Depron!



Vi um modelo assim em uma loja e ficou demais!! as cavernas abertas aliviaram muito o peso, logo vou entelar sobre as cavernas, provavelmente opaco preto em cima e amarelo transparente embaixo, vou ilustrar depois para verem como fica e será bem vindo as sugestões!

Agora sobre o título, é isto mesmo, esta é primeira de duas asas que farei!!! Aqui neste tutorial, na página 3 coloquei as possibilidades de asa, a outra será a de número 1.










Neste caso usei um acetato comum, vende-se na Aerobrás



No encaixe do acetato ao molde, usei bem distante e levemente o soprador, e fui massageando o plástico pressionando no molde para assumir o formato.
Um método bem bacana é o de moldagem com leve aquecimento no forno o colocado sobre o molde com uma grade sulgando o ar com aspirador, dia desses arrisco construir uma ferramenta dessas, mas dia desses, não agora rsrsr ...



Aí está encaixado, gastei uns 10 minutinhos para deixar o Canopy como quero, tirando o molde que fiz anteriormente com um pouco mais de tempo ...


PIC_0007.JPG

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