sábado, 17 de março de 2012

Como Alimentar um Cão Idoso

Durante muito tempo, acreditava-se que um ano de vida de um cão equivale a sete anos no homem. No entanto, dados recentes comparam um cão de seis meses de idade, a uma criança de 10 anos de idade, um cão de um ano de idade para a uma criança de 15 anos, e um cão de dois anos de idade a um ser humano de 25 anos de idade. No momento em que um cão atinge os 10 anos de idade, ele está se aproximando da aposentadoria, e um cão de 21 anos de idade, estaria celebrando seu 100° aniversário, se fosse humano.
Conforme a idade do cão, a necessidade básica para uma boa nutrição, exercício e atenção permanece a mesmo. Para continuar satisfazendo estas necessidades, uma ligeira alteração deve ser feita para acomodar a desaceleração gradual das funções corporais e enfraquecimento geral dos órgãos e músculos. Daí a importância em sabe como alimentar um cão idoso.
Por exemplo, tendo em mente que o sistema digestivo de um cão torna-se menos eficiente com a idade, você deve alimentar um cão mais velho com duas ou três pequenas porções de comida durante o dia, ao invés de uma grande refeição à noite. Além disso, petiscos condimentados ou gordurosos (presunto ou outros frios) que seu animal de estimação possa ter comido anteriormente, pode agora perturbar o seu estômago e têm de ser eliminados da dieta.
Enquanto seu cão envelhece, ele vai gradualmente se tornar menos ativo e precisar de menos calorias por dia. Para permitir que seu animal de estimação continue a receber uma ótima nutrição, faça um esforço para introduzir mais carne e vitaminas na dieta, enquanto diminuindo lentamente alimentos ricos em amido e carboidratos. Se você não tiver certeza sobre a dieta ou o peso adequada para o seu animal de estimação, não hesite em consultar o seu veterinário. O veterinário pode sugerir uma faixa de peso adequada com base na na raça, temperamento e condição física atual do seu animal de estimação.
Embora uma dieta deva ser adaptada para atender às necessidades individuais do seu animal de estimação, aqui estão algumas dicas gerais sobre como alimentar um cão mais velho:
Tente manter um cão mais velho em um ritmo regular, uma mudança no tempo de rotina ou alimentação pode fazer ele recusar alimento necessário ou vitaminas para várias refeições.
Introduza novos alimentos gradualmente, assim haverá menos chance de prejudicar o aparelho digestivo.
Guloseimas para o seu velho cão não têm que ser eliminadas inteiramente – basta substituir petiscos que engordam por nutritivos. Um ocasional ovo, um pouco de leite quente ou pudim de creme são muito mais desejáveis do que o doce de chocolate ou resto de bacon. Com guloseimas apropriadas, você vai fornecer as gorduras necessárias para manter o revestimento do seu animal de estimação brilhante. E você vai satisfazer o seu apetite sem empilhar calorias vazias que se transformam em peso excedente.
Animais nervosos e agitados usam mais energia do que as raças mais calmas. Eles podem exigir uma maior ingestão de alimentos na velhice do que uma raça de cão mais calma da mesma idade e peso. Matéria vegetal extra na dieta terá um efeito laxante sobre seu animal de estimação, e pode ser útil quando incomodado por constipação.
Além disso, lembre-se da importância de ter sempre água limpa e fresca disponível, particularmente em climas quentes.
Junto com uma nutrição adequada, você deve certificar-se que seu cão mais velho faça exercícios moderados regularmente. Programe caminhadas curtas ou períodos de jogo. Se você perceber que seu animal de estimação está começando a cansar-se, encurte o tempo de exercício, ou pelo menos descanse um pouco antes de ir para casa. O exercício regular ajuda a controlar a constipação e obesidade, condições que colocam pressão sobre os músculos e tecidos enfraquecidos.
Se você seguir as regras acima sobre como alimentar um cão mais velho, o animal será muito mais feliz e mais saudável, e sem excesso de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário