segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A samambaia renda-portuguesa





* cultivo da renda portuguesa


* dados botanicos
* descrição
* modo de cultivo
* solo e substrato
* troca de vaso e propagação de mudas

Ficha Técnica: DavalliaTexto e fotos da Eng.Agr.Miriam Stumpf.

O cultivo da samambaia renda portuguesa


Nome Técnico:Davallia fejeensis Hook.
Nomes Populares :Samambaia, renda-portuguesa
Família :Pteridophyta – Família Davalliaceae
Origem:Originária da região da Austrália.

Descrição:

Planta herbácea rizomatosa, com grandes e longos rizomas cheios de pelos marrons escuros, de onde partem as folhas compostas, finamente pinadas, de aparência delicada.
Modo de cultivo:
Para ambientes iluminados, porém sem sol direto, é uma planta que poderá ser cultivada no chão sob árvores, em vasos ou jardineiras e em vasos para interiores.
Os vasos podem ser largos, do tipo bacia, mas não precisam ser altos, pois os rizomas ficam meio a descoberto no substrato.

Solo e substrato :
O solo de cultivo deverá ser rico em matéria orgânica.
Usa-se uma mistura de composto orgânico, turfa e areia. Também pode ser usado o substrato especial organo-mineral vendido em sacos nas agropecuárias, mas se utilizar este material deve misturar com areia.
Troca de vaso e propagação de mudas :
Para trocar de vaso, proteja o furo de drenagem com cascalho ou manta não tecido e um pouco de areia. Coloque o substrato e plante a muda, acrescentando mais substrato apertando de leve para fixar. Regar a seguir. Manter o substrato levemente úmido.
Para fazer a propagação da muda, retirar pedaços do rizoma, preservando as folhas e plantar como mostramos no passo a passo .
Use um vaso pequeno ou médio, pois a renda portuguesa tem lento crescimento. Proteja do sol direto em cultivo protegido.
A adubação desta planta é feita misturando uma colher de medida de adubo granulado formulação NPK 10-10-10 em 2 litros de água, sacudir bem para dissolver. Colocar cerca de 1 copo pequeno por vasinho, se este for maior, aumente a quantidade. Faça isto a cada 4 meses.


***************


Vasos com samambaias estão na moda!
Samambaias, avencas e cia. estão na moda de novo. Floriculturas apresentam enorme variedade de formas de folhas, tamanho de vasos, etc.
São adequadas a qualquer ambiente, tanto residencial como empresarial.
Vasos de médio e grande porte de cerâmica são os melhores para as plantas, podendo ser decorados ao gosto do cliente. Também é possível cultivar no vaso de plástico preto e colocar dentro de um cachepot bonito e elegante, sem prejuízo para a planta.
Decorar banheiro com samambaias é uma ótima opção para o decorador de interiores, já que elas apreciam ambiente com mais umidade. Se a peça não tiver luz suficiente, no entanto, deveremos evitar ali seu cultivo, pois a planta definhará.

Plantio ou transplante - passo a passo
1. Um plantio de Samambaia-azul - Polypodium aureum
Vamos plantar: Após ter devidamente separado as mudas, escolha o vaso onde deseja plantar sua samambaia.Necessitamos de manta não tecido para o fundo e areia
2. Colocando o substrato e plantando
Conforme os procedimentos indicados no capítulo sobre cultivo da samambaia, coloque o substrato adequado para a planta escolhida e acomode a muda .
3. Complementando o vaso com mais substrato.
Colocar substrato para completar
Mas pode ser também areia de construção, vermiculita, casca de arroz ou pó de côco.
Apertar de leve para fixar, acrescentar mais substrato para completar, deixando uma borda do vaso livre para receber as regas


Agora é só cuidar com carinho e apreciar as novas folhas se desenrolando.

3 comentários:

  1. Boa Dia, Ademar
    Vou fazer mudas da minha Renda Portuguesa e ouvi dizer que é bom molhar a ponta da muda em hormônio enraizador. O que você pensa à respeito? Se concorda, qual o hormônio e onde encontrá-lo? Agradecida

    ResponderExcluir