quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução.


Você conhece a fotografia Tilt Shift? É um tipo de técnica que usa lentes especiais pra criar, em geral, um efeito de miniatura. Também é possível fazer via software, mais especificamente no Photoshop, aliás a partir da versão CS6, o próprio Photoshop já tem um filtro chamado Tilt Shift par simular este efeito.
As lentes possuem um movimento que permite que você controle o plano focal, elas são “tortas” e às vezes até parecem que estão quebradas. Mas é justamente este movimento das lentes que permite criar o efeito desejado.

Lentes Tilt Shift

lentes tilt shift Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Muitas imagens você pode até achar que não são reais, parecem brinquedos e apesar de ter um resultado legal, acaba tendo pouco uso o efeito criado.
Estas duas fotos a seguir, foram feitas por mim em Saquarema em 2007 icon smile Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução E você pode perceber a grande diferença que o Tilt Shift faz.
Saquarema Simxer1 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
FOTO FEITA SEM O EFEITO TILT SHIFT – ©Simxer
Saquarema Simxer TiltShift21 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
FOTO FEITA COM EFEITO TILT SHIFT – ©Simxer
- See more at: http://fotodicasbrasil.com.br/fotografia-tilt-shift-uma-introducao/#sthash.fgsTU4t0.dpuf

Um outro exemplo você pode ver neste vídeo da ESPN que foi todo feito em Tilt Shif, e aí você percebe bem como simplesmente mudar o plano de foco, que é o que essas lentes fazem, muda completamente sua percepção do que está vendo. E lendo um artigo do fotógrafo Rob Lim, falando das aplicações desta técnica em retratos, resolvi trazer o artigo como uma alternativa criativa para suas futuras fotos, uma informação pra você aumentar ainda mais sua visão e  possibilidades fotográficas. - 

Vamos lá? 

Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução   Nota: A fotografia tilt shift é bem complicada. Se você nunca fotografou com lentes tilt shift antes, tentar envolver sua mente com esses conceitos pode ser meio difícil. Este artigo pode parecer muito complicado no começo, mas se você estiver interessado em fotografia tilt shift, nós o encorajamos a continuar conosco! Nós vamos tentar tornar esta série o mais fácil de seguir possível, enquanto ainda discutimos as partes técnicas. Se isso tudo parecer assustador, não entre em pânico. Leia algumas vezes, estude as fotos, e dê tempo a si mesmo para pensar nisso. Isso irá entrar em sua cabeça eventualmente, e assim que isso acontecer, você terá aquele momento “Aha!” e você estará em seu caminho para criar imagens tilt shift cuidadosas e inteligentes.

Quando nós compramos pela primeira vez lentes tilt shift, nós as achamos tão complicadas que ela mal saíram da bolsa da câmera no primeiro ano! Assim que nós passamos algum tempo aprendendo como usá-las adequadamente, e o que devemos ver quando fotografamos com ela, ela se tornou uma de nossas lentes principais!
Fotografia Tilt Shift027 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
A fotografia tilt shift envolve tirar fotos com um tipo de lentes especiais que permitem que você controle o seu plano de foco.
As lentes são feitas para câmeras 35mm dSLR e de filme (Canon e Nikon) e também câmeras de formato médio. Normalmente você verá fotografias tilt shift em coisas como fotografias de comida e fotografias arquitetônicas onde é necessário controlar precisamente o plano de foco (para que todo o prato de comida esteja no foco) ou corrigir linhas convergentes (para que os prédios pareçam geometricamente corretos).
Mais recentemente, os fotógrafos têm usado isso com grande sucesso para tirarem fotografias de retratos interessantes, e a fotografia tilt shift está aumentando sua popularidade.
Quando você a usa com retratos, isso ajuda a criar imagens quase tridimensionais , ajudando o seu alvo a sair da foto. Às vezes elas também chamam a atenção de quem vê por serem inexplicavelmente  diferentes. Isso é bem legal.

Onde isso tudo começou?

A fotografia tilt shift pode ser considerada uma tendência por alguns hoje em dia, mas na verdade ela é um tipo de fotografia que existe praticamente desde o começo da fotografia.
Câmeras de filme de formato grande de 4×5 ou 8×10 (como a nossa Horseman mostrada abaixo) poderiam fazer todos os movimentos necessários para controlarem o plano de foco do modo que lentes tilt shift modernas pode fazer hoje – na verdade, elas poderiam fazer mais movimentos e em ângulos mais extremos!
Fique tranquilo, pois a fotografia tilt shift não é uma tendência temporária, e mais e mais fotógrafos começarão a desenvolver suas habilidades com a tilt shift nos próximos anos.
Fotografia Tilt Shift028 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Para simplificar, uma lente tilt shift pode fazer duas ações diferentes: ela pode inclinar (tilt) e ela pode mudar (shift). As duas imagens seguintes mostram cada função, e como isso afeta a mesma imagem.
Como controlar o plano de foco – A foto seguinte mostra como a inclinação afeta a imagem. Note o belo gradiente de obscurecimento da lente do topo da imagem para baixo, onde nosso casal está. Com a inclinação, você é capaz de deixar objetos no infinito (como o prédio) fora de foco, como nós fizemos com esta imagem.
Ao fazermos isso, nós somos capazes de chamar a atenção para a parte importante da cena – o casal na parte de baixo.
Fotografia Tilt Shift029 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Como corrigir as linhas convergentes – Na foto abaixo eu usei a função de mudança para corrigir as lentes convergentes no prédio. Quando você está tirando uma foto de um prédio do chão, as linhas de cima convergem. Isso significa que elas aparecem mais próximas no topo, como você pode ver na foto acima.
Ao usar a função de mudança das lentes, eu fui capaz de endireitar o prédio de forma eficaz. Embora não seja perfeito, as linhas parecem muito mais verticais.
Fotografia Tilt Shift030 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Retratos – Os exemplos acima são mais imagens de retratos do que retratos, mas esta lente também pode ser usada de modo eficaz para fotografias de retratos mais próximos. Note o plano inclinado de foco na próxima imagem. Você pode pensar no plano de foco inclinando na foto. Seus olhos estão no foco, e a parte de baixo das árvores atrás dele está em foco. Apenas conecte esse plano e você verá o efeito inclinado.
Fotografia Tilt Shift031 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Controlar o plano de foco desta forma pode ser útil quando você quer incluir outros elementos gráficos em uma cena, unindo-os neste foco apertado com o alvo. A imagem abaixo é um bom exemplo disto. O casal está em foco assim como o forte elemento gráfico dos pilares vermelhos que se repetem.
Fotografia Tilt Shift032 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Outro exemplo de inclinação. A inclinação definitivamente é a função que eu mais uso para isolar alvos.
Fotografia Tilt Shift033 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Como deixar as coisas em miniatura – A imagem abaixo na verdade é uma foto de filme 4×5 que eu tirei usando a câmera 4×5 que você viu no começo desta postagem. Um dos resultados que a inclinação pode ter em uma imagem é criar a aparência de que tudo é uma miniatura! Este efeito é mais óbvio em fotos de cidades, e fotos tiradas de cima, como a seguinte.
Fotografia Tilt Shift034 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Aqui está outro exemplo de conexão de elementos usando a inclinação. Embora tenha sido sorte que a câmera foi inclinada na orientação certa, o pensamento rápido ajudou a capturar o pássaro voando no canto superior direito desta imagem.
Fotografia Tilt Shift035 Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Então, você gostaria de experimentar?
Espero que você tenha gostado desta introdução do Tilt Shift e se inspire a se aventurar em novas técnicas.
Até a próxima!
AssinaturaPosts  Fotografia Tilt Shift: Uma Introdução
Você pode ler o original aqui.

Por:  http://fotodicasbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário