domingo, 19 de fevereiro de 2012

Onde, quando e como plantar dálias

As dálias desenvolvem-se bem em qualquer solo, desde que este não seja demasiado ácido nem demasiado alcalino. Um bom solo moderadamente argiloso e ligeiramente ácido é o ideal. Por precisarem de muito alimento, no Outono, deve misturar no solo uma boa quantidade de estrume, composto ou outra matéria orgânica, assim como adubo composto.
Deixe a superfície do solo irregular, de tal modo que a geada e a chuva possam penetrar bem nele. Se tiver dúvidas sobre o tipo de nutrientes existentes no solo, poderá aplicar-lhe um fertilizante próprio para dálias imediatamente após o aparecimento dos primeiros botões.
O local ideal para plantar dálias deve ser arejado,quente e soalheiro. No entanto, é conveniente que durante a tarde as dálias fiquem um pouco à sombra, mas deve evitar locais com sombra prolongada. Plantação de tubérculos de dália Plante os tubérculos mal o terreno esteja bom para trabalhar, em Março ou Abril. As dálias que atinjam alturas elevadas (1,20 –1,50 m)devem ficar 60 –80 cm de distância entre si; os tipos médios (0,90 –1,20 m),a 60 cm distância,e as anãs,a 30 cm.
Os novos rebentos das dálias não nascem das raízes tuberosas,mas do respectivo colo, a base do antigo caule. Certifique-se de que um ou mais tubérculos estão ligados ao caule antigo e que têm pelo menos um olho. Introduza tutores (canas, por exemplo) no local onde vai plantar as dálias. As canas devem ser mais curtas do que a altura final das plantas. Abra uma cova de 15 cm de profundidade em frente da estaca, de tal modo que o olho (ou botão) na base do velho caule possa ser colocado junto à estaca. Prepare mistura para plantar composta por um balde de turfa para 4 colheres de sopa de adubo orgânico rico em azoto,como,por exemplo, guano. Encha metade da cova e coloque o tubérculo sobre essa base, de tal modo que o seu colo fique cerca de 5 cm abaixo da superfície do solo.
Cubra o tubérculo com mais terra e mistura para plantar e, se houver várias raízes tuberosas sobre o caule,certifique-se de que todos os espaços vazios ficam cheios com terra para manter as lesmas afastadas.Depois de ter enchido completamente a cova, compacte o solo com os dedos. Não regue de imediato. Coloque um letreiro na cana e anote a variedade e a data.
Plantar no exterior plantas jovens cultivadas em vasos É possível comprar em viveiros dálias jovens em vasos. Plante-as no exterior em Abril ou Maio,quando já não houver risco de geada. Coloque tutores no canteiro,tal como foi descrito para a plantação de tubérculos. Prepare uma mistura com um balde de turfa e 4 colheres de sopa de adubo orgânico rico em azoto,como, por exemplo, guano. Regue as dálias no momento em que for plantá-las no exterior e,se o tempo estiver seco, torne a regá-las passados dois dias. Com um transplantador, abra uma nela caber o torrão (cerca de 15 cm de profundidade) junto à estaca.
Deite na cova duas mãos-cheias da mistura acima referida. Retire a planta do vaso, mantendo o torrão intacto.Se as raízes já estiverem a envolver o exterior do torrão, não as puxe para fora,pois poderia danificá-las. Coloque o torrão dentro da cova e preencha o espaço à sua volta com mistura para plantar. Compacte cuidadosamente com os dedos. Preencha todo o espaço acima do torrão com mais mistura para plantar, mas deixe uma caldeira com cerca de 5 cm de profundidade à volta do caule, o que facilitará a rega e será bom para a jovem planta. Se o solo for muito pesado e retiver muita água, não deixe nenhuma caldeira,pois a água estagnada à volta do colo da dália poderia ser prejudicial. Quando a planta começar a rebentar de novo, tape a caldeira com um pouco de terra circundante, puxando com um ancinho. Por fim, analise o terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário